Identidade no Evangelismo

Deus é o amor que enviou o seu Filho Unigênito para que pudéssemos viver por meio dele, alcançando o perdão dos nossos pecados porque todos pecaram e assim se afastaram de Deus, e como consequência morreriam eternamente. Mas Ele que é o amor decidiu fazer uma aliança de amor com a gente, e por isso Jesus veio, viveu, morreu e ressuscitou, cumprindo sua parte em uma nova aliança feita por Deus com o homem para que este pudesse ter a vida eterna com Ele, basta o homem crer em Jesus. Romanos 5:18 Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. 1 João 4:7-12 7. Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 10. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. 

O desejo de Deus é que todos sejam alcançados pelo seu amor, façam parte do seu Reino e sejam luz para aqueles que estão na escuridão. 1 Timóteo 2:3-4 3. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4. que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. João 14:6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

 

Frutificando, sendo luz e pregando a palavra

Frutificar - João 15:1-6 1. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

Não vemos muitas videiras aqui em Blumenau, mas temos outras frutas típicas que encontramos ao dar uma volta pela cidade. Encontramos com bastante frequência “pés” de tangerina, goiaba, abacate, limão, acerola. Todos eles nasceram de uma semente que caiu em um solo fértil, geminaram, cresceram e frutificaram. Dentro de cada fruta existem algumas sementes que se colocadas em solo fértil, vão continuar o ciclo. Primeiro precisamos entender que Jesus é a videira verdadeira, de maneira exclusiva e que existem videiras que são falsas. Assim como o galho precisa permanecer na árvore para receber o que é necessário para dar fruto, nós precisamos permanecer em Cristo para frutificar, e como consequência ganhar vidas para Jesus. Ninguém nunca precisou mandar que uma goiabeira desse goiaba, ela dá goiaba pois é uma goiabeira. Ela está recebendo o necessário para viver, e por viver ela frutifica. Todo cristão que está de fato em Jesus automaticamente frutifica. Uma única fruta pode gerar infinitas outras frutas ao passar dos anos. Em Marcos 11, conta que certa vez Jesus estava com fome e viu uma figueira de longe e quis comer seu fruto, mas não encontrou nada a não ser folhas pois ainda não era tempo de frutificar e a amaldiçoou ao ponto que ela secou até a raiz. Eu aprendo que em solo fértil, diante de Jesus somos indesculpáveis. Recebemos palavra no culto, palavra na célula, no Conecta, no discipulado, Youtube, mas cadê o nosso fruto? Temos que tomar cuidado para não confundir a poda com o corte. A poda é para nosso bem, vai nos fazer depender mais de Deus, evitar esforços desnecessários, fortalecer e ajudar a frutificar. O corte é para aqueles que recebem e recebem, mas não frutificam, para que não roube ou desperdice o alimento das demais videiras. 

 

Luz na escuridão - 1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Mateus 5:14-16 14. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". 1 João 1:5-7 5. Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 6. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Este mundo está dominado pelo sistema de Satanás, levando as pessoas a se auto destruírem, além de destruírem umas às outras. Elas não percebem o que está à frente, não conseguem encontrar uma saída, falta luz em toda sua escuridão e agonia. É como alguém que está se afogando no oceano e sabe que a luz aponta para a superfície. Nós somos a luz do mundo que revela o Jesus, o Messias que salva as pessoas de uma vida vazia e sem propósito do criador.

 

Pregue a palavra - 1 Timóteo 4:1-2 1. Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: 2. Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Paulo vai dar um recado para Timóteo, um amigo a quem considerava um filho na fé, por quem se sentia responsável. Ele está dizendo com muito desejo e se utilizando do valor do seu relacionamento com ele: frutifique, seja luz, esteja preparado em todo tempo, fique ligado na videira. Assim permanecemos na videira verdadeira que é Jesus, recebemos e automaticamente somos luz e frutificamos ao pregar a palavra. 

João 16:7-11 7. Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. 8. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 9. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; 10. da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; 11. e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. Marcos 16:15-16 15. E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. 16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Jesus não mandou a gente convencer ninguém, esse papel é do Espirito Santo. Ele mandou pregar, anunciar as boas novas, trazer liberdade aos cativos, falar que Deus é amor, que podemos ter uma vida nova em Cristo e nos livrar das coisas velhas que nos prendem.  Quantos vão obedecer a Deus? João 8:36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 2 Coríntios 5: 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

 

Que essa palavra seja uma verdade primeiro em nossas vidas para que possamos ser luz, frutificar e pregar a palavra, compartilhar aquilo que Deus fez e está fazendo em nossas vidas.

 


Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=QErZhdtsB7Y&t=43s

Baixe a
apresentação