Arrependimento é Atitude

Semana 22/05 a 28/05/2022
Publicado em 23/05/2022

Tema: Arrependimento

Verdade central: Arrependimento não é um sentimento apenas, mas uma atitude de voltar para o Pai, motivada pela real consciência e convicção do erro.

Texto: Lucas 15:11-24

    O arrependimento sempre vem por uma consequência desastrosa, fruto de uma escolha errada. Ninguém se arrepende de uma coisa boa, somente de algo que lhe possa trazer prejuízo ou sofrimento! Arrependimento é a chamada central de Deus para o ser humano. A escolha foi se afastar do Pai, e isso não deu certo! Mas, se o sofrimento já, por si só, deveria nos levar ao arrependimento, por que Jesus veio à terra para fazer esta chamada? É porque a humanidade está cega e não sabe o real motivo do sofrimento!

    Arrependimento é uma atitude, não um sentimento; é uma postura, uma ação que implica em voltar para Deus. Quando uma pessoa está arrependida diante de Deus, ela, primeiramente, reconhece o pecado de afastamento e suas consequências, depois volta.

Longe do Pai a miséria é inevitável

    Na parábola do Filho Pródigo, o pecado do filho mais novo foi ter se afastado de casa, desprezado o pai, seu irmão mais velho, e toda a família. Ele quis apenas a herança; ficou mais interessado no que seu pai podia lhe dar do que na sua pessoa. Então ele pediu sua parte, foi para uma terra distante e gastou tudo o que tinha de forma irresponsável. Um dia o dinheiro acabou e ele se viu sozinho, rejeitado, faminto...: “Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada” (Lucas 15:15-16). Que situação para um jovem de descendência nobre!

    Foi aquela condição deprimente que lhe fez despertar! Dois pensamentos básicos lhe ocorreram, que são comuns aos que percebem sua miséria: “Caindo em si...”, “... Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai...” (Lucas 15:17, 18). Cair em si é aquela luz que brilha e abre o entendimento sobre alguma coisa que não está no seu devido lugar. A condição extrema de miséria lhe fez lembrar o padrão da casa do pai, sua condição original, e despertou a percepção quanto ao contraste que estava vivendo. Como podemos perceber esse contraste? Somente através da palavra de Deus, pois ela é o padrão para Seus filhos. Deus tem inúmeras promessas para nós, mas não quer nos dar apenas Seus bens, e sim que sejamos participantes da Sua glória e herança, isto é, a Sua Presença!

Voltar exige humildade
    Depois da consciência, veio uma postura bem determinada quando disse: “... Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai...”. Isto é verdadeiro arrependimento! O rapaz não apenas disse ou cogitou ser esta a atitude necessária, mas, de fato, se levantou e foi. Arrependimento é voltar, é se levantar e voltar. Levantar-se, deixar o “chiqueiro” e dar meia volta em direção à casa do Pai é uma atitude nossa. Voltar para a casa do Pai não é ir à igreja, mas é se humilhar e passar a depender dEle; é amá-Lo acima de tudo e também acima daquilo que Ele pode dar. Têm pessoas que se dizem arrependidas, mas continuam na prática do pecado, longe de Deus. Elas vão a uma igreja, frequentam os cultos, mas continuam na miséria espiritual. Por quê? Porque estão apenas em busca do milagre, do suprimento de uma necessidade imediata, só isso. É como aquele filho que, ao precisar de dinheiro, volta para casa apenas para pegar uns trocados, depois retorna a sua vida distante do pai. Humilhar-se é ter a coragem de dizer: “... Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho” (v.21). Isto é reconhecer plenamente o pecado e não dar desculpas ou colocar a culpa em outros; é assumir total responsabilidade pela decisão de pecar. Quando alguém está realmente arrependido por algum erro cometido e confessa, não diz: “desculpa por qualquer coisa que eu possa ter feito...”, ou “se eu errei, me desculpe...”; mas sabe que errou, qual erro cometeu e está convencido dele. Assim é para com Deus, pois sem convicção de pecado não há arrependimento.
    Não deixe mais o pecado lhe dominar. Lembre-se: levantar e voltar são atitudes suas! Ele já está de braços abertos esperando sua volta. Basta ter decisão e atitude.

REFLEXÃO:
1. Compartilhe com o grupo sobre a consequência desastrosa de uma escolha errada sua no passado e que contribuiu para lhe fazer voltar para Deus.
2. Como foi que você “caiu em si” e decidiu voltar para o Pai?
3. Você teve dificuldade em tomar atitude (dar o passo para Deus) depois de ter recebido a consciência de que era isso que deveria fazer? Compartilhe esse processo.

Celebre a Ceia do Senhor com sua célula:
1. Coloque o suco de uva em copinhos de café e pequenos pedaços de pão num prato de acordo com o número de participantes (deixe preparado antecipadamente);
2. Leia I Coríntios 11:23-26. Fale sobre a Aliança que temos uns com os outros por meio de Jesus. Peça que alguém dê um testemunho sobre o quanto a célula é importante na sua vida;
3. Coloque o pão e o suco no centro da mesa. Explique que podem participar os que têm ou querem ter aliança (entrega) com Jesus. Deixe que os participantes se sirvam voluntariamente, de acordo com sua decisão;
4. Ore agradecendo pelo Pão (Jesus) e pelo suco de uva (Seu sangue).
5. Comam e bebam com gratidão e expressões de louvor.

Compartilhe em suas redes sociais