SÉRIE: FIRMADOS NA ROCHA - 3. ANIMEM-SE UNS AOS OUTROS

Não fomos criados para andar sozinhos. Deus nos planejou para vivermos em família, em comunidade. Já no início Ele declarou: “... Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gênesis 2:18). É em família, através de relacionamentos profundos, que crescemos no caráter e amadurecemos. Jesus não foi um monge; não viveu num mosteiro. Ele buscava relacionamentos!

A Bíblia diz: “Deus faz com que o solitário viva em família; liberta os cativos para a prosperidade, mas os rebeldes habitam em terra estéril” (Salmos 68:6). Deus, por meio de Cristo, nos libertou e nos estabeleceu numa família espiritual, o que nos faz prosperar. No entanto, alguns se rebelam, não aceitam a vida em comunidade, por isso se isolam, vivem no deserto, na terra estéril, o contrário da prosperidade.

Somos exortados a andar em aliança: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:9,10). Não mais andamos no pecado, mas podemos cair nele. Estamos sujeitos ao desânimo diante dos constantes conflitos da vida. E o nosso inimigo está sempre criando circunstâncias, para nos tentar fazer retroceder da fé.

Quem decide andar com Jesus sabe que haverá resistências. Lutar contra o pecado e o mundo tem um preço, exige renúncia, implica sacrifício (Lucas 9:23). A cruz dói! O próprio Jesus chegou a pedir ao Pai que O poupasse dela, então é natural que sejamos tentados a retroceder. É por isso que precisamos andar em família, a Igreja, um ambiente de cuidado mútuo, onde todos se importam com todos, a fim de que ninguém desanime!

Ovelhas se protegem

As ovelhas vivem em rebanho principalmente por instinto de proteção e defesa contra predadores. Esse instinto de rebanho é muito forte nelas, pois, estando agrupadas, elas aumentam suas chances de sobrevivência, já que um animal isolado fica mais vulnerável. Elas são animais dóceis e inseguros, sem muitos mecanismos naturais de defesa, o que reforça a necessidade de viverem próximas umas das outras para garantir a segurança. A Bíblia diz que Satanás é o predador (I Pedro 5:8).

A metáfora da ovelha e do pastor, que a Bíblia descreve constantemente, nos lembra que quem renasceu em Cristo é ovelha, e ovelha anda em rebanho. Ovelha cuida de ovelha. Quando estão juntas, em rebanho, se protegem. As ovelhas mais velhas cuidam dos cordeirinhos, que são as recém-nascidas. Jesus perguntou a Pedro: “... Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes?”. Em resposta à afirmativa de Pedro, Jesus disse: “... Cuide dos meus cordeiros” (João 21:15). Esta é a maior prova de amor! Ele se reflete no cuidado com nossos irmãos, especialmente com os que ainda são frágeis espiritualmente!

Muitas ovelhas não se firmam na fé porque não encontram alguém com quem falar das suas fraquezas. Outras não têm coragem de se abrir, acham que serão julgadas e rejeitadas. Por outro lado, muitas vezes, as ovelhas mais velhas não estão interessadas em cuidar das mais novas. Paulo diz que quando não vivemos como corpo, atraímos enfermidade, fraqueza, e até morte (I Coríntios 11:29-30). Mas, quando há cuidado mútuo, unidade e interdependência, o corpo fica forte, saudável e cheio de vitalidade.

Quem ama se importa

Paulo diz à igreja de Tessalonicenses: “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo” (I Tessalonicenses 5:11). A palavra “exortem-se” é “consolem-se”, do grego parakaleo, que vem de parakleto, a referência que Jesus fez ao Espírito Santo (João 14:16). O significado é “chamar para o lado, convocar, para consolar, encorajar, confortar e fortalecer por consolo”. Se este é o papel do Espírito Santo, e Ele habita em nós, cada crente tem essa função.

O autor aos hebreus diz: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3:12,13). Trata-se de um alerta. Pode acontecer de nos afastarmos do Deus vivo! “Encorajem-se” é a mesma palavra parakaleo. O tempo que se chama “hoje” é sobre senso de urgência, não deixar para amanhã, não procrastinar. Ninguém pode se perder, endurecido pelo pecado!

O pecado é uma ilusão. A serpente enganou, persuadiu Eva, tornando o pecado atraente. Satanás não se apresenta com chifres e tridentes, mas de forma cativante e convincente. Por isso, nossos irmãos podem nos ajudar a ver o que não estamos vendo. Todos nós temos pontos cegos em nosso interior. Precisamos uns dos outros para remover os ciscos dos nossos olhos.

Se amarmos verdadeiramente, vamos nos importar o bastante para confrontar uns aos outros. E, se formos realmente humildes, vamos buscar ajuda quando percebermos que não conseguimos andar sozinhos, e dar ouvidos às palavras de alerta!

Compartilhe em suas redes sociais