A Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe - este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6:2-3).
Honrar os pais não é uma sugestão, mas um mandamento. Infelizmente desonrar os pais tornou-se um modelo de vida normal em nossos dias. Vemos isso nos filmes, em novelas e propagandas, onde filhos desconsideram os pais e os tratam com desprezo, sendo abertamente vistos como heróis. Mas Deus diz: “Maldito quem desonrar o seu pai ou sua mãe...” (Deuteronômio 27:16).
A Bíblia nos fala de um filho que desonrou seu pai e colheu maldição sobre as suas gerações. Cam, o filho mais novo de Noé, zombou do seu pai ao vê-lo caído, embriagado e nu em sua tenda. Cam contou aos seus irmãos a vergonha de seu pai. Porém, os outros filhos de Nóe agiram de forma diferente. Pegaram uma capa, colocaram-na sobre os ombros de ambos e andando de costas dentro da tenda, cobriram a nudez de seu pai. Na manhã seguinte, Noé despertou e descobriu o que Cam havia feito. Então ele amaldiçoou os descendentes de Canaã, os filhos de Cam (Gênesis 9:25-27). O fracasso moral de Noé tornou-se um teste de honra para seus três filhos, pois revelou o coração deles (Jeremias 17:9-10; Romanos 8:28-29). Não podemos desculpar o nosso mau comportamento alegando o mau comportamento dos outros (Provérbios 17:13; Romanos 12:17-21). Deus nos diz para honrarmos nossos pais, independente do quanto eles sejam bons ou maus aos nossos olhos e de quão honrosa ou desonrosa seja a conduta deles.
A recompensa será dobrada: “... Para que tudo te corra bem”. Você terá êxito em tudo na vida, juntamente com paz, alegria, amor e saúde. Em segundo lugar: “... Tenhas vida longa sobre a terra”. É a promessa de não morrer prematuramente!
A honra da esposa
“... E a mulher trate o marido com todo o respeito” (Efésios 5:33). A esposa deve honrar o seu marido. É impossível haver verdadeira paz e bênção em um lar onde a esposa lidera ou domina, onde o marido não é respeitado como o líder. Mas quando uma mulher de Deus valoriza seu marido como líder do lar, ela receberá a recompensa da honra, que poderá vir diretamente, através dele e às vezes por outros meios (1 Pedro 4:10).
Como devem agir as esposas de maridos não salvos? “... Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento da sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês” (I Pedro 3:1-2). Se o marido ainda não é salvo, é o seu comportamento ao honrá-lo que o alcançará, não a sua pregação ou ensino.
A honra aos filhos
Frequentemente encontramos pais que tratam os filhos como se fossem um estorvo. Filhos precisam de incentivo, direção e afirmação. Eles esperam por aprovação, precisam se sentir amados e valorizados; do contrário, vão buscar isso nos lugares errados. Deus diz: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Salmo 127:2). Em vez de se alegrarem com esta promessa, muitos pais reclamam dos seus filhos dando-lhes adjetivos como “pestinhas”, “aborrecentes”, etc. As palavras dos pais têm enorme peso na vida dos filhos.
Pais também desonram seus filhos por meio da ausência de disciplina. Existem pais que simplesmente ignoram as escrituras e preferem as técnicas da psicologia (2 Timóteo 3:16-17). Se os pais se recusam a corrigir seus filhos, eles se tornam rebeldes e desrespeitosos. Quando os pais querem ganhar o amor de seus filhos tentando agradá-los sem corrigi-los, a reação deles é oposta. A Bíblia diz: “Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo” (Provérbios 13:24). E também “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29:15).
A honra do marido
“Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações” (I Pedro 3:7). O marido deve honrar sua esposa de duas maneiras:
1) Como parte mais frágil. Isso quer dizer que a força física da mulher comum é inferior a do homem comum, por isso eles devem tratá-las como damas. Os homens são fortes e devem proteger suas esposas, como também serem sempre prestativos no que se requer o uso de mais força. Isso implica também em ser gentil, atencioso, tratar com delicadeza, dar preferência a ela e ser sensível às suas necessidades. No Reino, liderar é servir e não dominar.
2) Como coerdeiras da graça da vida (Gênesis 1:27). Elas não estão numa posição inferior, mas em plena igualdade diante de Deus. Quando maridos tolhem suas esposas ministerialmente, achando que não cabe a elas o papel de ministrar e ensinar, eles estão desonrando-as. A última parte do versículo é surpreendente: se o marido desonra sua esposa, suas orações não são ouvidas! A boa notícia também é verdade: se você honra sua esposa, você terá confiança quando estiver em oração diante do Senhor. A honra abre os céus atrai a recompensa sobre nossas vidas. Amém!