Sou Livre para Ser Santo

Santidade é um dos atributos de Deus, a bíblia vai dizer do antigo ao novo testamento que Ele é Santo. Levítico 19:2 - "Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo. 1 Pedro 1:15,16 “15. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16. pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Precisamos buscar santificação em tudo porque Deus nos orienta a sermos santos, essa é vontade de Deus para nós.

 

O que é ser Santo?

A tradução para santo está ligada a algo que é separado do uso comum para ser dedicado a Deus. Deus é santo e puro, nele não há pecado. 1 João 1:5 “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma”. Deus não compactua com o pecado, Ele é luz. Quanto mais próximo da luz estamos, mas as trevas desaparecem. Não tem lugar para o pecado na vida de um crente que anda na luz.

Nós fomos separados de Deus por causa do pecado, e isso causou um estrago na natureza humana. Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Algumas pessoas não conseguem perceber que o pecado afasta o homem de Deus desde que Adão pecou. Nem o amor de Deus permitiu que o homem continuasse a ter comunhão com ele após o pecado porque Ele é justo e santo. 

 

Como buscar santidade?

Hebreus 12:14 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Infelizmente tem muita gente que está distorcendo a graça de Jesus, confundindo o “vinde como estás” com o “permaneça como estás”. Estaremos em constante mudança e santificação até o Dia que Jesus voltar ou voltarmos para Ele, e isso requer uma decisão voluntária e diária nossa. Gálatas 2:20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 2 Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Será mesmo que estamos crucificados com Cristo? As minhas atitudes mostram que Cristo vive em mim? As coisas velhas realmente já passaram? Uma pessoa não muda de nome quando aceita a Jesus, ela muda de comportamento.

Estamos vivendo um padrão novo ou vivemos como vivíamos antes de Jesus? 

 

Situações que roubam a santidade

1. Padrão deste mundo - Romanos 12:1-2 “1. Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

 

2. Malícia ou cobiça dos olhos -  Mateus 5:28-29 “28. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno”.

 

3. Fazer os irmãos pecarem - Mateus 18:6 “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”. 1 Coríntios 8:9 Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.

 

4. Falta de testemunho - 1 Tessalonicenses 5:22 “Afastem-se de toda forma de mal”. 1 Coríntios 10:23 "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

 

5 . Cuidado com a imoralidade - Efésios 5:3-4 “3. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. 4. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças”.

 

6 . Namoro - 1 Tessalonicenses 4:3-7 “3. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, 5. não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. 6. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. 7. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”.

 

Somos livres para ser santos e viver para glorificar o nosso Deus. Jesus já nos limpou de todo pecado, e podemos ter paz e não nos sentir oprimidos ou acusados. Salmos 24:3-4 “3. Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? 4. Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Salmos 119:9 “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra”.

Baixe a
apresentação