Tem notícia boa chegando | 6. Reinicie

Tem uma notícia boa: É possível recomeçar! Não existe nenhuma situação irreversível, nenhum problema insolúvel, não há sentença definitiva, não há diagnóstico irrevogável, enfim, não há nada que não possa ser mudado, transformado, refeito pelo poder do Evangelho. Ainda há esperança!

 

Por que reiniciar

Na Bíblia, Jesus é chamado de Renovo (Jeremias 23:5). É uma referência a Jesus, e os dias são estes! A palavra “renovo” significa “broto”, “ramo”, que surge muitas vezes num tronco seco, onde não se vê mais sinal de vida. O pecado trouxe seca, esterilidade e caos à alma humana. Mas Jesus é o Renovo, o broto, que surpreende e sinaliza a vida, quando já não há mais esperança, quando se pensa estar tudo perdido!

Quando Deus criou Adão, ele foi colocado num jardim. Este é o nosso lugar original, para o qual fomos projetados. Trata de um ambiente espiritual, de uma relação plena com o Pai. No entanto, o pecado nos afastou do Jardim e nos trouxe seca espiritual. Mas Jesus foi sepultado e ressuscitou num jardim (João 19:41). Ao ressuscitar, Jesus nos devolveu ao ambiente original. Por meio dEle podemos renascer no “jardim”, isto é, voltar ao projeto inicial, à condição de plenitude na nossa relação com o Pai!

Jesus é o Renovo, o broto da vida. Ele disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10). A palavra “vida” aqui é zoe, no grego, diferente de bio, que é a vida física. “Esse conceito de vida vai além do aspecto biológico e se estende para esfera espiritual e eterna, revelando o plano de Deus para a redenção e a restauração de todas as coisas” (Strong).

 

Quando reiniciar

O pecado desconfigurou nossa relação com o Pai, e Jesus veio restaurá-la. Quando nosso computador ou celular está travado, a gente diz que ele está "bugado". A solução inicial é fazer um "reset", o mesmo que reiniciar, para restabelecer as configurações originais. Assim também, todo ser humano precisa chegar ao ponto do “reset”, ou seja, desligar (morrer) e religar (renascer), a fim de reconfigurar a sua condição original.

A Bíblia nos conta que Jesus tinha um amigo a quem amava muito. Seu nome era Lázaro, e ele tinha duas irmãs, que se chamavam Marta e Maria. Um dia Lázaro adoeceu, e as irmãs de Lázaro O chamaram (João 11:3-4). Lázaro representa cada um de nós. O pecado nos adoeceu por dentro, e como consequência a morte espiritual veio sobre todos. Acontece que essa condição não é definitiva, Deus pode e quer revertê-la!   

Jesus amava muito Lázaro e suas irmãs, mas não foi logo socorrê-lo (João 11:5-6). Ele sabia que Lázaro havia morrido, e deixá-lo morrer foi intencional (João 11:11, 14-15). A morte e a ressurreição de Lázaro representam a nossa reconfiguração no mundo espiritual. Deus permite situações que revelem nossa impotência, orgulho e incapacidade de nos salvar, a fim de nos rendermos a Ele. A morte é um estado irreversível do ponto de vista humano. É quando morremos para nós mesmos que Deus começa a agir!

É nesse ponto que muitos passam a duvidar do amor de Deus. Aconteceu até com Marta (João 11:21). Mas Deus nos ama tanto, que não faz o que queremos e sim o que precisamos. O que precisamos é de vida eterna e não apenas de paliativos que venham aliviar o nosso sofrimento temporariamente. A ressurreição de Lázaro faz referência à nossa ressurreição espiritual (João 11:25-26). Este é o propósito do amor de Deus!

 

A condição para reiniciar

Quando Jesus chegou em frente ao túmulo, algo precisava ser feito para que Lázaro retornasse à vida, mesmo depois de sepultado há quatro dias: “Tirem a pedra, disse ele…” (João 11:39). Só então Ele ordenou a vida: “... Jesus bradou em voz alta: ‘Lázaro, venha para fora!’” (João 11:43). Jesus já bradou o Seu decreto de vida sobre nós por meio da Sua cruz e ressurreição, mas a pedra precisa ser removida. Ela representa o nosso coração incrédulo, endurecido, que já se conformou com a morte, que já aceitou o caos como definitivo. Tirar a pedra compete a nós, não a Deus. É abrir mão do orgulho, da soberba, da autossuficiência e da incredulidade.

Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25). A ressurreição de Lázaro aponta para o nosso renascimento. A condição para renascer é primeiramente morrer, desligar para reiniciar, e então restabelecer as configurações originais. Trata-se de renunciar a vida afastada de Deus, governada pela vontade própria e pelo orgulho. Só então o decreto de vida se ouvirá em nosso espírito: “Venha para fora!”.

Faça esta oração: Senhor Jesus, eu entendi que preciso renascer. Obrigado por me dar a chance de recomeçar. Reconheço que me afastei do Teu propósito original para a minha vida, por isso quero reiniciar, começar tudo de novo. Eu me rendo totalmente! Decido morrer para mim mesmo, para o meu orgulho, autossuficiência e teimosia em achar que posso viver por conta própria. Hoje eu quero reconfigurar a minha relação contigo. Eu Te recebo agora como meu Salvador e Senhor. Em nome de Jesus, amém!

Compartilhe em suas redes sociais