A Dívida Já Foi Paga

Semana 15/05 a 21/05/2022
Publicado em 16/05/2022

Tema: O Perdão

 

Verdade central: Se a nossa dívida para com Deus já foi paga, não precisamos mais sofrer a consequência dela.

Texto: “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão(Isaías 55:7).

O dicionário define perdão como: “Remissão de uma culpa, dívida ou pena”. Nosso Deus tem um caráter perdoador. Perdoador é alguém receptivo, que está sempre pronto a “perder” e restaurar relacionamentos. Vivemos num mundo tão cheio de vingança que é difícil entender o que significa perdão. Por isso, é muito fácil criarmos a imagem de um Deus vingativo, que está sempre procurando um motivo para nos castigar.

Pessoas chegam a dizer: “eu perdôo, mas não esqueço!” É verdade, nossa mente tem a capacidade de recordar os fatos por quase um século. Perdoar não é esquecer, mas é lembrar sem dor de alguma ofensa recebida! 

 

Perdão é perder

Todo conflito de relacionamento não resolvido vem pela falta de perdão. Por quê? Porque o sentido de perdão é também “dar a perda”. É decidir perder! Perder uma discussão, uma reivindicação, um direito, uma exigência, uma posse… Jesus decidiu perder Sua própria vida por amor a nós!

Nosso Deus é tão perfeito em perdoar, que até mesmo esquece os nossos pecados. A Bíblia diz: “... Porque eu lhes perdoarei a maldade, e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Jeremias 31:34).   

A raça humana tinha uma pendência com o Criador. Era uma dívida que foi contraída por causa do Pecado (a rebelião, desobediência). O preço era a própria vida, porquanto o salário (consequência) do pecado é a morte (Romanos 6:23). Como Deus é o Autor da vida, ao pecarmos rejeitamos a vida e desprezamos o Criador. A vida não tem preço. Nunca poderíamos resgatá-la. Alguém tinha que assumir o preço. Só alguém capaz de perdê-la e depois resgatá-la é que poderia fazer isso. Foi o que Deus fez ao enviar Jesus.

 

A pendência foi cancelada

Jesus pagou a nossa dívida. A Bíblia diz: “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz”. (Colossenses 2:13-14).

 A dívida era uma legalidade no reino espiritual que dava direito ao inimigo dominar sobre nossas vidas. A morte, consequência do pecado, é a morte eterna, a maldição, a miséria, a escassez, a ruína... Jesus resolveu pagar a nossa dívida para que a vida pudesse ser restaurada.

O sangue simboliza a vida. Jesus derramou o Seu sangue, isto é, a Sua vida como pagamento da dívida. Ele morreu, mas como não tinha pecado, a morte não teve poder sobre Ele. Então ressuscitou. Por isso o texto diz que Ele nos vivificou, ou seja, nos deu vida. Se a dívida foi paga, a vida nos foi devolvida.

 

Se não há dívida, não há mais condenação

A morte é uma prisão, uma condenação, uma pena por causa da culpa. A vida é a liberdade. Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32). A verdade é que Jesus já perdoou a nossa dívida!

Muitas pessoas ainda estão presas porque ainda têm a dívida no mundo espiritual. Mas, se a dívida já foi paga, por que ainda sofrer as consequências dela? O que é preciso fazer, então, para sair dessa prisão? É preciso falar com o Advogado. A Bíblia diz: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor [Advogado] junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1). Satanás é nosso acusador, mas Jesus nos defende, porque Ele já removeu a sentença de morte.

Quando alguém comete uma ofensa contra outra pessoa, não é o ofendido que sofre, e sim o ofensor. Então, mesmo que o ofendido perdoe, é necessário que o ofensor peça perdão para ser curado em sua alma. Isso exige humildade. Assim é com Deus. Ele já nos perdoou, porém, precisamos reconhecer o pecado, sinceramente, para pedirmos perdão, e recebermos a cura e a libertação. 

 

REFLEXÃO:

  1. A Bíblia diz que Deus nos perdoa de bom grado. Você tem facilidade em se apropriar do perdão de Deus? Como tem lidado com o sentimento de culpa?
  2. Se perdoar é perder, o que Jesus perdeu para pagar a nossa dívida? 
  3. Se a dívida do pecado (morte) já foi paga, porque ainda muitas pessoas têm essa pendência e continuam na morte? Reflita e compartilhe. 
Compartilhe em suas redes sociais