Tem notícia boa chegando | 3. A dívida foi paga

Você tem ou alguma vez já teve uma dívida? Um empréstimo bancário, que não conseguiu pagar, ou mesmo uma dívida administrada, como um financiamento de uma casa, terreno, carro…? Como você se sentiria se soubesse que de uma hora para outra a dívida não existe mais? Qual seria a sua reação se alguém pagasse a sua dívida?

Você sabia que todos os seres humanos têm uma dívida com o Criador? Todos nós nascemos inadimplentes no mundo espiritual. No mundo físico e material os inadimplentes têm o nome sujo, por isso não têm crédito. Não conseguem progredir porque não podem comprar nem vender. No mundo espiritual acontece o mesmo. Essa dívida impede que as pessoas usufruam da verdadeira vida planejada por Deus.

 

Qual é a dívida?

Mas, onde essa dívida foi contraída? No Jardim do Éden, quando Adão e Eva se rebelaram contra o Criador. Foi o Pecado que causou essa dívida, e ela se estendeu a toda a raça humana: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Mas, então, que dívida é essa? A Bíblia diz: Pois o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23). Salário significa pagamento, consequência. Então, se a consequência é a morte, é uma dívida impagável. É como se alguém fosse condenado à prisão perpétua, só que do ponto de vista espiritual é ainda pior, porque se trata de condenação eterna, separação perpétua de Deus!

 Bem, como o nosso Pai celestial tem um amor profundo pelos Seus filhos, Ele nunca Se conformou com esse distanciamento eterno. A única maneira de haver uma reconciliação seria o pagamento da dívida. Mas nenhum ser humano poderia pagá-la, porque todos são inadimplentes. Então, Ele elaborou um plano. Ele mesmo Se tornaria humano para assumir a dívida, a morte de toda a humanidade. E por que só Ele poderia fazer isso? Porque Ele não tem pecado, então a morte não teria poder sobre Ele.

Assim, Deus enviou Seu Filho, Jesus. Ele tomou a forma humana. Foi perfeito homem e perfeito Deus. Ele encarnou para nos substituir, a fim de pagar a nossa dívida: Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (II Coríntios 5:21). Foi um plano perfeito. Ele não tinha pecado, por isso ressuscitou, e recuperou a vida para nós. A morte não O segurou porque ela é o salário do pecado, e Jesus é Deus, é perfeito, absolutamente santo!

Jesus pagou a nossa dívida, nos tirou da inadimplência, quando nos substituiu na cruz: “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz. (Colossenses 2:13-14).

 

O que é perdão?

O dicionário define “perdão” como: “Remissão de uma culpa, dívida ou pena”. Tem a mesma raiz da palavra “perder”, portanto, tem o sentido de “dar a perda”. Não se trata de simples declaração, mas de sofrer a perda, o dano, que não é seu. Jesus sofreu o dano, perdeu a Sua vida pela nossa, por amor, assumiu a nossa culpa.

Nosso Deus tem um caráter perdoador. Vivemos num mundo tão cheio de vingança, por isso, é muito fácil criarmos a imagem de um Deus vingativo. Porém, Ele tem prazer em perdoar: “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Isaías 55:7).

A revelação do perdão nos sensibiliza. Quando Jesus estava na cruz, ele olhou para os Seus algozes e pediu: ... Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo…” (Lucas 23:34). Aquela declaração de perdão foi sobre toda a humanidade. Os homens que zombavam e batiam nEle representam todos nós. Depois de liberar perdão, algo aconteceu: “Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: ‘Realmente este homem era o Filho de Deus!’” (Marcos 15:39). Aquele que O torturava se arrependeu! O perdão muda a atmosfera.

Certa vez uma mulher pecadora (prostituta) foi ao encontro de Jesus e derramou aos pés dEle um perfume caríssimo (Lucas 7:38). Ela não disse uma só palavra, apenas chorou reconhecendo o seu pecado. Jesus disse: “Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama” (Lucas 7:47). Quem entende o perdão, muito ama, e vive acima da religiosidade; não precisa ser empurrado, mas se move por amor.

Faça esta oração: Pai, eu entendi que tenho uma dívida com o Senhor e que não posso pagar. Reconheço a dívida pelo meu pecado, e que mereço a morte eterna. Por isso, quero Te agradecer, de todo o meu coração, pelo Teu perdão. Muito obrigado por assumir a morte que era minha, me substituir na cruz e pagar a minha dívida. Estou convencido de que és um Deus perdoador, e recebo o Teu perdão!  Reconheço agora que tens todo o direito sobre a minha vida, por isso me entrego a Ti. Em nome de Jesus, amém!

Compartilhe em suas redes sociais