Um Projeto que ninguém

UM PROJETO QUE NINGUÉM PODE IMPEDIR!

(Atos 12:1-25)

 

Herodes estava disposto a intimidar a Igreja. A morte de Tiago agradou aos judeus. Então Pedro também foi preso por ocasião da festa da Páscoa e seria julgado publicamente logo depois.

A intenção de Satanás, nosso adversário, é intimidar, amedrontar e frear nosso propósito de vida. Ele quer nos fazer esquecer o que Jesus disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos...” (Mateus 28:18-19). A Igreja naquele tempo não se deixou intimidar, pois sabia que não era Herodes quem estava no controle, e sim o Rei dos reis. Ele tem toda a proeminência, pois é Cabeça de todo poder e autoridade - “E, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude” (Colossenses 2:10)!

 

Jesus tem a chave das prisões

Impressiona a forte guarda posta para prendê-lo. Eram quatro escoltas de quatro soldados. Além disso, na noite em que foi livre, Pedro estava dormindo entre dois soldados e preso com duas algemas. Era uma guarda realmente reforçada. Provavelmente, a notícia de que havia escapado da prisão em outras ocasiões já tinha corrido - “Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública. Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora…” (Atos 5:18-19).

Toda essa segurança, porém, não foi suficiente. A Bíblia diz: “... Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir” (Apocalipse 3:7). Detalhe: enquanto estava detido, a igreja reunida na casa de João Marcos orava intensamente a Deus por ele. Algo sobrenatural aconteceu: Pedro escapou milagrosamente sem que ninguém percebesse sua fuga.

Aqui vemos o poder da intercessão. Deus Se move em resposta às orações da Igreja. Se tivéssemos sequer noção do poder da intercessão, oraríamos muito mais em unidade e concordância. Os planos de Deus nunca são frustrados! Pedro não havia cumprido seu desígnio. Assim como Herodes tentou segurar Pedro numa prisão, também Satanás não pode nos deter no propósito que nos foi designado. Mas a condição é essa: não nos intimidarmos e orarmos intensamente!

 

Êxito é para quem ouve e obedece

O anjo deu determinações claras a Pedro: “Depressa, levante-se!”. Quando se levantou, as algemas caíram. A fé faz as algemas caírem. Levantar-se é sinal de fé, é atitude de voltar a sonhar e não perder as esperanças. Pedro estava nos últimos momentos; sua execução seria no dia seguinte! Muitos são os que pensam não haver mais esperanças e desistem, se entregam, e dormem. Pedro foi despertado! Deus quer nos despertar do conformismo. Ainda têm muita coisa a fazer. As algemas caem quando damos resposta à palavra de ordem.

O segundo comando foi: “Vista-se e calce as sandálias”. A Bíblia diz que devemos calçar os pés com a prontidão do evangelho da paz (Efésios 6:15). Sandália é proteção para os pés que anunciam as boas novas. Vestir-se é tomar posse da roupa espiritual, do caráter de Cristo - “... Vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Colossenses 3:9-10).

Depois disse: “Ponha a capa e siga-me”. Capa representa proteção, como também a unção do Espírito Santo. Tomar posse da unção é uma questão de obediência. Jesus disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês...” (Atos 1:8). Seguir a Jesus exige cruz, despojamento da força da carne, para que o poder do Espírito entre em operação.

 

O Senhor está no comando sempre

Pedro deu ouvidos à voz do anjo. Antes de segui-lo, seguiu as instruções quanto a si mesmo. Primeiro devemos cuidar de nós mesmos, fundamentar nossas vidas antes de nos envolvermos na missão. Somente os obedientes às ordens expressas do Senhor podem obter êxito na guerra.

Herodes ficou aos cuidados de Deus. A nós cabe obedecer, e Deus faz o resto. Herodes pensou que era autoridade. Mal sabia que um Rei maior que ele estava no comando! O texto diz que um anjo o tocou, ele foi ferido e morreu comido por vermes.

Enquanto isso, a palavra de Deus continuava a crescer e espalhar-se. Nada impedia que ela fosse pregada. Assim foi através dos séculos até chegar a nós. Os planos de Deus sempre prevalecem. A palavra da verdade sustenta a civilização humana e impede o fim prematuro. Ele é Senhor e, de acordo com Sua soberania, age sobre a terra no decorrer da história. Amém!

 

Compartilhe em suas redes sociais