O Poder da Palavra de Deus

1- Você crê no que a Bíblia diz, e no Seu Poder?

Hebreus 4.12-13 é um dos textos que nos confronta com o Poder da Palavra, das Escrituras Sagradas contidas e perpetuadas na BÍBLIA, quando diz, para mim e para você: “?Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” 

 

PERGUNTEMO-NOS: 

1) Ela tem sido ‘viva e eficaz’ na nossa vida? O que Ela tem mudado, continuamente, a nossa vida? 

2) Ela tem ‘penetrado e dividido/separado’ o quê?

3) Ela tem ‘julgado’ os pensamentos e intenções do coração?

4) Ela tem ‘revelado, descoberto e exposto’ aquilo que eu e você ‘haveremos de prestar contas para Deus’?

Outro texto que revela o Poder da Palavra é ?João 12.47-48: ?"Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia”.

 

PERGUNTEMO-NOS: 

1)Temos ‘guardado e praticado’ as palavras da Bíblia que temos ‘ouvido’?

2) Se “sim”, com certeza esta Palavra deve ‘salvá-lo’? Se, rejeitando a Jesus, “não” temos levado a sério e praticado, mas, ao invés disso, temos justificado nossos pensamentos e atitudes “contrários” à Sua Palavra, esta mesma Palavra que é para salvar, tem poder para quê?

3) Temos consciência de que a Palavra tem poder para ‘salvar’ todos os dias ou para ‘condenar no último dia’ de nossa vida?

Mais um texto para meditarmos está em João 14. 20-24: ?“?Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. ?Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele?". Disse então Judas (não o Iscariotes): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?" Respondeu Jesus: "?Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada?. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.”

 

PERGUNTEMO-NOS: 

1) Quando eu posso dizer: - “Eu amo Jesus?”

2) Quando eu ‘tenho e obedeço os Seus mandamentos’, o que acontece?

3) Qual é a diferença entre as Palavras de Jesus e as Palavras de toda a Bíblia?

Agora vamos ver um texto que confirma esta última pergunta acima e nos desafia a ver de que lado estamos: ?LADO 1 - ?2 Timóteo 3: 16-17: “?Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. VOCÊ crê nisto e tem visto o Poder da Palavra transformá-lo (a) em um homem/mulher de Deus apto e preparado/completo para ‘toda a boa obra’, pela obediência e prática, por amor a Deus?

Na sequência, deste texto, vemos o ?LADO 2 -  ?2 Timóteo 4. 1-4: “?Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. ?Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.  ?Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos”. ?

 

PERGUNTEMO-NOS: 

1) Nossos líderes têm ‘pregado a Palavra’, como descrito nos versos 1 e 2?

2) Como temos reagido, diante do que é da Palavra Viva e Eficaz?

3) Ou somos dos que ‘não suportam a sã doutrina’ e ouvimos mais àqueles que pregam segundo nossos ‘próprios desejos’?

4) Será que temos nos ‘recusado a dar ouvidos à verdade’, pois, ela revela o que somos de verdade, diante dAquele a quem daremos conta, no último dia?

5) A quem temos seguido, como discípulos fiéis e filhos espirituais: A quem ‘prega a verdade, repreende, corrige, exorta com toda a paciência e doutrina’?

6) Ou a quem prega ‘mitos’, explicações humanas, ‘segundo nossos próprios desejos’?

7) VOCÊ tem amado a Deus e sido fiel a sua Palavra, pregando, obedecendo e sendo preparado para toda a boa obra?

 

2 - Se a Palavra diz que: “?Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (?1 Timóteo 5:8?). Qual tem sido nossa atitude: ‘Obedecer’ ou ‘se recusar a dar ouvidos à verdade, voltando-nos a mitos?

 

Alguns textos da Palavra que tem Poder para transformar minha vida, família e a Igreja: 1 Coríntios 11.3; Efésios 5.1, 21 a 6.4; 1 Pedro 2.18 a 3.7. ?Leiamos, meditemos, e nos avaliemos, se estamos fazendo a “nossa parte”: "Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus” (1 Coríntios 11,3).

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” (Efésios 5.1,2).

Leia e guarde, por amor, os outros versos de Efésios, acima citados. “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6.1-4). 

“Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos ?sem palavras, pelo procedimento de sua mulher”. “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações…” (1 Pedro 3.1,7). ?Leia os outros versos de 1 Pedro citados, e experimente o Poder da Palavra, quando praticada, para cuidar da nossa própria família e assim, restaurar a Igreja!

 

3 - Você quer o Pai e o Filho amados em sua vida, família e Igreja?

Então, viva em FIDELIDADE e AMOR à Sua Palavra de Poder: ?“?Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada?” (João 14.23).

Precisamos de mais alguma coisa na nossa vida e, através de mim e de você, Eles se revelem na nossa família e Igreja? Só a Sua Palavra é Viva e Eficaz, EM MIM, quando obedecida, tem Poder para fazer da nossa Família e Igreja, família de Deus e morada de Deus, como Ele promete e é fiel para cumprir!  

 


Assista o culto completo
https://www.youtube.com/watch?v=rxptSS0QAxQ

Baixe a
apresentação