O ano do Propósito!

A palavra “propósito” vem do latim “proponere”, que significa pro: à frente, e ponere: colocar. Na sua origem, a palavra significa “colocar à frente”, “expor à vista”. A Bíblia diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:28-29).

Deus tem um propósito eterno. Ele de antemão nos conheceu, nos viu na frente. E como Ele nos viu? “... Para serem conformes à imagem de seu Filho”. Estes são filhos, e por isso O amam, e porque O amam andam segundo o Seu propósito, e porque andam segundo o Seu propósito todas as coisas contribuem para o seu bem. Portanto, essa regra de que todas as coisas contribuem para o bem, não se aplica aos que não andam no Seu propósito.

O assunto aqui tem seu foco no propósito de Deus. Estar no centro do Seu propósito é estar alinhado com os planos dEle, com o que Ele mesmo projetou para nós de antemão, que é “... Sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Se Ele é o irmão mais velho, nós somos Seus irmãos, filhos do mesmo Pai! Isso implica relacionamento e alinhamento com o Seu plano eterno, que é reconciliar toda a humanidade com Ele. Paulo afirma: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5:18). Tudo o que fazemos se resume num só ministério (serviço, propósito): o da reconciliação de todas as pessoas com Deus!

 

Quem tem propósito tem ambição

Quando entramos para o Reino de Deus, entramos para o Seu propósito. Isso traz significado, graça, sentido à vida. Quando se tem um propósito, há motivação. Por exemplo, se alguém tem o propósito de alcançar uma graduação acadêmica, vai fazer de tudo, como sacrificar feriados, descanso, horas de sono, entretenimento, etc., para alcançar esse sonho. E, quando alcança, sente-se realizado.

No entanto, existem propósitos limitados a esta vida, passageiros, e propósitos eternos. Todo propósito tem por traz uma ambição. Fomos criados por Deus com ambição. O desejo de progredir, ir para frente, prosperar, é inerente à natureza humana, criada à imagem e semelhança do Pai. Portanto, não é errado ter ambição, o errado é ser dominado pela ambição pelas coisas passageiras deste mundo.

Você tem ambição espiritual? Existe um propósito em sua vida espiritual que lhe motiva a orar, meditar, se aprofundar na palavra e na relação com Deus? Você tem ambicionado mais as coisas terrenas ou as espirituais? Viver de acordo com o propósito de Deus é amá-Lo, e amar a Deus implica ter ambição pelas coisas dEle. Paulo diz: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:1-3). Manter o pensamento é ter foco, atenção, propósito, é ver na frente.

 

Quem tem propósito tem motivação

Muitos cristãos não têm ambição espiritual e estacionam no crescimento. Não progridem na fé porque tiram os olhos do alvo, se distraem por conta de picuinhas ligadas a conflitos de relacionamento, escandalizam-se facilmente com o mau testemunho e mau caratismo de pessoas que se dizem crentes, líderes que dizem ser o que não são. Satanás quer nos tirar do propósito, e essa é a sua estratégia: distrair. Isso explica a razão pela qual existem pessoas com um potencial imenso, cheias de dons e talentos, e estão desperdiçando tudo com propósitos efêmeros, passageiros, meramente materiais e terrenos. Caíram na isca de Satanás!

Sem propósito não há ânimo e motivação. Se temos motivação não precisamos ser empurrados. Quem tem propósito tem motivação, e quem tem motivação tem disciplina, interesse na oração, na palavra, na assiduidade aos cultos, no compromisso com as pessoas, na comunhão, nos relacionamentos, no discipulado, etc.

Por que muitas pessoas não oram? A resposta é simples. Porque não precisam orar! Ou seja, para o tipo de vida que estão levando, sem desafios, sem alvos, sem metas e propósitos, a oração se torna desnecessária. A maior expressão de dependência de Deus é a oração. Por exemplo, quem anseia pela chuva é o agricultor, que trabalhou, preparou o solo, semeou, se esforçou. Ele depende da chuva para que a semente brote e produza. Assim é o cristão, se ele não semeia, não tem porque ansiar e pedir pela chuva do Espírito Santo. A oração é a maior demonstração da consciência de propósito. Em outras palavras, podemos medir nosso senso de propósito pelo quanto dedicamos à oração!

É tempo de sair da inércia, da religiosidade, da apatia, do desânimo. Deus quer nos levar a conquistas maiores, a viver sonhos, a participar do Seu plano eterno para que vivamos as maravilhas do Seu poder. Entre no propósito e viva intensamente a plenitude que Ele planejou para cada filho que de antemão conheceu e predestinou. Amém!

Compartilhe em suas redes sociais