A Rocha da Ofensa

01/05/2022
Publicado em 02/05/2022

A ROCHA DE OFENSA

(I Pedro 2:6-8)

 

A palavra “crer” tem maior significado nas Escrituras do que reconhecer a existência ou apenas admitir um fato mentalmente. O requisito para a salvação não é apenas acreditar, pois até os demônios acreditam (Tiago 2:19). O crer implica obediência - “Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem” (I Pedro 2:8).

Os israelitas, a quem o Senhor chamou de construtores, rejeitaram a pedra angular de Deus, Jesus. Eles amavam os ensinos do AT, as Escrituras, mas não amavam Jesus. No entanto, as Escrituras dão testemunho dEle (João 5:39). Os judeus O tornaram pedra de tropeço e rocha que faz cair. Simeão, ao profetizar acerca de Jesus, já tinha dito isso (Lucas 2:34). Aquele que veio trazer paz terminou por trazer a espada (Mateus 10:34).

 

Jesus e as ofensas

Os fariseus. Jesus os amou o suficiente para lhes dizer a verdade (Mateus 15:7-9). Na sequência, Jesus demonstrou que as ofensas (escândalos) na verdade removerão aqueles que não foram verdadeiramente plantados por Seu Pai (Mateus 15:12-14). O escândalo que vem quando a verdade é pregada revela as verdadeiras motivações.

Não podemos evitar o confronto por medo de perder as pessoas. Líderes, por exemplo, que hesitam em confrontar por medo de ferir alguém acabam perdendo a autoridade que lhes foi dada por Deus. Samuel amava Saul, era amigo dele. Mas quando Saul desobedeceu a Deus, o Senhor disse a Samuel para confrontá-lo. Quando Samuel começou a se retirar, Saul agarrou-se em seu manto e rasgou a orla dele (I Samuel 15:27-28). Deus repreendeu Samuel pelo fato de sofrer por Saul (I Samuel 16:1).

A Bíblia não registra que Jesus tenha reagido a qualquer dos homens que O abandonaram. O Seu único prazer era fazer a vontade do Pai. Jesus não Se permitia ser controlado pelos outros. Ele falava a verdade, mesmo que isso significasse o confronto e finalmente o escândalo. Se você deseja a aprovação dos homens, a unção de Deus não pode cair sobre você.

 

Pessoas da sua própria cidade natal. Ele não pôde levar a Nazaré a libertação e a cura que havia levado a tantos lugares porque o povo da Sua cidade se escandalizou com Ele (Mateus 13:55-58). As pessoas ficaram tão furiosas que tentaram matá-Lo empurrando-O de um penhasco (Lucas 4:28-30). Mesmo assim, Jesus continuou a dizer a verdade.

 

Os membros da Sua família. Até as pessoas da Sua própria casa se escandalizaram com Ele (Marcos 3:21, 31-35). Pensaram que Jesus estava fora de Si. O evangelho de João diz que nem os Seus irmãos criam nEle (João 7:5). Jesus não buscou a aceitação nem dos de Sua casa. Ele cumpriria o plano do Pai, quer eles aprovassem ou não. A mãe e os irmãos de Jesus podem ter achado que Ele estava fora de si, mas, por causa da Sua obediência ao Pai, todos eles terminaram sendo salvos e estavam no aposento alto no Dia do Pentecostes.

 

Os da Sua própria equipe. Membros de Sua própria equipe partiram ofendidos depois de Ele ter feito um discurso muito duro (João 6:60-61). Mas Jesus não fez concessões. Ele apenas disse aos que restaram que também estavam livres para partir se quisessem. Se Ele tivesse sido deixado sozinho naquele dia, isso não teria alterado o Seu coração.

 

Seus amigos mais próximos. Jesus amava muito Marta, Maria e Lázaro. Eles eram bastante chegados, mas Jesus não reagiu como eles esperavam quando Lázaro ficou doente (João 11:1-3, 6). Ele permaneceu onde estava por mais dois dias. É bem provável que as irmãs estivessem um pouco ofendidas (João 11:21, 32). Naquela ocasião parecia que Jesus estava indiferente, como se não Se importasse, mas Ele seguiu a direção do Espírito Santo. Aquilo era o melhor para todos. Não podemos ficar presos na armadilha do medo de ofender as pessoas.

 

João Batista. Até João Batista teve que lidar com a tentação de se escandalizar com Jesus. Ele estava na prisão. Pouquíssimas pessoas iam visitá-lo, porque a atenção delas estava voltada para Jesus de Nazaré. Até os seus discípulos se juntaram a esse homem. Nem mesmo Jesus ia visitá-lo. Então ele envia dois de seus discípulos para perguntar se Ele era mesmo o Messias (Lucas 7:18-20); e Jesus manda uma resposta (Lucas 7:21-23). Ele estava dizendo: “não se ofenda comigo porque eu não trabalho da forma como você esperava”.

Se você amar Jesus e crer nEle, você lutará para não se ofender, entendendo que os Seus caminhos são sempre superiores. Do mesmo modo, se vamos obedecer ao Espírito de Deus, as pessoas se ofenderão conosco. Não permita que a reação desagradável das pessoas o detenha de fazer o que você sabe em seu coração que é a verdade. Quando vivemos para a vontade de Deus, não mais realizaremos os desejos dos homens. O resultado é que sofreremos na carne. Precisamos determinar em nosso coração que obedeceremos ao Espírito de Deus independente do preço a ser pago.

Compartilhe em suas redes sociais