Você Pode Recomeçar

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5:17). - NVI

 

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo'' (2 Coríntios 5:17). - NTLH

 

“Agora olhamos para dentro, e o que vemos é que qualquer um, unido ao Messias, tem a chance de um novo começo e é criado de novo. A velha vida se foi. Uma nova vida floresce! É demais (2 Coríntios 5:17)! - A mensagem

 

Em muitos momentos podemos nos sentir travados ou frustrados, com a sensação de que nada dá certo ou de que não somos capazes de realizar nossos sonhos. Sufoca qualquer alegria e nos faz perder a esperança por dias melhores. Parece que sempre falta alguma coisa, e não conseguimos nos contentar com o que temos ou somos. É como diz o ditado, “a grama do vizinho é mais verde”!

 

O que nos faz parar no tempo?

 

Estamos vivendo uma fragilização das emoções e um desequilíbrio nos relacionamentos. Os pais encontram dificuldades para desempenhar seu papel e os filhos não recebem segurança necessária para aprender a tomar decisões, com isso todos vão acumulando situações que pesam o coração e limitam o comportamento.

Quantos de nós já passamos por alguma situação traumática, que gerou bloqueio na alma ou comportamento limitador, nos impedindo de reagir e nos deixando presos aos problemas? O que todos nós precisamos em momentos assim é de um recomeço.

 

O que é recomeçar?

 

Recomeçar é começar de novo ou retomar após ter parado. Dar continuidade e seguir em frente. Todos nós temos algo a recomeçar. O texto de Paulo nos ensina três pontos de como recomeçar:

 

  1. “Se alguém está em Cristo” - Algumas coisas podemos fazer sozinhos, mas todos temos limitações e em algum momento não teremos estrutura para seguir em frente. Algumas pessoas buscam forças para recomeçar através do dinheiro, pessoas ou até na igreja. Pensam que, quando tudo passar e estiver em ordem, poderão seguir suas vidas. Porém, Paulo afirma que a única maneira de recomeçar é através de Cristo. Estar em Cristo quer dizer que devemos entregar e confiar a Ele tudo o que temos, é entregar tudo o que já aconteceu e o que acontecerá. É só em Jesus que encontramos forças para continuar. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

 

  1. “É nova criação… eis que surgiram coisas novas” - Está determinado! É uma nova criação, algo novo surgiu ou apareceu. Assim como precisamos aprender a usar as coisas novas que adquirimos, seja um celular ou um carro, precisamos aprender a viver o novo, o recomeço. O problema é que temos dificuldade em acreditar e praticar a palavra, de viver por fé. O novo não tem histórico, e com Deus está em um processo de construção e desenvolvimento diário. Algumas pessoas querem  recomeçar, mas não assumem a postura de viver algo diferente, de viver novidade e por isso não conseguem sair do lugar. “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo” (Isaías 43:19).

 

  1. As coisas antigas já passaram” - O passado ficou para trás, não temos nenhuma ação sobre ele a não ser arrependimento e infelizmente em alguns casos precisamos conviver com as consequências do que vivemos. Paulo está dizendo que aquilo que fazíamos ou praticavamos não precisamos mais continuar fazendo, que isso não combina com o novo recomeço que Cristo nos deu. Não tem como viver o novo se não queremos abandonar aquilo que é velho, que fica ocupando o lugar daquilo que Deus quer fazer. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalipse 21:4).

 

Conclusão:

 

Tudo o que não se conclui fica parado, inacabado, sem conclusão e por isso sem realização. Muitas coisas ficam paradas por que falta estrutura para concluir. Precisamos reconhecer que temos limitações, que não conseguimos sozinhos mas que em Jesus sempre podemos recomeçar, então recomece. Tenha quantos recomeços forem necessários para que você não tenha um fim indesejado. “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar” (Apocalipse 2:5).

Baixe a
apresentação