Igreja, pra quê?

Igreja Para Quê?

Num mundo relativizado, sem absolutos, tudo se tornou motivo de questionamentos. Com advento das redes sociais, especialmente o Youtube, uma verdadeira confusão tomou conta da mente das pessoas, pois tudo que a pessoa quer ouvir, ela consegue acessando esta ferramenta virtual. Se tem uma palavra que está em descrédito em nossos dias, especialmente entre jovens e adolescentes, é a palavra IGREJA. E é sobre isso que vamos refletir hoje.

 

Quem inventou ou criou igreja?

Umas das afirmações mais comuns que ouço é que a igreja foi criada por homens e não por Deus, e por isso, muitos dizem: “Eu não sigo a homens, eu sigo a Deus”. Dizem isso com a intenção de mostrar espiritualidade e ao mesmo tempo não estarem vinculados a uma igreja. O número de “desigrejados” no Brasil é assustador e existe um grande movimento nas redes sociais para o “cristão” não participar ativamente de uma igreja. Mas afinal de contas, quem inventou ou criou a igreja?

Mateus 16:15-18 relata a confissão de Pedro diante de Jesus. Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16). E a continuação é mais tremenda. Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la (Mateus 16:17-18). Jesus fez um jogo de palavras com o termo petra, que significa um leito rochoso ou fundação. O novo testamento deixa claro que Cristo tanto é o fundamento, quanto o cabeça da igreja.

A palavra igreja aparece 115 vezes na Bíblia, mas nos evangelhos é somente Mateus que usa esta palavra. Cristo chama de minha igreja, pois ele é o Arquiteto, Construtor, Proprietário e Senhor. O texto diz também que Pedro teve uma revelação do Pai “...isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus” (Mateus 16:17). Sendo assim, fazem parte da igreja de Jesus aqueles que possuem a revelação de que Jesus é o Cristo. Que ele é o nosso Messias. Estes amam a igreja.

 

Eu amo Jesus, mas odeio a Igreja

Já ouvi muitas vezes de jovens e adolescentes esta expressão. É verdade que aqueles que se dizem igreja de Jesus tem feito um tremendo papelão. Mas o certo continua sendo certo, mesmo que ninguém esteja fazendo e o errado continua sendo errado, mesmo que todos estejam fazendo.

Vamos ver se é possível biblicamente separar Jesus e a igreja:

Jesus é o cabeça e a igreja é o corpo: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia” (Colossenses 1:18). “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Romanos 12:4,5). Não dá para separar a cabeça do corpo. A igreja é um organismo vivo. Paulo usa a figura do corpo para ilustrar melhor. Sabemos que um corpo sem cabeça não existe. Também não existe uma cabeça sem corpo. A cabeça comanda tudo. Assim é Jesus e a igreja. Ela comanda tudo na igreja.

Jesus é o noivo e a igreja é a noiva: “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro (Jesus), e a sua noiva (Igreja) já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos” (Apocalipse 19:7,8). Efésio 5:22-32 também aborda este paralelo. `Para casar com Jesus tem que ser noiva, portanto é incoerente amar Jesus e odiar igreja. Mesmo se você foi machucado pela igreja, a verdade da palavra não muda. Não há como separar Jesus da igreja. Se você ama a Jesus, certamente você amará a igreja.

 

Para que existe a igreja?

Como vimos anteriormente, Jesus criou a igreja. A igreja é a representação de Deus na terra. Por isso, a ordem para ela é: Multiplicar. Jesus ordenou à sua igreja para que fosse a todo mundo e anunciasse o evangelho do Reino a todo a criatura, batizando e ensinado a obedecer tudo o que Jesus tinha ordenado (Mateus 28:19-20). A igreja é o ambiente para se cumprir a ordem de Jesus. Ela também é o ambiente para ser fortalecido diante das lutas diárias da vida. “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10:25).

Mesmo diante de tantas pressões e falsas igrejas, A IGREJA criada por Jesus continua avançando. Ela é indestrutível, pois foi Jesus que disse que as portas do inferno não prevalecer contra ela. Seja IGREJA!

Baixe a
apresentação