Eu os envio Para Curar

EU OS ENVIO… PARA CURAR

 

Os primeiros seguidores de Jesus eram tão parecidos com Ele, que foram apelidados de cristãos = pequenos Cristos - “… Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos” (Atos 11:26). Por quê? Porque faziam o que Ele fazia! Jesus não vivia para Ele mesmo, mas para dar a Sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). Então, Seus seguidores fazem o mesmo!

Aqueles discípulos entenderam a proposta do evangelho quando Jesus disse: “... ‘Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’. E com isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo’” (João 20:21-22). O Espírito Santo é o próprio Cristo, a Sua essência. Ele também disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas…” (Atos 1:8). O poder (dunamis) tem um propósito. É para cumprirmos uma missão!

 

O propósito

O que Jesus fazia? Ele basicamente pregava, curava, libertava e ensinava. Portanto, nos enviou para também curar os enfermos. Com que propósito? A glória dEle! Ou seja, como um sinal de que Ele é o Senhor, e assim as pessoas se convertam e sejam salvas. Antes de Jesus ser elevado ao céu, Ele disse aos Seus discípulos: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (Marcos 16:17-18). Um sinal sempre aponta para algo maior, portanto, não são um fim em si mesmos, mas um meio para conduzir as pessoas a Cristo e recebê-Lo como Senhor.

“Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade” (Atos 8:5-8).

“Note que Jesus não disse: os que crerem, imporão as mãos sobre os enfermos, orarão por meia hora, deixarão fluir suas emoções, baterão os pés no chão, rolarão pelo piso, gritarão, tremerão incontrolavelmente, e ENTÃO os enfermos serão curados. NÃO! Ele disse simplesmente: ‘Todos os que crerem, imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados’” (CURANDO OS ENFERMOS, Charles e Frances Hunter, pg 25).

Jesus deixou claro que TODOS os que crerem têm a capacidade de impor as mãos sobre os enfermos e estes serão curados.

 

A imposição de mãos

O método que Jesus mais utilizou para curar foi tocando as pessoas pela imposição de mãos. Precisamos compreender a importância das nossas mãos e o valor de um simples toque. O toque da compaixão significa “eu compartilho da sua dor”. A Bíblia diz: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele” (Atos 10:38).

Jesus curou um leproso pelo “toque”: “Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: ‘Se quiseres podes purificar-me!’ Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero. Seja purificado!’ Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado” (Marcos 1:40-42).

Ao ressuscitar a filha de Jairo, Jesus “tocou” na menina: "Tomou-a pela mão e lhe disse: ‘Talita cumi!’, que significa ‘menina, eu lhe ordeno, levante-se!'. Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos” (Marcos 5:41-42).

Com apenas um “toque”, Jesus também curou a sogra de Pedro: “Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-los” (Mateus 8:14-15).

“Você precisa ser persistente, também! Se você impõe as mãos sobre alguém e não acontece nada, TENTE COM O PRÓXIMO. Imponha as suas mãos sobre ele ou ela, e se, ainda não acontecer nada, não se renda. TENTE MAIS UMA VEZ! … Isso é o que Deus quer que cada cristão faça: avance na fé e comece a impor as mãos sobre os enfermos e CRER que serão curados” (CURANDO OS ENFERMOS, Charles e Frances Hunter, pgs 33-34).

O apóstolo Paulo diz que vivemos um mistério revelado: “... Cristo em vocês, a esperança da glória” (Colossenses 1:27). Jesus Cristo está vivo em nós e através de nós! Quando entendemos isso, podemos concluir que ao estendermos as mãos é a mão de Jesus Cristo que atua. Ele mesmo disse: “... Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei” (João 14:12-14).

Curar enfermos, portanto, faz parte da Grande Comissão. Ele quer que saiamos pelo mundo cumprindo esta palavra para ajudar a humanidade sofredora a crer nEle. Ele simplesmente diz: “Vá e imponha as mãos sobre os enfermos, que serão curados assim como Eu fiz”. Deve haver uma fé suficiente em cada um de nós para obedecê-Lo! Agora nós somos o corpo de Cristo. Se Ele operou deste modo estando em Seu corpo há dois mil anos, por que nós tentaríamos fazê-lo de outra forma hoje em dia?

Compartilhe em suas redes sociais