Lidere-se | 2. Lidere a sua alma

Aprender a liderar a nós mesmos é um dos maiores desafios. Nossa natureza caída é inclinada para a libertinagem (desregramento; devassidão; desprezo pelas regras morais e sociais). Já sabemos que o cerne do nosso ser é o nosso espírito, o verdadeiro “eu”, onde se encontra a vontade de Deus, pelo Seu Espírito. No entanto, nossa vontade própria continua existindo, que é o falso “eu”. Ela se encontra na alma, onde estão nossas emoções, vontades, pensamentos e sentimentos.

Acontece que a alma foi ferida e adoecida durante a nossa trajetória de vida sem Deus. Ela é como um território onde o nosso inimigo construiu fortalezas, que são áreas de fraquezas, limitações, medos, vícios, complexos, etc, na intenção de nos afastar do propósito eterno de Deus. Esse território é conquistado na medida em que cada uma dessas fortalezas vão sendo derrubadas.

Enquanto existirem fortalezas, elas se tornarão um impedimento ao fluir da essência de Deus que está em nosso espírito. O falso “eu” precisa ser conquistado, para que o verdadeiro “eu” possa entrar em operação. Jesus disse: Quem crer em mim… do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38). Essa fonte precisa ser desbloqueada para que a água (as virtudes de Deus) possa fluir, jorrar, e tocar outras pessoas!

 

O Reino de Deus é a vontade de Deus

O nosso corpo segue os comandos da alma. Esta precisa ser saneada para que possa dar comandos corretos, de acordo com os princípios e valores do Reino. Paulo diz: Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gálatas 5:25). Para andar pelo Espírito, precisamos renunciar à inclinação da carne. Jesus nos ensinou a orar: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu… E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mateus 6:10, 13).

Reino de Deus é o Seu governo, domínio. Jesus disse: “... O reino de Deus está dentro de vós (Lucas 17:21). É a vontade dEle. O mal, do qual precisamos nos livrar, é cair na tentação de fazer a vontade da carne impedindo que a vontade de Deus (o Seu Reino) ocupe o trono da nossa vida. Este é o pior mal, porque leva à condenação eterna.

 

Impedimentos à maturidade

Paulo escreve: Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino” (I Coríntios 13:11). Uma criança é instável, movida pelas emoções e sentimentos. Por isso, o verdadeiro sinal de maturidade espiritual é a capacidade de liderar a alma, a sede dos sentimentos e pensamentos.

Argumentos. Há uma guerra espiritual dentro de cada um (II Coríntios 10:4-5). Aqui a palavra “argumentos”, no original grego é sophisma (sofisma), que significa “argumento falacioso; que tem aparência de verdadeiro, mas é falso”. Esses argumentos nascem das mentiras que Satanás semeia em nossa mente. São como escudos que impedem a espada de dois gumes, que é a Palavra, entrar em nosso espírito (Hebreus 4:12).

Cobiça. Tiago diz que o mau desejo (cobiça, desejo desenfreado de prazeres) está em nossa natureza (Tiago 1:14-15), mas permanece neutro, não pode produzir pecados por si só, assim como o óvulo e o espermatozóide não podem conceber isoladamente. Quando circunstâncias (conflitos, oportunidades, imagens, palavras, coisas, pessoas) influenciam a alma (vontades, sentimentos, pensamentos e emoções), então o mau desejo entra em operação e o pecado é concebido; depois ele vem à luz, depois é consumado, depois gera a morte. Satanás apenas monta o cenário.

Pensamentos (Filipenses 4:8). Pensamentos são como sementes que fazem brotar nossas ações. Se não soubermos governar nossos pensamentos, vamos fazer escolhas desastrosas. A Bíblia diz que Satanás lança suas setas inflamadas (Efésios 6:16), e isso ele faz na mente. Hoje em dia existe a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), que impede a concentração e tira a sensibilidade para as coisas espirituais. A grande vilã é a quantidade e velocidade de informações que a nossa mente recebe diariamente por conta da tecnologia da comunicação. Mas eu posso liderar meus pensamentos!

Sentimentos. É outro aspecto da alma a ser liderado. Muitas pessoas vivem pelos sentimentos (alma), e não pela fé (Espírito). O sentimentalismo é caracterizado pela inconstância, e isso é sinal de meninice (Efésios 4:14). Quem vive pelos sentimentos, por exemplo, procura a igreja do “me sinto bem”. Hoje congrega numa comunidade, amanhã em outra. Não firma raízes, não se sujeita ao aprendizado através dos atritos e conflitos. Uma planta que é sempre replantada, nunca florescerá e produzirá fruto. Portanto, não basta congregar, é preciso fixar raízes, andar em aliança!

Paulo diz que devemos ser firmes e inabaláveis (I Coríntios 15:58). Quem firma suas raízes é constante, pois tem seu caráter forjado. É congregando com frequência e assiduidade que encaramos nossas diferenças e somos polidos através dos relacionamentos, para crescermos no caráter de Cristo. Os que não congregam estão se esquivando do desconforto da dor que faz curar.  

 

Compartilhe em suas redes sociais