Lidere-se | 5. Lidere seu tempo

Aprender a liderar o tempo é um grande desafio. Por quê? Porque temos a tendência de nos comportarmos como se fôssemos viver para sempre. Quem não tem consciência de propósito, desperdiça o seu precioso tempo aqui na terra. Não há outra oportunidade. Nunca mais teremos o tempo que já passou! (Hebreus 9:27).  

De todos os dons, talentos e habilidades que recebemos da parte de Deus somente o tempo é igual para todos. Todos têm igualmente 24 horas por dia. Há os que lideram bem o seu tempo, e os que lideram mal. Se entendemos que o nosso corpo segue os comandos da alma, a alma que não é liderada pelo Espírito será negligente e relapsa no uso do seu tempo. Além da nossa vida ser única, ela também é curta (Salmos 39:4-5). Tiago fala de forma semelhante (Tiago 4:14-15).

Quem já nasceu de novo entende que está na terra com um propósito eterno, e não meramente físico e passageiro. Esta é a base para a boa administração do tempo. Somos mordomos do nosso tempo e vamos prestar contas dele ao nosso Criador. Por outro lado, os que vivem para si mesmos não têm motivos para administrar bem o seu tempo, porquanto não vivem na perspectiva da eternidade.

Moisés orou pedindo a Deus que lhe ensinasse a contar os seus dias (Salmos 90:12). Se é difícil governar o tempo, então faz sentido uma oração como essa. Precisamos de sabedoria (Efésios 5:15-17). Os ignorantes, os sem juízo, são os que não usam o tempo com sabedoria; os sábios são os que entendem o que o Senhor quer que eles façam (propósito) e aproveitam bem cada oportunidade que o tempo lhes oferece.

 

Tudo é importante, mas existem prioridades 

Vivemos tempos difíceis por conta das opções de envolvimento e entretenimento que nos rodeiam. Sem percebermos nossos minutos e horas são desperdiçados com coisas triviais, sem a mínima importância, sem significado algum, que não trazem nenhum crescimento. Ao mesmo tempo, existem ocupações que aparentemente são boas, mas nos tiram do foco, do propósito para o qual existimos enquanto filhos de Deus.

O equilíbrio entre tudo o que é importante, exige de nós uma ordem de prioridade. Jesus disse para buscarmos o Seu Reino em primeiro lugar (Mateus 6:33). Primeiro lugar é sobre prioridade. O Reino de Deus é Sua autoridade e governo. Trata-se de colocar-se, acima de tudo, na dependência de Deus, que é Rei do Reino, e se deixar nortear pelos Seus valores! Na vida de um filho de Deus tudo é Reino, portanto, tudo é importante. Não há mais separação entre “espiritual” e “secular”.  

No entanto, ordem de prioridade não é mesmo que grau de importância. Ordem de prioridade não é valorizar uma área em detrimento de outra, mas é uma maneira de organizar nosso tempo, a fim de contemplar tudo que é importante, para que haja uma coerência em nossas práticas. Aprenda a liderar seu tempo organizando uma agenda diária e semanal das coisas importantes na seguinte ordem de prioridades:

Deus. É sobre a nossa relação com Ele, que implica, espírito alma e corpo. Como já vimos, o espírito está ligado à nossa devoção, que envolve oração, meditação na palavra e congregar. A alma relaciona-se com nossos sentimentos, emoções e pensamentos, que, quando liderada pelo Espírito, dará comandos ao corpo alinhados com a vontade de Deus. E, por último, o corpo, pelo qual devemos zelar (sono, descanso, alimentação, exercícios físicos, lazer…). Na ordem de prioridade esta importância vem primeiro porque é a base para as demais áreas igualmente importantes.

Família. O tempo que o marido dedica à esposa e vice-versa vem antes dos filhos. Então o cônjuge é mais importante do que os filhos? Claro que não! Um é tão importante quanto o outro, mas o cônjuge tem a prioridade, pois se não há unidade, amor, carinho, romantismo, intimidade e harmonia entre o casal, que educação eles darão aos filhos? Então, é óbvio que a prioridade de tempo com o cônjuge jamais deixará os filhos no prejuízo. O tempo para a família é determinante para as prioridades seguintes.

Trabalho. Por que o tempo dedicado ao trabalho vem em seguida? Porque por meio dele eu supro as necessidades da minha família. O trabalho é um valor do Reino (II Tessalonicenses 3:10). Deus colocou Adão no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo (Gênesis 2:15). Nem por isso trabalho é menos importante do que a família, ou mais importante do que o ministério (que vem em seguida), mas igualmente importante. Portanto, dar prioridade ao tempo no trabalho não é alimentar a ganância em detrimento das demais prioridades.

Ministério. Reino de Deus não se resume ao exercício do ministério, como muitos pensam. Reino é tudo! Estes querem pregar o evangelho e ganhar o mundo, mas negligenciam seu tempo com Deus, com família ou seu trabalho. Que autoridade tem uma vida vazia de Deus, ou uma vida familiar desequilibrada, ou uma vida financeira desajustada? Ao mesmo tempo, jamais podemos negligenciar o ministério, alegando que a família é mais importante, ou o trabalho, ou mesmo Deus... Isso é incoerência! Muitos não se envolvem no ministério, por exemplo, argumentando que o tempo com sua família é prioridade, mas isso não passa de egoísmo (Filipenses 2:4). A vida em comunidade, a oração, a comunhão, o evangelismo, o discipulado, enfim, todo o envolvimento ministerial é tão importante quanto as demais prioridades, pois é Reino de Deus.

Compartilhe em suas redes sociais