Tudo começa com um sonho, um ideal, uma ideia, um projeto, um plano. Já vimos que quando nascemos de novo o plano de Deus, o projeto que Ele tinha para nós ao nascermos, ressuscita. Agora fazemos parte do Seu grande plano, ao nos unirmos ao Cordeiro de Deus no Seu projeto de tirar o pecado do mundo. No entanto, esse é o objetivo geral; o específico está ligado aos dons (do Espírito), talentos e habilidades que cada um recebe da parte do Senhor. Cada filho de Deus tem uma lacuna a ser preenchida neste mundo. Qual é a sua? O que você sabe fazer ou o que não sabia, mas recebeu como dom do Espírito Santo, para resolver um problema específico dentro do problema geral maior, que é o pecado da humanidade?
Jeremias era profeta, e ele representa cada um de nós, porque agora nós somos uma geração de profetas, por meio de Cristo (Jeremias 1:4-10). O problema está sempre em nós, nunca em Deus. Assim como Jeremias, tentamos nos esquivar do plano. Frequentemente, damos desculpas e procrastinamos, por conta dos nossos bloqueios internos, como traumas, complexos, orfandade, baixa autoestima…
A chave, portanto, está em encarnar o sonho, como foi o caso dos doze discípulos! Quem se apaixona por ele, não se detém, não procrastina, mas se joga de cabeça pronto a dar a vida. Bem, se tudo o que fazemos é contribuir para o plano maior, que é ajudar as pessoas a encontrar o caminho de volta para Deus, então realizar o sonho é multiplicar aquilo que recebemos do Pai, as ferramentas que Ele nos deu, para torná-lo realidade.
Multiplique os sonhos
Jesus contou a parábola dos talentos (Mateus 25:14-30). O talento naquela época era uma unidade monetária, mas Jesus usou no sentido de capacidade ou dom. Fica claro que nem todos recebem a mesma medida. Deus distribui as capacidades como Ele quer, de acordo com a Sua soberania. O problema não está no quanto recebemos, mas em como o aplicamos. O que Deus realmente espera é que multipliquemos tudo o que recebemos, porque esta é a mente dEle, e nós temos a mente de Cristo. Tudo o que Ele criou tem o potencial de multiplicar, no entanto, aos seres humanos Ele deu a capacidade para decidir e escolher, por isso deu uma ordem: Cresçam e multipliquem (Gênesis 1:28).
O que escondeu o seu talento representa os que, talvez, acham que não têm muito a contribuir, comparando-se com os outros. Ou, talvez, se acham incapazes, não conseguem enxergar o potencial que têm em Cristo, por conta dos traumas internos! O que fica claro é que fidelidade se resume em multiplicar, e infidelidade é guardar o que recebemos, como, dons, talentos, habilidades, recursos e bens. Portanto, estar preparado para a vinda de Jesus é estar envolvido no movimento dEle.
Comece um movimento!
Tem um movimento acontecendo há dois mil anos, é o movimento do Cristo. Não se trata de uma religião, mas de uma revolução do amor. Ele nos deu o exemplo, foi à frente, para seguirmos as Suas pegadas. Os apóstolos entenderam bem isso, e deram continuidade ao movimento, cada na sua capacidade e área de atuação. Começar um movimento não é ser um pastor, obreiro, trabalhar dentro de um templo, ou ser um missionário a tempo integral em algum país distante. Liderar e multiplicar células, por exemplo, é apenas um tipo de movimento.
Existem o que, de certa forma, se padronizou entre os cristãos atualmente, sete áreas de influência na sociedade: 1) Família - lar; 2) Religião - a Igreja; 3) Educação - escolas; 4) Governo - política; 5) Mídia - comunicações; 6) Artes - entretenimento e esportes; 7) Economia - negócios, comércio, ciência e tecnologia. Em qual área você está inserido? Já pensou em criar ou participar de um movimento dentro de uma dessas áreas, na intenção de gerar influência e transformação?
O sistema deste mundo exerce constante pressão para amoldar a nossa mente ao seu padrão, à forma do Anticristo. Os ambientes onde estamos inseridos (escola, universidade, internet, redes sociais,...) estão provocando um estupro espiritual, intelectual, emocional e moral. Mas você é parte da resistência, ou da complacência?
Quem não influencia é influenciado, não existe campo neutro. Se hoje você não se determinar a resistir à pressão, amanhã esses que estão se deixando influenciar vão lhe governar. Se você não decidir ser um protagonista da história, amanhã outros, que se dispuseram a tal, serão os protagonistas, e você um mero coadjuvante tendo que obedecer às suas ordens! (Filipenses 2:15-16).
Paulo diz: “... Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará. Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5:14-17 - NTLH).
Acordar é uma ordem. Toda a comunidade do céu está gritando para você. Se você não der uma resposta e preferir a preguiça, o egoísmo e a apatia, nada vai acontecer. Se você se levantar disposto a morrer por uma causa, algo muito grande, estrondoso e revolucionário vai acontecer!