Que conceito você tem de riqueza e pobreza? Riqueza e pobreza tem a ver com o interior e não com o exterior, estão na mente e no coração. É possível alguém mudar de vida e sair da miséria, mas ainda assim a miséria não sair de dentro dela!
A verdadeira riqueza está no Criador e vem dEle! Deus não nos criou para a pobreza, pois isso não combina com a Sua natureza. Ele é o Dono do Universo. A Bíblia diz: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmos 24:1), e também “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8). Toda dádiva material e espiritual vem dEle, portanto, somente os que são filhos podem ser verdadeiramente libertos da miséria!
O pobre retém, o rico reparte
Só podemos ser transformados pela renovação da mente (Romanos 12:2). Portanto, é possível alguém ser filho de Deus e, ainda assim, andar em pobreza, ter uma mente envelhecida. Foi o que aconteceu com o filho pródigo (Lucas 15:11-32).
Enquanto sua riqueza estava nas mãos do pai, ele tinha tudo. Mas quando decidiu tomar sua riqueza das mãos do pai e confiar em si mesmo (Lucas 15:12), perdeu tudo; e porque tinha mente miserável foi parar no chiqueiro (vs 15-16), mesmo sendo filho de pai rico! Assim também muitos cristãos não conseguem confiar no Pai, por isso retêm as riquezas, e são pobres!
A pobreza está, portanto, na mente. Muitos ricos materialmente têm mente de pobre, enquanto que muitos com menos posses têm mente de rico! Um dos mais fortes sinais de que a miséria está dentro de uma pessoa é quando ela retém, segura, acumula riqueza para si e não reparte com ninguém. O que está por trás disso? É o medo de faltar. Toda
atitude gananciosa e egoísta na área financeira é sinal de pobreza. O verdadeiro rico reparte e é generoso, porque tem certeza de que não vai faltar!
Filho de Deus tem mente de rico
Todo filho de Deus entende que seu Pai é o Dono do Universo, por isso tem mente de rico! Riqueza, é uma questão de fé, é uma postura interior, pois Deus promete que suprirá nossas necessidades (Filipenses 4:19). Todas as promessas de Deus só se cumprem pela fé. Se uma pessoa não tem fé, vai viver de maneira egoísta, confiando em suas posses e dinheiro. Mas se crê que Deus é suficiente para suprir todas as suas necessidades, ela não vai reter o que tem com medo da escassez.
Paulo fala à igreja de Corinto sobre generosidade (II Coríntios 9:10). Deus estabeleceu o princípio da multiplicação! Ele supre a semente e ao mesmo tempo opera o milagre da multiplicação. O pobre de mente, no entanto, não acredita na colheita, por isso come toda a semente ou a acumula. Mas, assim como um agricultor confia que a terra vai produzir, o rico de mente crê no princípio da multiplicação, por isso semeia.
Na sequência Paulo diz que quando semeamos financeiramente, somos
enriquecidos de todas as formas (II Coríntios 9:11). Por que? Porque demonstramos fé,
dependência de Deus e não de nós mesmos. Fé não é pensamento positivo, “torcer” para
que Deus me dê tudo o que eu quero; mas é confiança, certeza de que Ele me dará tudo
que preciso para cumprir da melhor maneira possível a minha missão na terra!
Como vencer o medo da escassez
O medo da escassez pode ter surgido de um passado de privação. Por causa desse medo a pessoa não reparte, não é generosa, pois acha que vai faltar para ela. A pobreza de mente traz miséria espiritual, a riqueza de mente traz felicidade (Atos 20:35). A pessoa que só recebe é como um lago de água parada, onde peixes não se criam, pois não tem
oxigênio, não tem vida. Quem retém, em vez de repartir, não gera vida, é infeliz!
Renove a sua mente (Romanos 12:2). O molde do mundo é ganhar, reter, ter lucro, acumular, consumir exageradamente para si mesmo. O padrão do Reino é outro, é dar, é liberar, é repartir. Decida pensar como um rico!
Exerça fé (Tiago 2:17). A fé é ativa e não passiva. Confiar é agir. De nada adianta você dizer que confia em Deus se continua segurando seus recursos e confiando neles. Seja ousado em repartir, generoso, crendo que Deus não vai deixar faltar nada.
Não seja mesquinho (Lucas 6:38). Dê generosamente medida dupla, e creia no princípio da semeadura e da multiplicação. Semeie sem medo!
Tome posse da sua identidade de filho (Efésios 1:3). Filho de pai rico é também rico. Não tente administrar e gastar como bem entende. Confie no seu Pai. Deixe as riquezas nas mãos dEle. Ele sabe administrar melhor!
Não ande ansioso (Filipenses 4:6) Ore a respeito das suas necessidades. Mas faça isso com ações de graças, antes mesmo de receber. Este é o sinal da fé, é confiança no cuidado do Pai!