“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).
Você é chamado para participar, não somente para crer. Mesmo no Éden, lugar perfeito, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Fomos criados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família. Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar.
Para que os órgãos do corpo cumpram o seu propósito, eles precisam estar conectados ao corpo. O mesmo ocorre com você, como parte do corpo de Cristo. Você foi criado para uma função específica, mas irá perder esse propósito para a sua vida se não estiver agregado a uma igreja local (Romanos 12:4-5).
DEUS AMA A IGREJA
Assim como um órgão que, desligado do corpo, murcha e morre, também um membro desligado da igreja local esfria e morre espiritualmente. É por isso que o primeiro sintoma de declínio espiritual é normalmente o comparecimento irregular aos cultos e a outras reuniões. A pessoa que diz “eu não preciso da igreja” é tanto arrogante quanto ignorante. Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. A Bíblia a chama de Noiva de Cristo (II Coríntios 11:2, Apocalipse 19:7). Como pode alguém dizer que ama a Jesus, mas não gosta da esposa dEle? Muitos cristãos usam a igreja mas não a amam. Quase todas as vezes que a palavra “igreja” é utilizada na Bíblia, ela se refere a uma congregação visível e local. Por conta da independência e do individualismo, surgiram hoje em dia muitos órfãos espirituais - o “crente coelho”, que fica saltando de uma igreja para outra, sem filiação, responsabilidade ou compromisso. Mas, segundo a Bíblia, é impossível ser um cristão sem estar unido a uma igreja local!
POR QUE VOCÊ PRECISA DE UMA FAMÍLIA
CONCLUSÃO. Assim como uma criança, quando nasce, precisa se tornar membro de uma família específica (onde será nutrida, cuidada e crescerá forte e saudável), quando você nasce de novo também precisa se tornar membro de uma igreja local. Numa família existem benefícios, mas também responsabilidades!
Você nunca encontrará a igreja perfeita, porque foi chamado para amar pecadores imperfeitos. Deus quer que você ame pessoas reais e não pessoas ideais. Em Atos dos Apóstolos os cristãos de Jerusalém eram dedicados à comunhão (Atos 2:42). A vida cristã é mais do que um compromisso com Cristo; ela inclui compromisso com outros cristãos.