A Chave do Êxito é o Propósito

09/01
Publicado em 20/01/2022

A CHAVE DO ÊXITO É O PROPÓSITO

(Atos 28:1-10)

 

Embora êxito e sucesso são palavras muitas vezes usadas como sinônimo, podemos fazer uma certa distinção entre elas considerando o que diz o dicionário Houaiss sobre a palavra sucesso: “que alcança fama”. Quase sempre a palavra “sucesso” é atribuída a alguém que está em destaque, que adquire fama ou notoriedade; enquanto que “êxito” significa consequência, resultado, efeito, o que nem sempre implica destaque ou fama. Êxito, portanto, está relacionado ao propósito, a uma razão de ser ou existir.   

Na ilha de Malta Paulo continuou sendo usado por Deus. Estava preso, mas era próspero, à semelhança de José no Egito. José foi vendido como escravo e depois injustamente lançado no cárcere, mas Deus estava com ele, por isso tinha êxito em tudo o que fazia. José se tornou um “ótimo escravo” e um “excelente prisioneiro”, mesmo tendo todos os motivos para jogar tudo para o alto e se lançar à autocomiseração!

 

Êxito resulta da autoridade de Cristo

Paulo não estava tendo sucesso, mas estava tendo êxito! Deus agia por meio dele para realizar milagres ali curando os enfermos da ilha e proclamando o evangelho do Reino. Não importa onde estivermos e em que condições, em todos os lugares e circunstâncias nossa missão continua sendo a mesma. Paulo sabia disso, por isso não permitia que o desânimo o dominasse.

Quantas pessoas se comportam de maneira incoerente com a conduta de um cristão, se queixando da vida, mesmo estando numa situação muito melhor do que a de Paulo naquela ocasião! Elas não tiveram ainda a revelação do evangelho. Paulo poderia se sentir intimidado, alegando não estar em condições espirituais, ou até mesmo emocionais para dar assistência ao povo da ilha. Nosso adversário age exatamente assim. Ele provoca timidez com suas acusações em meio às mais variadas circunstâncias aparentemente desfavoráveis a nós, tentando convencer-nos de que não temos autoridade para ministrar salvação, cura e libertação às pessoas.

Mas, nós não vivemos por circunstâncias. O que nos dá autoridade não é o que temos por fora, mas por dentro, é o que somos em Cristo, e a nossa posição no mundo espiritual. Precisamos vencer a batalha da mente, apagar as setas inflamadas do maligno com o escudo da fé, que é a palavra de Deus - “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno” (Efésios 6:16).

 

Êxito resulta da fé

O episódio com a víbora chamou a atenção do povo da ilha.  A palavra de Marcos 16:18 estava se cumprindo: “... Pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”. Não foi o veneno da víbora que teve poder sobre Paulo. Quem está no centro do propósito de Deus jamais morre antes de cumprir a sua missão na terra!

O povo da ilha, quando viu a víbora agarrada à sua mão, imaginou que Paulo fosse mesmo um assassino, e que estava sendo punido pela justiça divina (v 4), mas mudou de opinião logo depois (v 6). Paulo não precisou dizer nada. Era um prisioneiro, mas deixou que Deus fosse o seu juiz. A atitude daquele povo se reverteu chegando ao extremo de pensarem que ele fosse um deus! Quem anda no propósito não precisa se defender ou se auto afirmar. 

Paulo conquistou a confiança daquele povo. Até mesmo o principal a ilha, Públio, o convidou para ficar em sua casa por três dias. Lá o seu pai, que estava doente, foi curado. Todos os doentes da ilha também foram curados depois disso! Isso é êxito! Por onde ia, Paulo caminhava no centro do seu propósito de vida.

 

Êxito resulta da gratidão

Por causa da postura de fidelidade a Deus por parte do apóstolo, foram muito honrados pelos habitantes da ilha. Era uma compensação. Deus sempre nos dá uma compensação. Nenhum sofrimento dura para sempre. Toda subida tem sempre uma descida! O tempo de refrigério sempre chega. Paulo estava experimentando uma trégua. Ficaram três meses na ilha esperando passar a estação do mau tempo. Foi nessa estação que o evangelho impactou a vida dos habitantes daquela ilha. A estação do mau tempo, que os impediu de navegar, tornou-se a estação do bom tempo para todas aquelas pessoas. Vivemos estações em nossas vidas, e em todas elas Deus tem um propósito. Aqueles que andam segundo o propósito eterno são sempre gratos a Deus e aproveitam todas as ocasiões, pois sabem que “... Graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo” (II Coríntios 2:14). Aquilo que aos olhos humanos é muito negativo pode ser uma grande oportunidade da parte de Deus para produzir frutos abundantes.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais