Valorizando o Papel do Homem

Neste tempo em que o feminismo tem tomado nossa sociedade e até mesmo a igreja, é preciso renovar a nossa mente segundo os princípios da palavra de Deus. Precisamos resgatar o valor do homem em nossa sociedade.

 

“Há muitas bênçãos para o homem que ama e obedece ao SENHOR, andando sempre nos seus caminhos! Seu trabalho renderá muito, e em todas as áreas da vida ele será feliz” (Salmos 128:1-2). 

Hombridade é a característica de quem é destemido, corajoso, honrado, e que age e se comporta de modo íntegro e digno. É o caráter de um homem. Macho, qualquer animal pode ser. 

Hombridade é uma postura, um relacionamento correto entre o homem e Deus. “Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:26-27).

O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). O homem e a mulher, Deus os criou com atributos e características distintas, para que cada um cumprisse seu papel. Deus deu dons à mulher que o homem jamais terá e fez o mesmo com o homem, assim ambos se completam ao ponto de se tornarem uma só carne.

“A masculinidade e feminilidade são ideia e criação de Deus. Há algo que reflete Deus em cada sexo. Ser homem ou mulher não é o problema, o problema é o pecado. O pecado deforma tudo, inclusive o bem que Deus planejou ao criar homem e mulher. As mulheres pecam contra os homens, e os homens pecam contra as mulheres, e todos peca contra Deus e não alcançam seu padrão de santidade e perfeição” (Carolyn McCulley).

“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal” (Jó 1:1).

 

Características de um homem que teme ao Senhor:

1) Integridade: característica daquilo que está inteiro. Homem que seja completamente entregue ao Senhor, sua vida reflete a imagem de Cristo.

Princípios + Ação = a família seguirá o seu exemplo

2) Destemido: que não teme, tem atitude, intrépido. O homem tem as características de liderança, direção e empreendedorismo. 

3) Corajoso: enfrenta as situações difíceis, não foge dos problemas e resolve, valente para cumprir com seus objetivos. Exemplo: Josué

4) Honrado: honesto, digno, cumpre com suas palavras e cumpre com seus compromissos.

5) Protetor: protege as pessoas, ajuda financeira, emocional e espiritualmente. Ampara, dá o suporte. Dá a vida pela sua esposa e família, como Cristo demonstrou no calvário. 

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Efésios 5:25).

Exemplo: menino Bridger

 

Os homens precisam se levantar e nós mulheres precisamos honrá-los, respeitá-los e valorizá-los, para que o projeto de Deus seja refletido em nossa sociedade e em nossas famílias.

“Homens machistas mancharam a reputação da masculinidade, homens remidos por Cristo limparão essa sujeira” (Paulo Ricardo - “Movimento hombridade”).

 

Dicas de livros: 

- Homem ao máximo

- Futuros homens 

- A resolução do homem

 

Dica de filme:

- Corajosos


Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=h39ZdEbUwyE&t=2908s

Baixe a
apresentação