Uma Semente que Regenera

Semana 23/01 a 29/01/2022
Publicado em 24/01/2022

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada” (I Pedro 1:23-25 - NVI).

Regenerar é gerar de novo. A vontade de Deus é que todo o ser humano volte ao relacionamento com Ele, o que só é possível por meio da regeneração. Jesus disse: “... Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Trata-se de uma mudança de natureza (coração) e não uma mudança de crenças (religião).

Precisamos de uma natureza espiritual, que é a natureza divina, dada pelo Espírito Santo. Regenerar é nascer do Espírito, através de uma semente imperecível, que não apodrece e não morre. Fisicamente fomos gerados de semente perecível, por isso nosso corpo cresce, envelhece e morre. O texto diz: “... Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva...”. Assim como a flor murcha, também a velhice chega, as rugas aparecem e o corpo perde sua vitalidade, saúde e beleza.

Mas a regeneração vem da semente espiritual, imperecível. Qual a semente da regeneração? É a palavra de Deus! Esta nunca muda, é eterna! Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21:33).

Mas toda semente precisa ser plantada para poder brotar e produzir, pois separada da terra ela é inútil. Jesus disse que a terra para esta semente é o coração das pessoas. Receber a semente é dar ouvidos, considerar, a palavra de Deus. A Bíblia diz: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

A regeneração acontece quando o coração se torna terra fértil, e a palavra penetra. A palavra de Deus persuade, mas receber ou rejeitar esta semente é uma escolha humana. O mistério de fazer uma semente germinar pertence a Deus, mas preparar a terra e plantar a semente são iniciativas humanas. Quando estas duas ações se encontram, o mistério da vida se manifesta.

 

A parábola do Semeador (Mateus 13:3-8, 18-23)

Uma parte das sementes caiu à beira do caminho, e as aves vieram e comeram (v 4). Jesus disse que estes são os que não entendem a palavra, então vem o Maligno e lhe arranca o que foi semeado em seu coração (v 19). Na prática são as pessoas que nunca decidem andar no caminho, estão sempre à margem, na superficialidade; são expectadores, pois gostam de ouvir a palavra, mas não se comprometem com ela.

Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou; mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz (vs 5-6). Estes são os que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria, mas não se aprofundam nela, não têm raízes; então vem a angústia ou a perseguição e logo desanimam (vs 20-21). Tais pessoas têm coração endurecido; estão sempre questionando a verdade com suas argumentações e justificativas. Por isso andam por circunstâncias e não pela fé na palavra.

Outra parte das sementes caiu entre os espinhos, e eles cresceram e a sufocaram (v 7). Estes são os que ouvem a palavra, mas as distrações da vida, o envolvimento com as coisas do mundo e o engano das riquezas, sufocam a palavra e ela fica infrutífera (v 22). Quantos param nesta fase, por isso não são transformados e não produzem fruto! São apenas religiosos que se acostumaram a frequentar uma igreja.

Mas Jesus falou da semente que caiu em boa terra, e deu uma boa colheita - a cem, sessenta e trinta por um (v 8). São os que ouvem, entendem e frutificam. Quando a semente vinga, o fruto aparece. O segredo está no solo que recebe a semente!

É inevitável que você produza o fruto da semente que seu coração recebe. A semente imperecível produz vida eterna. Deus quer fazer o mistério da vida brotar em seu coração, mas é sua parte receber a semente, que são os Seus princípios. A semente imperecível será plantada no solo do seu coração e a promessa se cumprirá: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

 

REFLEXÃO:

 

  • O que você entende por regeneração e como ela acontece?
  • Falando de uma semente natural, o que é preciso para que o milagre da vida aconteça e ela brote? Ela brotará e frutificará se o homem não fizer a sua parte?
  • Compartilhe com sinceridade: qual dos quatro tipos de solo você tem sido (à beira do caminho, pedregoso, espinhoso ou fértil)? 

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais