Eu sou livre para Orar e Meditar

Uma das melhores sensações de se relacionar com alguém é o quanto a outra pessoa valoriza nosso relacionamento, o quanto ela nos faz sentir amados e importantes. É muito triste quando estamos com alguém que gostamos muito e sentimos que não temos importância para essa pessoa. Podemos perceber o quanto uma pessoa ama alguém pelo que ela faz pelo outro. Você já parou para pensar o quanto nossos pais se sacrificaram trabalhando para poder nos sustentar? Quantas horas extras eles tiveram que fazer, alguns iam de madrugada, no frio, na chuva, a pé, de bicicleta ou moto… Talvez não era do jeito que eles gostariam, mas era o jeito que eles conseguiam. E quantas vezes já fizemos algo que não gostaríamos, mas fizemos por amor?

Mateus 26:38,39 38. Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". 39. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

João 15:13 “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”.

Jesus não queria ter que passar pelo sofrimento que passou, mas o amor e obediência que Ele tinha pelo Pai e o amor que sentia pelo mundo, por mim e por você, falou mais alto.

 

Obrigação x Expressão de amor

Orar e meditar na palavra é uma das evidências mais importantes da vida de alguém que ama a Jesus. Somos todos imperfeitos, e partimos de Romanos 3:10,11 “10. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; 11. não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Salmos 14:2 “O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus”.

Sabemos que cada um tem as suas lutas, dificuldades, individualidade e compromissos. Nós não queremos Deus, nossa carne luta dia e noite contra o Espírito como diz Gálatas 5:17 “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”. 

Dedicamos tempo naquilo que é importante para nós, o próprio Cristo fez isso com a humanidade. 

2 Coríntios 8:9 “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos”. Filipenses 2:5-8 “5. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6. que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7. mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

 

Ele abriu mão de toda sua glória e majestade e passou 33 anos com a humanidade, e seus últimos 3 anos cumprindo seu propósito de maneira intensa. 

 

De servos à amigos

Para conhecer alguém precisamos nos relacionar com a pessoa, caso contrário, apenas saberemos quem ela é. Jesus é o verbo que se fez carne, a Palavra encarnada. João 1:14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. Jesus morreu e ressuscitou, foi para o céu e deixou o consolador. Temos relacionamento com Deus quando oramos e meditamos na palavra. João 14:16-17 “16. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, 17. o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. 

Precisamos crer no Filho de Deus, nosso redentor, e ter fé Nele se quisermos viver uma vida que agrada o Pai. E para ter fé precisamos passar tempo com a palavra de Deus. Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Romanos 10:17 “Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”.

Jesus foi o maior exemplo de oração, Ele não só orava em todo tempo, mas tirava tempo para orar. Ele orava para curar, orava para agradecer, orava para fazer milagre, orava quando estava triste, orava quando estava sendo tentado, orava sozinho, orava em público, e o melhor, Ele nos ensinou como orar. Mateus 6:6-15 “6. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. 7. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. 9. Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. 12. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. 13. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. 14. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. 15. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".

O melhor de tudo é que oração e meditação na palavra resultam em intimidade. Só somos amigos de quem convivemos, criamos laços, vivemos uma história. João 15:14,15 “15. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 16. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. E nós, que histórias eu e você temos para contar sobre caminhar com Jesus? João 4:23 “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”. Antes, apenas um sacerdote podia entrar na presença de Deus, mas, agora, Jesus rasgou o véu que nos separava o Pai e temos acesso a Deus. Mateus 27:51 “Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram”. Que nos acheguemos a Deus com confiança como está escrito em Hebreus 4:16 “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Somos livres, podemos escolher andar com Jesus, conhecê-lo, ter intimidade com Ele através da oração e meditação da Palavra, sermos seus amigos. Quem quer ser amigo de Deus?


 

Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=6LedQ_3RUxs

Baixe a
apresentação