Tudo Que Pode Ser Abalado Será Abalado

24 de Abril de 2022
Publicado em 25/04/2022

(Hebreus 12:26-27)

A palavra de Deus revelada é o único fundamento sobre o qual Jesus edificou Sua Igreja. Simão Pedro tinha essa revelação, por isso permaneceu firme quando outros discípulos partiram. Mas Simão Pedro passou por outro teste na noite em que Jesus foi traído (Lucas 22:21-22). Quando Jesus disse que um aliado próximo iria traí-Lo, os discípulos começaram a indagar entre si sobre quem seria (v 23). Mas a motivação não era pura, pois percebemos como a conversa deles terminou (v 24). Não houve preocupação por Jesus, mas uma corrida por poder e posição.

Pedro, certamente, estava confiante de que ele era o maior dos Doze. Esta confiança não estava enraizada no amor, mas ancorada no orgulho. Jesus olhou para os Seus discípulos e declarou que não estavam agindo como filhos do Reino, e sim como meros homens (Lucas 22:25-27). 

 

O propósito do peneiramento

Simão Pedro, embora tivesse tido a revelação, não estava construindo sua vida com os materiais necessários ao Reino de Deus, mas com recursos tais como força de vontade e confiança em si mesmo. Se seu orgulho não fosse retirado, acabaria por destruí-lo. O orgulho causou a queda de Lúcifer (Ezequiel 28:17).

O orgulho abriu a porta para que o inimigo entrasse e peneirasse Simão Pedro (Lucas 22:31). A palavra “peneirar” é tradução da palavra grega siniazo, que significa “peneirar, sacudir em peneira; provar a fé de alguém por meio da agitação interior até as margens da destruição". 

Jesus não orou para que Simão Pedro escapasse desse abalo intenso que o levaria às margens da destruição, mas orou para que a fé dele não fraquejasse no processo (Lucas 22:32). Dessa prova um novo caráter surgiria para que Simão Pedro pudesse cumprir o seu destino e para fortalecer os seus irmãos. 

A intenção do inimigo era destruir Pedro, mas Deus tinha um propósito diferente. Pedro precisava ser abalado para que todo pensamento ou atitude do coração que estivesse arraigado no egoísmo ou no orgulho fosse refinado. Pedro orgulhosamente retrucou as palavras de Jesus, pois era autoconfiante (Lucas 22:33). 

Quando Jesus estava para ser preso, Pedro corajosamente desembainhou a espada, mas a sua força estava na sua própria personalidade e não na humildade de Deus. Este mesmo Simão Pedro negou até mesmo conhecer Jesus (Lucas 22:56-57). Depois de negar Jesus por três vezes, o galo cantou e ele saiu, e chorou amargamente. Pedro foi abalado em toda a sua autoconfiança!

 

Judas e Simão

Simão e Judas eram semelhantes de muitas maneiras, mas havia uma diferença entre eles. Judas não estava fundamentado em Cristo. Seus esforços não tinham origem no amor por Jesus nem na revelação de quem Ele era. Quando uma tempestade forte atacou sua vida, tudo foi abalado e soprado para longe (Mateus 27:3-5). 

A Bíblia diz que devemos estar alicerçados no amor (Efésios 3:16-17). Nosso amor por Deus é o nosso fundamento. Não podemos entregar as nossas vidas a alguém em quem não confiamos (João 15:13). Por isso, precisamos conhecer e entender a natureza e o caráter de Deus. Ele sempre procura aquilo que sabe que é para o nosso bem. 

 

Dependendo do caráter de Deus

Uma das estratégias do inimigo para tentar nos afastar da confiança em Deus é perverter a nossa percepção de Seu caráter. Ele fez isso no Jardim com Eva quando torceu a ordem de Deus (Gênesis 3:1). Na essência, a serpente estava dizendo a Eva: “Deus está retendo tudo que é bom de vocês”, e ela acreditou. O inimigo perverte o caráter do Pai aos nossos olhos, pervertendo a nossa visão dos nossos pais terrenos. 

Quando você sabe que Deus jamais faria nada para ferir ou destruir você, e que tudo o que Ele faz é buscando o seu melhor, você se entrega livremente a Ele. Aqueles que estão feridos e decepcionados são os que foram a Jesus pelo que Ele pode fazer, e não por causa de quem Ele é. Quando somos arraigados e alicerçados no amor e confiança, nenhuma tempestade, por mais intensa, pode jamais nos abalar. 

 

A graça é dada aos humildes

Depois daquilo, Pedro não podia mais se gabar. Ele havia perdido sua confiança natural. Tornou-se o candidato perfeito para a graça de Deus (I Pedro 5:5). Pedro foi abalado a ponto de chegar à desistência (Marcos 16:7), no entanto, não seria removido pelo abalo, mas fortalecido. Jesus não apenas perdoou Pedro, como também o restaurou. 

Pedro se tornou ousado. Ele proclamou a ressurreição diante daqueles que eram responsáveis pela Sua crucificação. Não tinha  mais medo. Ele era uma pedra construída sobre o fundamento sólido da Rocha. Os testes fazem com que você fique amargo com Deus e com seus irmãos, ou então que você se torne mais forte. Se você passar no teste, suas raízes se aprofundarão mais ainda, estabilizando você e seu futuro. 

Compartilhe em suas redes sociais