‘‘Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.’’
O autor do livro de Atos, menciona os fatos que inauguram a era messiânica. Jesus liberou sobre os seus discípulos a presença do Espírito Santo, cumprindo uma antiga profecia de um dos Seus profetas.
‘‘E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.’’ Joel 2:28-31
No momento em que ocorre esta manifestação, a igreja primitiva se inicia por intermédio deste poder extraordinário vindo do céu sobre aqueles que tem uma aliança com o SENHOR JESUS.
No discurso de Pedro, que menciona essa profecia antiga, datada do nono século A.C, segundo estudiosos, ele traz à tona a confirmação daquilo que havia sido predito pelo profeta. Ainda que tivesse sido muito tempo antes da presença de CRISTO na terra.
Essa palavra profética, traz consigo informações sobre alguns pontos que nos influenciam hoje:
Cumpre derramamento do ESPÍRITO SANTO. No velho testamento somente vinha o ESPÍRITO sobre determinados tipos de pessoas e para o cumprimento de funções bem específicas (Rei, profetas, juízes e sacerdotes).
A liberdade profética contemporânea.
‘‘Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.’’ Atos 1:8
Jesus, o maior profeta bíblico; profetizou acerca do SEU povo.
Agora somos habitação do ESPIRITO SANTO, este opera por intermédio dos seus santos, ou santificados e justificados pela fé em CRISTO, o autor da graça.
‘‘Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.’’ 1 Pedro 2:9,10
Quem deve profetizar?
‘‘Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.’’
‘‘...porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.’’ Apocalipse 19:10.
Profetizar é declarar a palavra: Romanos 1:16 - o Evangelho é o poder de Deus.
Assista o culto completo
https://www.youtube.com/watch?v=qrKhrkqq0qo
A igreja é o agente profético destes dias. Abra sua boca e emita decretos.
Baixe a
apresentação