Roteiro para célula | Semana 2

Acerte o alvo, você consegue!
Publicado em 09/08/2024

  1. Boas vindas e quebra-gelo
  • Compartilhe sobre a consequência de algum erro que você cometeu (uma compra precipitada, algo que você falou, uma decisão sem pensar…).

 

  1. REFLEXÃO

Comentário introdutório:

Todos querem acertar, mas nem todos conseguem. O que determina que algo seja, de fato, um erro? O parâmetro. Se não há parâmetro, não se pode discernir o erro! Deus é tão bom conosco que Ele estabeleceu princípios (parâmetros), que são como uma cerca de proteção. O problema central da humanidade é não aceitar essa cerca, porque pensa que ela é uma prisão e não uma proteção! Isso é o que a Bíblia chama de “pecado”, que no original hebraico, significa “errar o alvo”, ou “errar o caminho”.

 

  1. De acordo com os textos seguintes, qual é a proposta de Deus e qual foi a escolha do homem?

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida…” (Gênesis 2:7).

“Pois o salário do pecado é a morte…  (Romanos 6:23).

 

Para muitos, é mais fácil dizer que Deus não existe do que admitir que esteja quebrando os princípios, rompendo a cerca; porque, se Deus não existe, não existem parâmetros, se não existem parâmetros não existem erros, se não existem erros, não existem consequências. Se pecado é “errar o alvo”, então é o mesmo que tomar um caminho oposto ao de Deus, o Autor da vida.

 

  1. Leia os versículos seguintes e tente descobrir: Como a serpente estava preparando o bote e como Eva reagiu?

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?’. Respondeu a mulher à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’” (Gênesis 3:1-3).

 

A serpente simboliza astúcia, sutileza, esperteza. Ela começa instigando Eva a pensar que tudo lhe era proibido, distorcendo a ordem original de Deus. Este engano se perpetua até hoje, pois Satanás sempre tenta convencer que Deus quer tolher a nossa liberdade, que tudo é proibido, passando a ideia de que Ele não quer a nossa felicidade. Eva responde corretamente, porém, já influenciada pela malícia da serpente, acrescenta algo à ordem de Deus. Com tal acréscimo, estava sugerindo que Deus era muito radical, exigente e extremista. Não é esse o pensamento generalizado?

 

  1. Leia o texto na sequência e tente responder: Qual foi a Grande Mentira?

Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal’. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também” (Gênesis 3:1-6).

 

A grande Mentira é: “... Certamente não morrerão!… O pecado de Adão e Eva em primeiro plano não foi a desobediência, mas a incredulidade! Foi duvidar, não acreditar no que Deus falou; a desobediência foi o resultado de não crer. A raiz de todo o mal na humanidade é acreditar que o pecado não traz consequências, que não haverá morte. Trata-se de morte espiritual, eterna, que é a separação total de Deus por toda a eternidade. É o que a Bíblia chama de inferno. Quando alguém não acredita no que Deus diz, no parâmetro que Ele determinou, condena-se a si mesmo.

A sequência do diálogo com a serpente revela o que está no coração do homem, e que se tornou o fruto desejável: “... E vocês serão como Deus…”. Queremos ser como Deus, tomar o lugar dEle e governar nossa própria vida. Ser como Deus é sentar no trono da própria vida, ser auto suficiente e reinar. Isso é errar o alvo, porque é Ele quem reina.

 

  1. De acordo com os versículos seguintes, qual é a proposta do Evangelho?

 

“... Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (João 3:17).

“... Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida (João 5:24).

 

A Grande Mentira é acreditar que você pode ser um deus, e governar sua própria vida, independente de Deus, sem sofrer a consequência da morte eterna. Este é o Pecado (com letra maiúscula), a matriz de todos os pecados (atitudes pecaminosas). Mas, o que Deus faz quando alguém O rejeita? Nada! Quem se afasta traz condenação a si mesmo. A humanidade já está condenada. Por isso Jesus não veio condenar o que já está condenado; Ele veio reverter essa sentença (João 3:17).

A proposta do Evangelho é nos levar de volta ao Paraíso, que é retornar ao relacionamento pleno com o Pai. Se a raiz do mal e da morte é não crer no que Deus diz, então a chave para o livramento é se arrepender por acreditar na mentira e passar a crer no que o Pai diz (João 5:24). Faça o caminho de volta. Acerte o alvo, você consegue!

 

  1. APLICAÇÃO

Pergunte se alguém no grupo gostaria de compartilhar sobre como foi a experiência de andar independente de Deus e governar a própria vida.

 

  1. ORAÇÃO RESPONSIVA:

Senhor Deus, eu admito que errei o alvo. Entendi que a raiz do meu problema está em não crer em Ti. Eu acreditei na mentira de que o pecado não traz a morte como consequência. Governei minha própria vida, confiei em mim mesmo, por isso tomei decisões erradas. Mas hoje eu me arrependo. Reconheço que o Senhor é o único Rei de todo o Universo e que os Teus princípios são verdadeiros. Volto o meu coração para Ti, e peço que a partir de hoje, o Senhor governe a minha vida. Em nome de Jesus, Amém!   

 

Compartilhe em suas redes sociais