Eu os envio para pregar

12 de Junho de 2022
Publicado em 13/06/2022

A morte e ressurreição de Cristo, cumpriu uma palavra profética do próprio mestre: "É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia" (Lucas 9:22).

Esta ação sobrenatural de  Deus em prol da humanidade, gerou o início daquilo que seria a igreja (ekklesia - grego), que significa reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, ou seja, a  igreja estava recebendo a ordem para anunciar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, dando continuidade à Sua obra redentora.

Enviar os discípulos está relacionado diretamente com a prática de proclamação do evangelho, a semelhança dEle mesmo, Jesus.O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram” ( Isaías 61:1-3) ARA.

O verbo pregar, com o sentido de fixar com prego, veio do latim plicare. E seu homônimo, que significa fazer sermão, apregoar uma crença, teve origem no latim praedicare. Praedicare era, a princípio, proclamar, anunciar em voz alta – ideia preservada até hoje no termo pregão e no verbo apregoar.

Um mandamento foi deixado para todos os discípulos de Jesus, e está escrito: “E disse-lhe Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Quem não prega vive em desobediência e não ama a Deus. Pregar o evangelho deve ser motivo de alegria, grande privilégio e prazer.

 

O objetivo do evangelho

“Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome”                 (João 20:30,31).

De maneira intelectual, o evangelho traz conhecimento e luz aos acontecimentos de um povo, uma nação escolhida por Deus para ser luz sobre toda a terra. Traz também o conhecimento de que Jesus, homem perfeito, é o Messias que cumpriu as promessas e esperanças de um povo. Mas de maneira espiritual, este Messias, pelo poder de Seu nome, traz salvação e vida eterna (Filipenses 2:9-11).

 

Enviados como Jesus

Não existe distinção para o Senhor, importa que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da graça salvífica em Cristo, Sua obra redentora está acessível a todos quantos nEle crerem, “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).

Entretanto, a ekklesya, deve se comprometer intencionalmente com a missão herdada do Mestre, não restringidos aos púlpitos ou plataformas, mas sim dar foco naquilo que de fato gerará vida, a proclamação diária (Romanos 10:14,15).

 

O tempo já está determinado

Existe um dia e hora já determinado por Deus para a vinda de Jesus            (Mateus 24:36-39), então não temos mais tempo para perder, a pregação deve se tornar um estilo de vida para cada crente. “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Timóteo 4:1,2).

 

A instrução de Jesus, cada crente um ministro

O Senhor não nos deixou a sós nesta comissão, Ele nos outorgou o Espírito Santo, que nos move em poder (dúnamis no grego, força, habilidade, poder para realizar milagres, poder moral e excelência na alma)  e também autoridade (Atos 1:8) para que o mundo seja convencido  de seus pecados, nos guiando  a toda a verdade (João 16: 7-13).

Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça” (Mateus 10:7,8).

 

Conclusão 

Obedecer a proclamação do evangelho é parte do  primeiro mandamento, amar a Deus (Marcos 12:30) e  também a maneira direta de  usufruir da  mais íntima relação com nosso Amado Senhor, (João 14:21) pois Ele nos chamou para sermos uma grande família.

Compartilhe em suas redes sociais