Tem notícia boa chegando! | 1. Um amor que impressiona

Existe um amor que nem todos conhecem. O amor comum, com o qual estamos acostumados, não é o verdadeiro. Este tem seu foco no “eu”, no “ego”, por isso não dura. Dura apenas enquanto as emoções estão afloradas, mas depois se dissipa como uma nuvem. É um amor imperfeito, por conta do pecado que está no DNA da raça humana. Todos nós somos mal amados e amamos mal! Esta é a razão porque existem tantas pessoas magoadas, deprimidas, angustiadas, decepcionadas e desiludidas. Elas colocaram as suas expectativas em pessoas, esperaram ser amadas, aceitas e reconhecidas, mas não foram correspondidas.

A Bíblia, no entanto, diz que não nos decepcionaremos se colocarmos nossa esperança em Deus: “Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Romanos 5:5 - NTLH). Ele não nos decepciona porque o Seu amor é perfeito - “... Deus é amor” (I João 4:8). O amor é a Sua própria identidade, a Sua essência.

Este é o amor que impressiona! Está muito acima de um sentimento. A palavra grega para “amor” é ágape, que significa o amor que se doa, incondicional, que se entrega, não focado em si mesmo, mas no próximo. Trata-se de um amor que não espera troca, que não está condicionado a uma resposta ou reconhecimento. Este amor impressiona porque não é o nosso padrão, é o padrão de Deus!

Deus já provou que nos ama. Ele não precisa fazer nada mais além do que já fez: “... Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado(Romanos 5:7-8 - NTLH). O pecado era nosso, então nós é que deveríamos morrer. Ele não esperou nos tornarmos bons, antes, nos substituiu para que pudéssemos viver: Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados” (I João 4:9-10 - NTLH).

 

O amor não rejeita

Vivemos num mundo onde impera a rejeição. Maridos rejeitam esposas, esposas rejeitam maridos, pais rejeitam os filhos, filhos rejeitam os pais, amigos rejeitam amigos… E o que está por trás disso? O egoísmo humano, o pensamento autocentrado, que diz: “Eu tenho o direito de ser feliz”. A rejeição é o contrário do amor. Todos nós rejeitamos e somos rejeitados em algum nível. Jesus, no entanto, veio para demonstrar o quanto somos amados, e jamais rejeitados por Deus. Ele diz: “Pode a mãe esquecer o bebê que mama, abandonar o filho que deu à luz? Pois, mesmo que as mães esqueçam, eu nunca esquecerei você. Nunca! Veja, escrevi seu nome na palma da minha mão (Isaías 49:15-16 - A Mensagem). Embora, muito provavelmente, o texto não esteja se referindo à cruz, podemos bem aplicar essa expressão às marcas, ou cicatrizes dos cravos nas mãos de Jesus! Sempre que Ele olha para as Suas mãos, lembra-Se de nós. Aquelas cicatrizes fomos nós que fizemos, e elas são reais: “E Jesus disse a Tomé: ‘Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos… Pare de duvidar e creia’” (João 20:27). O que Ele espera de nós agora é que creiamos no Seu amor e o recebamos, porque as marcas em Suas mãos são para sempre!

 

O amor insiste

Jesus contou a parábola da ovelha perdida: “O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:12-14 - NTLH)

Esta parábola expressa o quanto Deus nos ama, e jamais rejeita. Ele não Se conforma que alguém se perca. Enquanto o mundo diz: “sai pra lá”; Deus diz: “vem prá cá”. O Seu amor é insistente, por isso nos procura até achar. Existe um decreto no mundo espiritual sobre a sua vida: “Procurado”! É por isso que muitas pessoas não entendem por que são tão cercadas por cristãos! É o próprio Deus insistindo com elas, cercando de todos os lados, criando situações, cenários e circunstâncias na intenção de chamar a atenção.  

O que mais alegra o coração de Deus é quando alguém se deixa achar por Ele: “... Quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam…”. Pare de fugir! Ele não quer que nenhum se perca.

Faça esta oração: Senhor Jesus, obrigado por me amar e não desistir de mim. Eu reconheço que busquei o amor e a aceitação das pessoas, em vez de confiar no teu amor. Mas hoje, eu me arrependo e peço o Teu perdão. Eu creio que Tu não me rejeitas, e me amas incondicionalmente. A partir de hoje, vou parar de fugir e me deixar achar por Ti. Eu Te recebo como meu Salvador e meu único Senhor. Em nome de Jesus, amém!

Compartilhe em suas redes sociais