Regenerados pela semente que não morre

Paz a esta casa
Publicado em 31/08/2023

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada” (I Pedro 1:23-25 - NVI).

Regenerar é gerar de novo. A vontade de Deus é que todo o ser humano volte ao relacionamento com Ele, o que só é possível por meio da regeneração. Jesus disse: “... Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Trata-se de uma mudança de natureza (coração) e não uma mudança de crenças (religião).

Precisamos de uma natureza espiritual, que é a natureza divina, dada pelo Espírito Santo. Regenerar é nascer do Espírito, através de uma semente imperecível, que não apodrece e não morre. Fisicamente fomos gerados de semente perecível, por isso nosso corpo cresce, envelhece e morre. O texto diz: “Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva...” (I Pedro 1:24). Assim como a flor murcha, também a velhice chega, as rugas aparecem e o corpo perde sua vitalidade, saúde e beleza.

 

A semente é a Palavra

Mas a regeneração vem da semente espiritual, imperecível. Qual a semente da regeneração? É a palavra de Deus! - “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre… (I Pedro 1:25). Esta nunca muda, é eterna! Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21:33).

Mas toda semente precisa ser plantada para poder brotar e produzir, pois separada da terra ela é inútil. Jesus disse que a terra para esta semente é o coração das pessoas. Receber a semente é dar ouvidos, considerar, a palavra de Deus. A Bíblia diz: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

A regeneração acontece quando o coração se torna terra fértil, e a palavra penetra. A palavra de Deus persuade, mas receber ou rejeitar esta semente é uma escolha humana. O mistério de fazer uma semente germinar pertence a Deus, mas preparar a terra e plantar a semente são iniciativas humanas. Quando estas duas ações se encontram, o mistério da vida se manifesta.

 

Quatro tipos de solo

Ao falar sobre este assunto, Jesus contou a Parábola do Semeador: "Um lavrador saiu para semear. Enquanto espalhava as sementes pelo campo, algumas caíram à beira do caminho, e as aves vieram e as comeram… As sementes que caíram à beira do caminho representam os que ouvem a mensagem sobre o reino e não a entendem. Então o maligno vem e arranca a semente que foi lançada em seu coração” (Mateus 13:3-4, 19). Na prática, são as pessoas que nunca decidem andar no caminho, estão sempre à margem, na superficialidade; recebem a palavra na mente, mas não no coração, por isso não se comprometem com ela.

“Outras sementes caíram em solo rochoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas… As que caíram no solo rochoso representam aqueles que ouvem a mensagem e, sem demora, a recebem com alegria. Contudo, uma vez que não têm raízes profundas, não duram muito. Assim que enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem, cedo desanimam (Mateus 13:5-6, 20-21). Tais pessoas têm coração endurecido; estão sempre questionando a verdade com suas argumentações e justificativas. Por isso andam por circunstâncias e não pela fé na palavra.

“Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram os brotos…  As que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida e pela sedução da riqueza, de modo que não produzem fruto” (Mateus 13:7, 22). Quantos param nesta fase, por isso não são transformados e não produzem fruto! São apenas religiosos que se acostumaram a frequentar uma igreja.

“Ainda outras caíram em solo fértil e produziram uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior que a quantidade semeada… E as que caíram em solo fértil representam os que ouvem e entendem a mensagem e produzem uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior que a quantidade semeada" (Mateus 13:8, 23). São os que ouvem, entendem e frutificam. Quando a semente vinga, o fruto aparece. O segredo está no solo que recebe a semente!

É inevitável que você produza o fruto da semente que seu coração recebe. A semente imperecível produz vida eterna. Deus quer fazer o mistério da vida brotar em seu coração, mas é sua parte receber a semente, que são os Seus princípios. A semente imperecível será plantada no solo do seu coração e a promessa se cumprirá: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

Compartilhe em suas redes sociais