A LUZ DO MUNDO É A LUZ DA VIDA

A LUZ DO MUNDO É A LUZ DA VIDA


A escuridão nos paralisa. Nada podemos fazer num ambiente escuro, onde não podemos enxergar. Dos cinco sentidos a visão talvez seja a mais relevante, porque ela nos possibilita a ação e a locomoção. Sem visão não podemos ir a lugar algum.

Jesus disse: “... Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Se Jesus veio ao mundo para iluminá-lo é porque ele está na escuridão. Aqui a palavra “vida” vem do grego zoe; trata-se da vida eterna e completa, a plenitude da bênção que vem de Deus. Não é sobre uma luz física, mas espiritual. Existe uma escuridão existencial na alma humana que só pode ser dissipada pela única Luz, porquanto Jesus disse que é a luz e não uma luz!


Luz é direção

A Bíblia diz que no início da criação a terra estava em trevas: “Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz” (Gênesis 1:2,3). Acontece que, depois que o pecado entrou no mundo, as trevas espirituais dominaram a terra. Foi por causa disso que Deus enviou Jesus. Ele é a declaração de Deus ao mundo dizendo: “Haja luz”.

O apóstolo João escreve: “... Deus é luz; nele não há treva alguma” (I João 1:5). Se Ele é luz, então, por onde Ele vai a luz entra e as trevas não prevalecem. Andar com
Deus, portanto, é andar na luz. E o que significa andar na luz?

Andar na luz é ter direção e mobilidade. Trevas nos paralisam, luz nos move. De que adianta ter mobilidade sem a visão? Em nós está a mobilidade, o potencial para irmos para frente. Deus nos criou para progredir, evoluir, crescer, conquistar. Mas sem luz nada podemos fazer. Precisamos de direção em nossa vida, saber para onde estamos indo.

Uma pessoa iluminada é alguém que toma decisões certas, que faz escolhas
corretas. Nossas escolhas determinam o nosso destino. Escolhas são sementes que vão brotar e no futuro produzir muito fruto. Os frutos são as consequências, e elas podem ser boas ou ruins, dependendo das escolhas que fazemos.

Luz é consciência

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, ou seja, com responsabilidade e capacidade de raciocinar e fazer escolhas. Ele não escolhe por nós e não interfere em nossas escolhas, somos seres autônomos. No entanto, Ele nos oferece a luz, a condição para fazer escolhas certas. Assim, ninguém tem desculpas, ninguém pode dizer que não teve a oportunidade de acertar!

O ser humano tem uma tendência terrível: colocar a culpa nos outros. Isso já começou no Éden, quando Adão tentou jogar a culpa em Eva, e esta na serpente. A sociedade moderna nutre um sentimento de vitimismo generalizado. Para todos os males tentamos achar alguém culpado, o governo, a sociedade, os antepassados, Deus, o Diabo, meu temperamento, minha bipolaridade, etc). É por isso que todos exigem reivindicam direitos, brigam, discutem, processam judicialmente uns aos outros… Mas esse comportamento é um claro sinal de trevas interiores!

Poucos são os que admitem a culpa ou assumem a responsabilidade por algo. A maioria quer tirar o corpo fora. É por causa da escuridão da alma. No escuro escondemos nossos pecados, erros, e as nossas verdadeiras intenções. Somos, por natureza, dissimulados. E por que fazemos isso? Porque queremos parecer melhores do que realmente somos, para sermos aceitos, respeitados, reconhecidos, aprovados.

Luz é prosperidade

Jesus disse que é a luz do mundo no contexto em que uma mulher foi flagrada em adultério e os religiosos quiseram apedrejá-la. Eles quiseram fazer isso porque estavam em trevas, e não conseguiam enxergar que eram tão pecadores quanto ela.

Quando enxergamos o errado, temos a oportunidade de escolher o certo. Um caminho iluminado revela os limites, as curvas, os buracos e as placas de sinalização. Jesus é a Luz porque Ele nos faz discernir entre o certo e o errado. É o Seu parâmetro que nos leva ao êxito.

A Bíblia diz: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais
até à plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam” (Provérbios 4:18,19). É terrível tropeçar e cair sem saber porque! Muitos perguntam: “Por que as coisas não dão certo em minha vida?”. Elas não sabem, porque andam no escuro e não acertam as decisões! Mas o caminho do justo é cada vez mais iluminado, porque anda em direção à Luz, e assim faz escolhas certas.

Quem anda na luz consegue discernir entre o certo e o errado e enxergar os seus erros. No entanto, admiti-los, reconhecê-los, confessá-los e abandoná-los é outra coisa. A Bíblia diz: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28:13). O segredo da prosperidade está em enxergar, confessar a abandonar os pecados. A Luz já veio. Ir até ela é uma escolha. Portanto, faça a escolha para que as escolhas da sua vida prosperem.

Compartilhe em suas redes sociais