Eu sou livre para Evangelizar

O ser humano foi criado para viver plenitude de vida, sem falta de nada, pois feito feito para glorificar a Deus e isso nos completa. Não é dinheiro, carro, casa, um bom emprego, uma namorada linda ou qualquer outra coisa que vai nos satisfazer, mas sim estar cheios do Espírito Santo. Mas uma das coisas mais difíceis para algumas pessoas é guardar segredo, ainda mais quando é uma notícia boa. A alegria que sentimos é tão grande que queremos compartilhar com quem amamos, e acreditamos que se todos que alegrarão com a gente. Mateus 12:33-35 33. “Considerem: uma árvore boa dá fruto bom; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. 34. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. 35. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.

Conhecer Jesus e se render a Ele é definitivamente a melhor coisa que um ser humano pode fazer na sua vida. Ter dinheiro e conquistar as coisas que se pode comprar é muito bom, assim como ter saúde, família e amigos e tantas outras coisas, mas posso afirmar que não se compara a pertencer a Cristo. Viver com Cristo é aprender a confiar que Ele tem o controle de tudo e não nós. Sem Ele, quando as coisas perdem o valor não temos mais esperança, mas Jesus é a esperança da glória. Colossenses 1:27 “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória”. 1 Pedro 1:3-5 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4. para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês 5. que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

 

A Procura da Felicidade (João 4:1-43)

 

1. Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,

2. embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos.

3. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia.

4. Era-lhe necessário passar por Samaria.

5. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

6. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.

7. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".

8. ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )

9. A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )

10. Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva".

11. Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?

12. Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? "

13. Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,

14. mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

15. A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água".

16. Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".

17. "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.

18. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade".

19. Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta.

20. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".

21. Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

22. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

23. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

25. Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós".

26. Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".

27. Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber? " ou: "Por que estás conversando com ela? "

28. Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

29. "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? "

30. Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.

31. Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: "Mestre, come alguma coisa".

32. Mas ele lhes disse: "Tenho algo para comer que vocês não conhecem".

33. Então os seus discípulos disseram uns aos outros: "Será que alguém lhe trouxe comida? "

34. Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

35. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.

36. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.

37. Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e outro colhe’.

38. Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles".

39. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito".

40. Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.

41. E por causa da sua palavra, muitos outros creram.

42. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo".

43. Depois daqueles dois dias, ele partiu para a Galiléia.

 

1. Ele vai ao encontro Vs 4 Era-lhe necessário passar por Samaria.”

Todos estamos buscando a felicidade, pena que muitas vezes o que nos deixa felizes é circunstancial. Se olharmos para dentro de nós ou conversarmos com nossos amigos sobre felicidade, ninguém está buscando ser um fracassado, triste ou frustrado com sigo mesmo. A bíblia conta que uma vez, Jesus estava na Judéia e resolveu voltar à Galileia, e por isso era necessário passar por Samaria. Quando eu leio esse versículo conhecendo o que acontece em Samaria, eu me alegro ao ponto de se emocionar com um amor tão grande. João 15:16 “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. Ela não sabia, mas Jesus sim. Ele sabia que 12h ela estaria ali e assim Ele faz com muitos, ele vai até onde o perdido está para falar com eles e salvar com seu amor.

 

2. Ninguém é tão limitado que não tenha alguma coisa que não possa fazer Vs 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".

Deus nos fez a sua imagem e semelhança para sua glória, somos dotados de habilidades. É uma pena que Satanás tem conseguido cegar muitos jovens colocando mentiras em seus corações de que eles não podem ou não conseguem fazer as coisas. Jesus chegou para uma mulher pecadora e queria que ela lhe service água naquele momento. Ele não considerou que o que ela vivia seria motivo para ela não o servir, muito pelo contrário, Ele viu nisso uma oportunidade de se aproximar. Jesus vê o potencial em cada pessoa e vai usar cada um usar poderosamente para sua glória.

