(Salmos 121:1-8)
A narrativa da serpente ao seduzir Eva para que comesse do fruto foi: “... No dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3:5). Esse é o pecado original, ser como Deus, se autogovernar. Portanto, o maior desafio do ser humano é confiar plenamente em Deus. Quando controlamos nossa própria vida, fazemos escolhas erradas, baseadas em nossa natureza pecaminosa, e isso traz ruína. A marca do novo nascimento é a entrega do controle da nossa vida a Cristo. Jesus nos salvou de nós mesmos, da auto suficiência.
Por isso, em situações difíceis nossa tendência é sempre voltar ao controle. Quando o carona pula no motorista querendo assumir o volante, ele piora a situação, porque duas pessoas dirigindo o mesmo carro não dá certo! Jairo era um dos líderes da sinagoga e foi a Jesus buscar socorro porque sua filha de doze anos estava morrendo. Enquanto Jesus o acompanhava para ir a sua casa, algumas pessoas vieram ao seu encontro e disseram que a menina já havia morrido. Certamente Jairo foi tentado a reassumir o comando, mas Jesus olhou para ele e disse: “Não tenha medo; tão somente creia” (Marcos 5:36). Ele estava dizendo "não se preocupe, deixa eu continuar no volante!”. No Salmo 121 Davi faz uma reflexão sobre o que a confiança em Deus promove em nossa vida!
Ele nos socorre (vs 1-2). Os montes eram lugares de adoração idólatra pagã. Ídolo é tudo o que achamos que pode substituir Deus. Colocar a confiança em ídolos é inútil. Todo ídolo (coisas, pessoas, artifícios humanos, dinheiro, inteligência, habilidades…) oferece uma proposta ilusória prometendo vantagens, prazeres e segurança. Davi escreveu: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes” (Salmos 20:7-8). O verdadeiro socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra! O poder do Criador é suficiente para vencer qualquer inimigo - “... Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).
Ele não permite que tropecemos (v 3). Tropeçar é fazer escolhas erradas, em desalinho com os princípios da palavra. Ele não nos permite tropeçar porque ilumina nosso caminho (Provérbios 4:18-19). Quem coloca a sua confiança em Deus não corre o risco de tropeçar e cair (Salmos 119:105).
Ele não dorme (v 4). “... Ele está sempre alerta”. Que segurança podemos ter! A Bíblia diz que Ele também não se cansa (Isaías 40:28). Deus trabalha no turno da noite! O livro de Ester conta uma linda história sobre a proteção de Deus. Hamã tinha ódio de Mardoqueu, primo da rainha Ester, e por isso persuadiu o rei a fazer um decreto a fim de destruir os judeus. Na mesma noite em que uma forca era erguida a pedido de Hamã para enforcar Mardoqueu na manhã seguinte, o rei teve insônia e pediu para ler o livro das crônicas do seu reino (Ester 6). Lá estava registrado que Mardoqueu havia denunciado uma conspiração contra o rei alguns anos antes. Em vez de Mardoqueu ser enforcado na manhã seguinte, ele foi honrado, e Hamã foi enforcado. Deus está sempre alerta para proteger os que buscam socorro nEle!
A sua sombra nos protege (vs 5-6). Assim como a sombra está sempre ao nosso lado e é impossível que se afaste, também o Senhor está ao nosso lado sempre. Quando confiamos nEle, ficamos próximos, e Ele nunca Se afasta. De dia o sol não nos ferirá. Os raios do sol queimam nossa pele. São as circunstâncias adversas, que nos afligem e causam dores de alma. Mas a sombra dEle nos protege e revigora (Salmos 91:1). A lua também não nos ferirá de noite. No deserto, à noite, a temperatura cai abruptamente e os perigos rondam. Trata-se dos períodos obscuros e sombrios da nossa vida. Mas também nessas horas o Senhor está presente!
Ele nos protege de todo o mal (v 7). Refere-se ao mal moral e físico. Mas, existe somente um mal que devemos temer: o pecado. Jesus nos ensinou a orar: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13). Este é o verdadeiro mal, porque leva ao inferno, à condenação eterna (Mateus 10:28). Mas, aquele que confia no Senhor não se entregará aos ídolos, nem à sua carne, por isso será guardado do pior mal que existe.
Ele protege a nossa saída e a nossa chegada (v 8). É uma referência a todos os nossos projetos e empreendimentos. Os que confiam no Senhor não precisam temer as circunstâncias desfavoráveis da economia. Eles não dependem das condições do mercado de ações, ou da política econômica do governo, ou da cotação da moeda, pois são abençoados em tudo o que fazem. Quem depende do Senhor, se distingue dos demais, pois tem seu coração tranquilo; sabe que Deus está ao volante da sua vida e o abençoa, fazendo-o prosperar em tudo.