O Amanhã Começa Hoje

Todos nós temos alguma ambição na vida e desejamos que nossos sonhos se tornem realidade e sabemos que isso contribuirá muito para nossa felicidade. Salmos 128:1-2 1. Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! 2. Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Provérbios 28:14 Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça. Nossa alegria está no Senhor, e acreditar no seu amor nos faz agir e pensar diferente.

Também sabemos que temos situações que deveríamos nos importar mais, porém não conseguimos focar de maneira natural. Como por exemplo, muitos querem encontrar alguém para casar, mas será que você namoraria alguém como você? Desenvolver o domínio próprio é muito mais recompensador do que qualquer outra conquista, Provérbios 16:32 Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Dominio próprio é fundamental em nossa vida. Podemos ver que todas as pessoas que têm a capacidade de controlar suas emoções e atitudes, consequentemente conquistam coisas que outros desejam, mas não conseguem. Precisamos aprender a nos controlar, pois nem todos os nossos impulsos são bons. Por exemplo, um líder não precisa que ninguém o mande fazer as coisas, por isso ele alcança a liderança por onde passa. Tem gente que está a muito tempo esperando uma oportunidade, mas não conseguem perceber que se ela não chega, precisa ser construída.  Aqueles que se deixam dominar pelo desânimo, são pessoas que não conseguem nem liderar a si mesmas, precisam que alguém a fique vigiando para ver se ela está fazendo o que precisa ser feito, e se não estiver sendo vigiada não faz. Precisamos entender que o tempo mais importante para nós é o agora, que é o momento onde as conquistas estão na fase do processo. “Alguns homens veem as coisas como são e dizem por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo por que não?”  — George Bernard Shaw.

Tem muita gente descontente com sua vida, sem expectativa de futuro, com a sensação de que nada está dando certo, crendo que não alcançaram seus objetivos. Isso acontece quando ficamos parados, não fazendo nada para nos aproximar do que queremos. Muita gente perde o amor da sua vida porque não vencem a timidez, olham apenas para suas limitações. Enquanto outros têm mais coragem do que “beleza segundo a sociedade”. Eles usam as qualidades que tem, seu jeito engraçado ou simpatia. O importante é lutar pelo que queremos, acreditar, ter fé que Deus tem o melhor para nós, confiar. 

Com isso, quero falar de três alvos para fazer de 2021 o ano das nossas vidas.

 

  1. Ser grato - 1 Tessalonicenses 5:18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Romanos 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Uma pessoa que só reclama, que só enxerga defeitos não consegue ser feliz com o que tem. É como se estivesse usando um tapa olho de dormir durante o dia. Durante o sono não saímos do lugar, no máximo podemos sonhar, viver em um mundo que não é real e mais cedo ou mais tarde vamos precisar acordar. Quanto tempo já perdemos dormindo e não vivendo os nossos sonhos? A gratidão funciona como combustível que nos impulsiona a sair do lugar por conta do contentamento e realização. Ela nos faz viver livres de fardos e correntes que querem nos prender e nos liberta de toda frustração. Filipenses 4:4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Sobre o que eu sou grato?

 

2. Confiar em Deus - Romanos 8:32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Mateus 7:11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Eu acredito que a coisa mais extravagante que Deus já fez foi quando Jesus veio e morreu em nosso lugar. O fato de que Ele abriu mão de toda sua glória está mais enfatizado do que abrir o mar ou criar o mundo ou qualquer outro sinal miraculoso. Deus tem prazer em abençoar, ele faz isso porque simplesmente o mais extraordinário já fez, entregou seu Filho inocente pelos seus filhos pecadores. Jesus está nos desafiando a pedir coisas boas a Deus, pois Ele nos ama e conhece o Pai. A única coisa que pode nos impedir de receber o que pedimos é quando somos egoístas. Tiago 4:3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. O que eu realmente quero pedir a Deus hoje? Salmos 37:4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

 

3. Ser generoso - Lucas 6:38 Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês". Atos 20:35 Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". Poucas pessoas descobriram o prazer de ser generoso, de fazer algo por alguém. A reação das pessoas ao serem lembradas e valorizadas é indescritível. Não bastasse isso, o Senhor promete que no mínimo receberemos na mesma medida ou ainda maior, de maneira transbordante, ou seja, que vai nos superar. A generosidade é como uma semente de uma árvore frutífera: você planta uma semente e colhe várias frutas. Paulo sabia disso ao escrever aos romanos que é mais feliz fazendo algo do que aquele que recebe. O próprio Deus Pai falou a respeito de Jesus que se entregou pela humanidade em Mateus 3:17  Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". Vamos ser mais generosos?

 

4. Trabalhar - Eclesiastes 9:10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria. Provérbios 10:4 As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Nenhum grande homem de Deus ficou apenas na revelação de Deus, todos eles se esforçaram, trabalharam, se colocaram nas mãos de Deus em favor do seu cumprimento. Não podemos esperar sentir no coração para fazer as coisas, precisamos fazer simplesmente porque precisa ser feito. A persistência, trabalho e dedicação são características de vencedores, elas compensam a habilidade natural das pessoas. A obediência a Deus vai nos levar a trabalhar, assim como Moisés trabalhou na libertação do povo do Egito, Josué e Calebe ao espiar e conquistar Canaã e Jesus e seus discípulos na pregação das boas novas. Com exceção de Cristo, podemos ver que normalmente há obediência, fidelidade e dedicação ao trabalho. Tem um provérbio japonês muito conhecido que diz, “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.” Murici Ramalho, consagrado treinador de futebol dizia: “Aqui é trabalho, meu filho”. 

 

Vamos em busca do que realmente é importante, parar de ficar olhando para as travas que Satanás, o mundo e nós mesmos queremos nos colocar. Deus quer nos abençoar, Sua presença é uma benção, ter relacionamento com Ele é o mais importante. Vamos nos dedicar ao Senhor, e lutar pelo que queremos alcançar, viver como se o amanhã fosse hoje. Se você soubesse que você está morrendo, o que você faria? Vamos viver as coisas boas que Deus tem para nós.

Baixe a
apresentação