 

3. Cristo veio para todos, até para quem não simpatizamos Vs 9 . A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )

Samaritanos e Judeus não tinham um bom relacionamento desde a morte do Rei Salomão, quando Israel foi dividida em Reino do Norte (conhecido como Israel, inclusive a capital ficou sendo Samaria) e Reino do Sul (conhecido como Reino de Judá com sede em Jerusalém). Aconteceu que 700 anos antes de Cristo a Assíria invadiu Israel e também levou como prisioneiros os israelitas, apenas alguns dos mais pobres puderam ficar na terra e começaram a conviver com os pagãos que haviam invadido e isso fez com que eles perdessem a suas características que o ligavam ao único Deus de Israel. 200 anos depois Jerusalém também cai para Babilônia e tem seus moradores levados como prisioneiros. Quando os Judeus podem voltar, eles decidem reconstruir o templo em Jerusalém e se oferecem para ajudar mas os judeus não querem se misturar pois não consideravam os Samaritanos puros. Os  samaritanos tentam atrapalhar, se juntam contra os judeus mas ainda servem ao Senhor, tanto que constroem um Templo no Monte Gerizim. Historiadores acreditam que a rivalidade entre samaritanos era tão grande que alguns chegavam a se enfrentar até a morte quando se cruzavam. Mas Jesus vivia a missão acima da cultura, ele vivia o Reino do Céu e confiou esse reino a nós. João 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 10:10 O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

 

4. Eu Sou conhece quem sou eu VS 12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? " 16. Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". 17. "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". 25. Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós". 26. Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você".

 

Jesus é o Grande Eu sou, ele afirmar isso em várias oportunidades mas principalmente em  João 8, quando os mestres da lei e fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério, ele fala “Eu Sou a Luz do mundo (versículo 12, também no 24, 28 e 58)”. Ele estava com Deus, veio e voltou para Deus, Ele sabe quem somos. 

Não importa quem são ou foram nossos pais, se foram bons ou maus, Jesus veio a nós individualmente. Nossas escolhas determinam quem somos, nossas atitudes e não a de nossos pais. Aquela mulher era descendente de Abraão o pai da fé, estava tomando água da herança de seu pai mas ainda assim não estava vivendo o que seu pai viveu e deixou de legado. Não bastasse isso ela já havia tido cinco maridos e estavam com um sexto, e que na verdade nem seu marido era. Interessante que Jesus surpreende ela não com a própria pergunta, mas sim quando complementa a resposta dela contando os detalhes mostrando assim que sabia de tudo. É interessante que ela fala cheia de orgulho de seu pai Abraão, mas na verdade ela esconde sua triste e real situação. Provavelmente todo dia às 12h ela devia buscar água no poço e além de enfrentar o calor, peso e distância, tinha que encarar os olhares acusadores de quem via pelo caminho. Só quem já teve relacionamentos quebrados sabe o quanto isso nos fere, quanta expectativas frustradas. Além do mais que ela conhecia os ensinamentos e estava em pecado, se sentido acusada e disfarçando falando do que conhecia de onde se deve adorar, mas Jesus veio se revelar a ela. As vezes fazemos isso, falamos do que sabemos mas não do que vivemos. Ela tinha sede de Deus e ansiava pela vinda do messias, até que Ele veio.

 

5. Os campos estão maduros 35. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. 36. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. 37. Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e outro colhe’.

As pessoas estão com sede, dentro delas há um vazio que só Deus pode preencher. Os campos estão maduros para colheita. Uns semeiam e outros colhem, mas todos se alegraremos com ambos. Os discípulos não tinham entendido, Jesus não vivia para as coisas dessa terra, ele vivia para a eternidade, isso era mais importante do que comer e beber. A mulher foi e anunciou Jesus a Sicar e muitos creram em Jesus. Quem é sua Sicar hoje? Não importa o que você tem vivido, Jesus chega até você hoje e não só transforma sua, mas aqueles que estão ao seu redor. Deixe tudo o que você tem feito e anuncie Cristo.

 

6. Evangelismo que transforma 28. Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: 29. "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? " 30. Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. 39. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito". 40. Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. 41. E por causa da sua palavra, muitos outros creram. 42. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo".

O evangelho muda não só uma pessoa, mas o seu redor. Quando Jesus passa por nossas vidas, Ele muda a nossa história e nos transforma em agentes de transformação. Alguém um dia foi alcançado por Cristo, que alcançou alguém que nos alcançou. Ali ele começou falando de uma necessidade visível e básica da mulher, teve paciência com o comportamento defensivo dela, depois foi mais a fundo. A mulher na hora deixou o que tinha em mão e foi falar do que Jesus fez na vida dela e trouxe a cidade inteira para Jesus, na hora, imediatamente. Ela não tinha sido ungida, ou de repente recebeu o dom de evangelismo, ela apenas falou de quem era Jesus. Tem gente que está a anos na Igreja e nunca falou de Jesus para ninguém. Podemos fazer isso também, usar de sabedoria para alcançar as pessoas para Cristo, ir até as pessoas, ficar atentos às oportunidades, ter paciência, se aprofundar e uma hora o milagre acontece.

 


Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=ejT_QxeFhBY

Baixe a
apresentação