O Poder dos olhos

De todos os nossos cinco sentidos, possivelmente concordamos que a visão é a mais indispensável. Nossos olhos são determinantes para o pleno funcionamento da vida como um todo, tanto exterior quanto interior. É através deles que somos principalmente afetados em nossas emoções. As cenas que contemplamos podem nos fazer bem ou mal, podem nos deixar deslumbrados ou chocados.

No Sermão do Monte, Jesus disse que os olhos são a candeia do corpo (Mateus 6:22-23). Eles são a lâmpada do nosso interior. Se forem bons, trará luz; mas, se forem maus, trará trevas. A maneira como vemos a vida e também as pessoas, é que vai determinar nossa saúde emocional. Por exemplo, se duas pessoas enfrentam a mesma circunstância difícil, uma delas pode encarar de forma construtiva e se manter tranquila, enquanto a outra pode criar uma tempestade em copo d’água e se desesperar. A primeira trouxe luz, a segunda trouxe trevas.

Se uma pessoa escolhe assistir vídeos e ler postagens sensacionalistas nas redes sociais, que criticam os outros, que enfatizam o mal e a corrupção, que condenam e hostilizam pessoas, autoridades, etc., esta vai atrair estresse, angústia e depressão. Mas, se outra escolhe assistir bons vídeos, que educam, que enfatizam os verdadeiros valores, que são construtivos, que enaltecem as pessoas pelas suas qualidades, vai atrair alegria, saúde emocional, fé, bem estar, qualidade de vida!

 

A cobiça dos olhos

O marketing, por exemplo, usa a psicologia das cores para atrair clientes. “Elas (as cores) trazem vida a tudo que conhecemos e são capazes de alterar nosso humor, liberar substâncias no organismo e influenciar o cérebro em determinadas situações. É pela psicologia das cores que sabemos hoje como cada cor age sobre nós… O poder da gama colorida vai muito além do visual. As cores são capazes também de motivar nosso senso de compra. Isso significa que compramos ou deixamos de comprar produtos apenas pelo impacto de um olhar” (Fonte: Plataforma Solution).

Temos um inimigo que entende muito bem de psicologia e é expert em marketing! Ele sabe que somos facilmente seduzidos pelos olhos. Começou lá no Éden (Gênesis 3:6). Todo pecado é atraente aos olhos. A serpente atraiu Eva pelos olhos. Ninguém se atrai por algo horrendo, feio, ou sem graça. Quem nunca comeu mais do que precisava só por causa do “olho grande” e depois passou mal?

Os olhos são o meio mais eficiente de atração e sedução (I João 2:16; Tiago 1:14). Cobiça é “desejo intenso e egoísta de possuir algo que pertence a outra pessoa”. No grego, a palavra traduzida significa “arrastar para fora” ou “atrair para fora”. Aqui tem o

 

sentido de caça, para ilustrar a sedução do pecado. As tentações podem nos afastar do caminho correto, da mesma forma que um animal é atraído pela isca em uma armadilha. Toda isca é atraente, e ela quer nos arrastar para fora da presença de Deus.

Jó declara que fez um acordo com seus olhos (Jó 31:1-2). Fazer um acordo com os olhos é sobre uma tomada de decisão. Jesus falou sobre isso (Mateus 5:28-29). Não se trata de arrancar o olho literalmente, mas de uma atitude radical. Tudo começa com um olhar. Com Davi foi assim (II Samuel 11:2-4). Ele viu Bate-Seba e foi seduzido pelos olhos. Depois disso, procurou saber quem era, mandou que a trouxessem e, finalmente, se deitou com ela. As consequências foram trágicas! Se nos deixarmos seduzir pelos olhos, será muito difícil depois frear nossos impulsos.

 

Os olhos do corpo e os olhos espirituais

Temos que admitir que nossos olhos gostam de coisas belas. Preferimos as aparências, a estética, o exterior. Quantos já fizeram uma escolha errada ao se casarem porque valorizaram mais o exterior, o corpo, a beleza…! As crianças, por exemplo, são muito exploradas pelo marketing, porque facilmente se atraem pelas cores, pelo brilho, pelas aparências. E, como os pais hoje em dia estão cada vez mais subservientes aos filhos, fazendo a vontade deles, isso vende muito. Uma criança espiritual tem a mesma reação. Como ela não está amadurecida, aprofundada na palavra, não consegue ver a essência do que lhe vem aos olhos e faz escolhas erradas.

O que é físico podemos ver, mas o que é espiritual não. Satanás sabe disso, e faz coisas incríveis no plano físico para nos afastar do espiritual. O apelo visual, hoje em dia, é cada vez mais intenso, por conta das telas. O uso excessivo das telas está afetando a imaginação das crianças e dos adultos, e tornando a mente mais preguiçosa. Isso explica porque o aspecto místico da nossa relação com Deus está sendo afetada. Paulo nos instrui sobre onde devemos fixar os olhos (II Coríntios 4:18). O problema é que as coisas que se vêem concorrem com as que não se vêem; e, se somos guiados pelos olhos físicos, nos afastamos do que é espiritual, que não se vê, mas é eterno.

O que principalmente nosso inimigo quer provocar é a insensibilidade espiritual. Quanto mais ele consegue atrair no plano físico, mais fácil fica para nos afastar do Pai. Nossa visão espiritual é tanto menor quanto maior for a visão das coisas do mundo. Por que muitas pessoas não conseguem entender as coisas espirituais e olhar para dentro de si mesmas? Porque os olhos no mundo tiram a sensibilidade espiritual. Só os que são intencionais e determinados em manter os olhos no Senhor, podem receber visão espiritual e serem livres das armadilhas (Salmos 25:15).

Compartilhe em suas redes sociais