Eu vou obedecer | 3. Com a minha boca

Uma das maiores dificuldades dos cristãos é falar, anunciar o evangelho com a boca. São muitos os motivos dessa limitação, mas talvez a principal esteja ligada à auto-estima: não queremos ser rejeitados. Temos medo de receber um não, de sermos ridicularizados, ou de que as pessoas se distanciem de nós. O maior desconforto ou dor da nossa alma é a rejeição, por isso sempre fugimos dela!

Mas Jesus disse: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15). A palavra “pregar” vem do latim e significa “fixar com prego”, e no grego é “publicar, proclamar abertamente”. Podemos interpretar como fixar a palavra no coração das pessoas. Paulo diz a Timóteo:  “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo…” (II Timóteo 4:2). Aos romanos, Paulo diz que as pessoas só terão a chance de ouvir se alguém falar! (Romanos 10:14).

 

Somos responsáveis

Moisés se recusou a falar e, dentre as muitas desculpas, ele disse: “... Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar… Não consigo falar bem!” (Êxodo 4:10). Jeremias disse a mesma coisa: “... Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem” (Jeremias 1:6). Existe uma frase bem conhecida que diz: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz” (Ralph Waldo Emerson). É uma frase verdadeira, mas muitas vezes usada como desculpa para não falar, alegando que um bom comportamento é suficiente.

No entanto, não o bom comportamento, mas o de Cristo, é apenas a base da pregação. A nossa boca é como a trombeta de Deus. A Bíblia diz: “Mas, se a sentinela vir chegar a espada e não tocar a trombeta para advertir o povo e a espada vier e tirar a vida de um deles… Eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel… Quando eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá…, mas eu considerarei você responsável pela morte dele” (Ezequiel 33:6-8). Somos todos profetas! Se nos omitirmos, vamos responder diante de Deus.

 

Existe uma promessa

No entanto, há também da parte de Deus uma promessa. Ele falou a Josué: Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido (Josué 1:8). A obediência sempre traz a bênção! Este é o segredo da prosperidade. O salmista diz: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmos 37:4). Quando nos amoldamos aos desejos de Deus, que quer que todos sejam salvos, entramos debaixo da Sua influência abençoadora, porque os desejos dEle passam a ser os nossos!

O nosso inimigo quer travar a nossa boca, porque ele sabe que dela flui poder, sabedoria e unção para salvar. Só a história de cada um de nós já é impressionante. Não é preciso fazer curso de teologia para pregar o evangelho. Os maiores evangelistas não são teólogos, são os que, na simplicidade, comunicam a palavra por meio de relacionamentos. É claro que precisamos crescer no conhecimento das Escrituras e no relacionamento com o Pai, mas o pouco que sabemos é suficiente para nos impulsionar a pregar, porque o nosso testemunho é o que mais impacta as pessoas (1. Como era a minha vida antes de conhecer Jesus; 2. Qual circunstância me levou a buscar a Deus; 3. Como foi que eu encontrei o caminho de volta para Deus; 4. Como é a minha vida agora).

 

Existe cura

A Bíblia conta a história de pessoas que eram mudas, e foram curadas por Jesus. Era uma referência à cura espiritual. Deus quer destravar a nossa língua para que falemos do evangelho! O problema é sempre espiritual, e não físico. Se no espiritual somos curados, fisicamente nossa língua também é destravada. Mateus narra a cura de um mudo (Mateus 9:32-33). Era um espírito que impedia o homem de falar. Quando Jesus expulsou o demônio, ele começou a falar. Não se trata de endemoniamento, mas de uma interferência maligna na intenção de nos impedir de falar.

Em outro texto, encontramos Jesus curando um surdo e gago (Marcos 7:32-35) Ele não conseguia falar corretamente porque era surdo. Sabemos que a mudez está relacionada com a audição. É porque não consegue ouvir que um surdo não aprende a falar. Os surdos espirituais (que não dão ouvidos à palavra) também não conseguem falar. Isaías diz: "Ouçam, surdos; olhem, cegos, e vejam!... Você viu muitas coisas, mas não deu qualquer atenção; seus ouvidos estão abertos, mas você não ouve nada” (Isaías 42:18, 20). Só podemos falar se ouvirmos o Espírito (Romanos 10:17).

Certa vez Jesus Se deparou com um homem trazendo seu filho, que era surdo e mudo, para ser curado (Marcos 9:17-18). Era um espírito que o aprisionava, mas Jesus o expulsou (Marcos 9:25-26). Jesus pode destravar a nossa língua! Podemos usar a nossa própria boca, pelo poder do Espírito que está em nós e repreender esse espírito mudo que quer nos intimidar. Vamos ordenar: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que me deixe e nunca mais me prenda!”. Agora estamos livres, para ir e anunciar o evangelho do Reino!

Compartilhe em suas redes sociais