A sujeira nos incomoda. Ninguém gosta de andar sujo ou de ambientes sujos. Não fomos criados para andar na sujeira, ela faz mal à saúde. A sujeira cria um ambiente favorável à proliferação de doenças infecciosas que podem matar. O pecado é a sujeira espiritual. Não fomos criados para o pecado! A impureza espiritual atrai doenças na alma. Pessoas morrem por causa da sujeira, tanto física quanto espiritual.
Assim como fisicamente nos sujamos e por isso precisamos nos banhar diariamente, também nossa natureza pecaminosa torna nossa alma suja, por isso precisamos de purificação. Jesus Se apresenta como a água (palavra) que pode nos purificar: “Vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado” (João 15:3). A água do batismo é um símbolo da lavagem interior, que acontece por meio do arrependimento. A Bíblia diz: “... Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados…” (Atos 2:38). O arrependimento é um despojamento, é como tirar a roupa velha e suja para depois se banhar nas águas de Deus.
1º Passo: Despir-se
Precisamos nos despir antes de tomar banho! Banhar-se usando roupas sujas não traz purificação. Paulo escreve: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos” (Efésios 4:22). Despir-se é renunciar, por meio do arrependimento, as práticas pecaminosas (Efésios 4:25-32, Colossenses 3:5-9). Para que alguém tome a iniciativa de banhar-se é preciso reconhecer que está sujo. Portanto, o arrependimento requer consciência e convencimento do pecado. Muitos resistem à purificação porque, como uma criança, não têm entendimento do mal que a sujeira pode lhe causar. Jesus disse que o Espírito Santo nos convenceria do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Ele nos faz perceber a sujeira e nos faz reconhecer que precisamos de purificação. Quem está sujo, mas pensa que está limpo, certamente vai continuar na sua impureza. Num ambiente onde todos estão sem banho, ninguém vai perceber o mau cheiro. Mas quando alguém é convencido, o orgulho é quebrado, as resistências caem, e, então, não hesita em se despir.
Quando nos despimos, nossas impurezas são reveladas. Arrependimento, portanto, produz confissão de pecados, traz à luz o que está escondido, torna o pecador humilde para abrir o jogo e confessar seus erros!
2º Passo: Banhar-se
Só depois do arrependimento é que a água entra em operação. A água purificadora é o próprio Jesus. A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). O perdão de Jesus cancela todas as impurezas, elimina toda a sujeira! - “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43:25). Mergulhar nas águas de Deus é receber a palavra, que, por sua vez, nos purifica - “... Assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra” (Efésios 5:25-26). A água corrente (água viva - João 4:10) leva a sujeira para longe.
Jesus disse que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (João 3:5). Quem não passar pela água da purificação, não pode entrar no Reino. Quando Israel saiu do Egito eles passaram pelo Mar Vermelho, simbolizando o batismo que hoje praticamos logo que saímos da escravidão deste mundo (I Coríntios 10:2). No céu não pode entrar pecado (sujeira), por isso Jesus, pela Sua graça, mediante arrependimento, nos purifica!
3º Passo: Revestir-se
Depois de nos purificarmos, podemos nos vestir com roupas limpas. Roupa limpa ou perfume em cima de sujeira é apenas aparência. É inútil tentar mudar a atitude permanecendo sujo por dentro! Veste-se roupa limpa depois de um banho. A Bíblia diz que devemos nos revestir do novo homem (Efésios 4:22-24; Colossenses 3:9-10; 12-14). Trata-se do caráter de Cristo. Se alguém tem atitudes limpas é porque sua alma está limpa. Somos por fora o que somos por dentro. Máscaras não duram muito tempo!
Isaías diz: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias” (Isaías 61:10). Assim como todos se sentem bem depois de um banho, a purificação da alma e as roupas espirituais nos trazem alegria verdadeira, felicidade e realização.
O caráter de Cristo em alguém é como uma pessoa perfumada que se destaca num ambiente fedorento e atrai a atenção de todos. Paulo diz que Deus “... Em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo… ” (II Coríntios 2:14-15).