SÉRIE: JESUS É O SENHOR 7. JESUS CRISTO É O SENHOR DO UNIVERSO

A visão mais gloriosa e abrangente de todas é que Jesus Cristo é o Senhor do Universo. Deus exerceu um poder incomparável ao ressuscitar a Cristo e fazê-Lo assentar-Se à Sua direita, muito acima de qualquer governo, autoridade ou nome que se possa mencionar (Efésios 1:17-23). Deus O designou cabeça não só da Igreja, mas de todas as coisas (v 22).

João, em sua visão apocalíptica, viu os céus abertos (Apocalipse 19:6). Ele viu também Jesus, voltando pela segunda vez à Terra, montado em um cavalo branco, vindo com grande poder e glória (Apocalipse 19:16). Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Para compreendermos a extensão desse senhorio, vamos destacar seis esferas fundamentais do Universo, sobre as quais Jesus domina:

1. O Reino da Natureza (Mateus 8:23-27). Quando Jesus atuava, os homens e mulheres ficavam maravilhados e confusos. Eles exclamavam: “Quem é este?” Em certa oportunidade, quando estava no barco com Seus discípulos, o vento levantou uma tempestade e o barco começou a afundar. Ao olharem, finalmente, para o Mestre, que dormia, clamaram: “... Senhor, salva-nos!...” (v 25). Então, Ele Se levantou e repreendeu os ventos e o mar (v 26). Os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “... Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (v 27).

2. O Reino dos Vivos: Jesus é o Senhor sobre o ser humano integralmente, tendo poder para curar corpos, restaurar almas e perdoar pecados. Certa vez, veio um leproso, com o corpo cheio de chagas e, ajoelhando-se diante de Cristo, pediu para ser curado. Jesus, apenas disse: “... Seja purificado!”. Imediatamente a lepra o deixou (Marcos 1:40-42). Em outra oportunidade, trouxeram-lhe um paralítico para ser curado. Ele lhe perdoou os pecados e ordenou que se levantasse (Marcos 2:10-12). As pessoas glorificavam a Deus dizendo: “... Nunca vimos nada igual” (v 12).

3. O Reino dos Demônios: Passando por uma região, certa vez um homem endemoninhado foi ao seu encontro (Lucas 8:26-27). Quando Jesus perguntou qual era o seu nome, ele respondeu: “... Legião, respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele” (v 30). Só a presença de Jesus era suficiente para lhes atormentar (v 28). Depois que o homem foi liberto, o povo da cidade foi ver o que havia acontecido (v 35). Foi tão espantoso, que ficaram com medo! Ele é Senhor sobre todos os demônios.

4. O Reino dos Mortos: Jesus tinha um amigo em Betânia, Lázaro. Um dia, chegou a notícia de que ele estava enfermo, e as irmãs dele pediram para Jesus ir vê-lo imediatamente. Mas Ele demorou em fazê-lo. Quando chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia morrido e estava sepultado (João 11:17). Ao ressuscitá-lo, Jesus demonstrou Seu total poder sobre a morte (João 11:38-44).

Ao morrer, Cristo desceu às profundezas da terra (Efésios 4:9). Ele teve que ir para a morada dos mortos, o Hades. O Hades era o lugar para onde iam os mortos - os pecadores e os salvos. Mas Ele não ficou lá (Atos 2:31). Com Sua morte, Cristo venceu e destruiu aquele que tinha o poder da morte (Hebreus 2:14-5). Jesus tomou as chaves da morte e do Hades, triunfando onde nenhum outro jamais venceu (Apocalipse 1.17-18).

5. O Reino dos Anjos: Pouco antes de ser crucificado, Jesus estava no horto de Getsêmani orando intensamente. Ia ser entregue em sacrifício e sabia. Quando a multidão armada de espadas e varas chegou perto, Pedro quis defendê-lo puxando a espada (Mateus 26:50-51). Mas Jesus interveio deixando claro também Seu poder sobre o reino dos anjos (Mateus 26:52-53). Ele tem legiões de seres celestiais à Sua disposição, que O servem e O adoram continuamente!

6. O Reino dos Governos Humanos: Ao ser interrogado, Pilatos ficou irritado porque Jesus não lhe respondia, e quis se impor, pensando ele que em suas mãos tinha algum poder (João 19:9-11). Embora tenha se submetido a Pilatos, Jesus afirmou que nenhuma autoridade humana existiria se não fosse dada do alto, pois Ele é quem estabelece e remove reis (Daniel 2:20-21).

Jesus viveu o paradoxo da riqueza que se fez pobreza (II Coríntios 8:9). Ele, que é o Senhor do Universo, permitiu-se ser preso, açoitado e pregado em uma cruz, despojando-se de Sua autoridade para possibilitar nossa redenção (Filipenses 2:5-8). No entanto, ao ressuscitar, Ele conquistou tudo com glória e subiu aos céus, onde as portas da eternidade se abriram para receber o Rei da Glória (Salmos 24:7-10).

Hoje, Cristo está assentado no trono e o Pai está colocando todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés (Salmos 110:1). Como a Igreja é o Corpo de Cristo, tudo o que está sob os pés dEle também está submetido à Igreja. Somos chamados para ser um corpo triunfante que caminha sob a direção da Cabeça, que é Cristo.

Finalmente, a história culminará diante de um Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11). Naquele dia, não haverá exceções: todos os seres, nos céus, na terra e debaixo da terra, se ajoelharão e cada língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2:10-11). De qual lado do trono você estará? Os que O reconhecem como Senhor agora, por amor e obediência, ouvirão o convite para herdar o Reino preparado desde a fundação do mundo (Mateus 25:34).

Compartilhe em suas redes sociais