Mensagem 3

Princípio: SEMEAR E COLHER - Lei natural de causa e consequência, é também chamado de princípio da obediência.

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:19-21 - NVI).

 

O ser humano está cada vez mais dependente da lei do consumo. Somos constantemente instigados a comprar mais e mais, porém sempre parecemos insatisfeitos, o que produz dentro de nós, um falso senso de conquistas. Eu preciso de mais um carro ou de um carro novo, eu preciso de coisas que preencham minha casa ou o espaço de trabalho, de objetos que me satisfaçam, ainda que seja momentâneo. Na ânsia de nos saciarmos e gerarmos o mínimo de senso de alegria e satisfação, somos levados a um cárcere emocional, que roda violentamente como um ciclo vicioso sem fim. Tudo para buscar minutos de alegria e paz.

As campanhas de MARKETING, são desafiadas a venderem cada vez mais produtos que não queremos, por preços que não podemos pagar, estamos enredados num sistema que nos domina (1 João 5:19) sem que venhamos a perceber, um sistema que constrói uma cortina de fumaça, enganando a muitos. As pessoas não percebem que estão perdendo suas vidas, gastando tempo e a própria existência naquilo que nada tem de valor.

 

  1. Os tesouros da terra (v. 19)

“Thesauros” tesouraria: Acumular tesouros materiais acima do necessário.

As riquezas da terra tem a força de gerar em nós uma falsa segurança. Depositamos em tudo aquilo que é palpável, que está às nossas mãos e nossos olhos, a fim de sentir uma certa convicção de bem estar. Mas na verdade, ainda que estejamos muito bem estabelecidos, isso não é segurança de que tudo estará muito bem,  pois uma casa construída em terreno ruim, desaba.

Jesus estava falando sobre a diferença entre confiar apenas nas coisas desta terra ou nas coisas espirituais. Ele chamou a atenção para algo de valor incalculável, a eternidade. Veja o exemplo na parábola do homem rico, que está em Lucas 12:13-21.

 

  1. Os tesouros no céu (v. 20)

Tudo aquilo que eu e você possuímos um dia ficará velho, inclusive nosso corpo. Aquilo que nesta terra está em uso, nesta mesma terra ficará. Bem como nossos pensamentos e atitudes mudam, é aquilo que chamamos de maturidade, o que na verdade cresce com experiência de vida. O dito “a vida nos ensina” não está totalmente errado, pois nossas escolhas nos trouxeram onde estamos, decida pelo novo.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo” (1 Pedro 1:3-5).

Uma herança incorruptível, que não morre e não fica velha. Acumular Tesouros no céu, é o mesmo que viver a vida como Jesus viveu, se importando mais com as pessoas, do que com as coisas e  tendo um relacionamento profundo com Deus.

 

  1. Onde está o teu coração?

A palavra aqui é KARDIA (latim). Coração, no sentido da maior importância, aquilo que domina seus pensamentos e seu tempo. Vigor é o sentido da vida física, centro e lugar da vida espiritual, alma ou mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos e esforços.

 

Conclusão: “Ter”  Deus no coração não será nunca suficiente, Deus deve ter o seu coração por inteiro, tome a decisão de entregar sua vida a Ele sem restrições ou até mesmo condições. Ou você é dEle ou não é.

 

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo (Mateus 13:44).

“Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas" (Êxodo 19:5,6).


 

Assista o vídeo no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=7mmvDCFeQJg

Baixe a
apresentação