Você tem um propósito?

Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado (1 Coríntios 9:24-27).

A vida é uma corrida e todos estão em alguma competição com o fim de ganhar algo. Todos fomos criados por Deus para cumprir um propósito, e tem muita gente que ainda não descobriu o motivo de aqui.  Alguns procuram essa resposta dentro de si e não encontram, sofrem crise de ansiedade ou existencial, não sabem se vão querer casar, com o que trabalhar, que faculdade fazer, onde morar. Vivem suas vidas fazendo várias coisas, mas nem sabem porque a fazem. Nosso propósito vai além dessas escolhas e podemos descobrir isso, quando nos aproximamos de Deus.  Somente quem cria alguma coisa sabe o propósito de sua existência. Fomos criados por Deus e para Deus e enquanto não compreendermos isso, nossa vida nunca terá sentido. 

 

Como descobrir o propósito para o qual eu fui criado? 

Existem duas formas de se descobrir o propósito de nossas vidas: Podemos ir na tentativa e erro ou descobrir em Deus. 

Tentativa e erro é o que mais vemos em nossas vidas pois temos uma facilidade em fugir de responsabilidades. Queremos ficar em uma zona de conforto e muitas vezes não assumimos compromissos nem conosco e muito menos com as pessoas ou Deus. Quem assistiu o desenho “Alice no País das Maravilhas” viu um diálogo muito interessante:

 

– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.

– Claro! Responde o Gato.

– Para onde vai essa estrada?

– Para aonde você quer ir?

– Eu não sei. Estou perdida.

– Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.

Descobrir em Deus é algo que vai exigir mais de nós, pois precisaremos parar o que estamos fazendo e direcionar nosso tempo, esforço, pensamentos ao Senhor e inclusive fazer algumas renúncias. É isso que Paulo está falando quando diz “se submetem a um treinamento rigoroso”. Esse é o momento onde muitos perdem a oportunidade de começar a viver o propósito de suas vidas, pois não estão dispostos a fazer esse esforço.

Você descobre seu propósito através de um relacionamento com Jesus.

 

Quando estamos com dúvidas e precisamos resolver algum problema, consertar alguma coisa, recorremos à internet e passamos horas pesquisando. Procuramos conversar com pessoas que entendem do assunto e consideramos o que ouvimos, isso faz parte do treinamento para alcançar o que queremos.

Outro dia eu precisava limpar o filtro do ar condicionado do meu quarto e o que eu fiz? Fui ao Youtube para saber como fazer e eu mesmo limpei. Tem uma frase que falamos muito em nossa casa, “quando a gente quer a gente consegue”. Aqueles que descobrem seu propósito vivem o “Corram de tal modo que alcancem o prêmio”. Só nos aproximando de Deus poderemos descobrir o porquê fomos criados, e quais são os planos que Deus tem para cada um de nós. Eu descobri que meu propósito é ter um relacionamento eterno com Deus e ajudar as pessoas a viverem o que Deus tem para elas. “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês…” (Tiago 4:8). 

Deus já pensava a seu respeito muito antes de você pensar nEle. Ele já tinha planejado muito antes de existirmos, podemos escolher muitas coisas, mas só Deus pode nos dar nosso propósito.

Quantas vezes ouvimos um jovem falando que seu filho iria ser jogador de futebol, torcer para o time tal, ser isso ou aquilo. Um pai sempre vai querer o melhor para seus filhos, eles abrem mão de si mesmo por eles. Isso não nos lembra algo? Deus abriu mão do seu Filho Jesus para que eu e você pudéssemos viver e buscar o melhor que a vida tem a oferecer. Deus deseja que nós vivamos uma vida cheia de realizações, conquistas e gratidão. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

 

O propósito da sua vida cabe em um outro propósito muito maior, que Deus planejou para eternidade.

Podemos fazer planos e trabalhar por eles, não é pecado. Deus nos criou para conquistar nossos sonhos. Podemos ver na bíblia que Deus abençoou vários homens e mulheres nos seus propósitos pessoais, pessoas que entenderam que esse propósito trabalhava em favor do propósito maior de Deus. Todo propósito que fazemos é abençoado por Deus se Ele estiver alinhado com o propósito de Deus, reconhecendo que sem Ele não somos nada e não podemos fazer nada. “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Colossenses 1:15,16). 

 

Ninguém foi criado por Deus sem um propósito, não se conforme em viver só por viver. Descubra em Deus o porquê você está aqui e onde Ele quer te levar, treine e se esforce para alcançá-lo, com certeza você vai se surpreender com o que Deus tem para fazer em você e através de você.

 


Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=s45xIaujFPM

Baixe a
apresentação