Roteiro para a célula | Semana 3

  1. Boas vindas e quebra-gelo
  • Como você reagiria se tivesse uma dívida muito alta e alguém se oferecesse para pagá-la?

 

  1. REFLEXÃO

Comentário introdutório:

Você sabia que todos os seres humanos têm uma dívida com o Criador? Todos nós nascemos inadimplentes no mundo espiritual. No mundo físico e material os inadimplentes têm o nome sujo, por isso não têm crédito. Não conseguem progredir porque não podem comprar nem vender. No mundo espiritual acontece o mesmo. Essa dívida impede que as pessoas usufruam da verdadeira vida planejada por Deus.

 

  1. Leia os versículos abaixo e tente responder: Qual foi a dívida que a humanidade contraiu e por que ela não pode pagá-la?  

 

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Pois o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23).

 

Foi o Pecado que causou essa dívida, e ela se estendeu a toda a raça humana Romanos 3:23). O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Salário significa pagamento, consequência. Então, se a consequência é a morte, é uma dívida impagável. É como se alguém fosse condenado à prisão perpétua, só que do ponto de vista espiritual é ainda pior, porque se trata de condenação eterna, separação perpétua de Deus!

 

  1. De acordo com os versículos seguintes, qual foi o plano de Deus para que a nossa dívida fosse perdoada?

 

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (II Coríntios 5:21).

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz. (Colossenses 2:13-14).

 

Nosso Pai celestial nunca Se conformou com esse distanciamento eterno entre Ele e Seus filhos. A única maneira de haver uma reconciliação seria o pagamento da dívida. Mas nenhum ser humano poderia pagá-la, porque todos são inadimplentes. Então, Ele elaborou um plano. Ele mesmo Se tornaria humano para assumir a dívida, a morte de toda a humanidade. E por que só Ele poderia fazer isso? Porque Ele não tem pecado, então a morte não teria poder sobre Ele.

Assim, Deus enviou Seu Filho, Jesus. Ele tomou a forma humana. Foi perfeito homem e perfeito Deus. Ele encarnou para nos substituir, a fim de pagar a nossa dívida (II Coríntios 5:21). A morte não O segurou porque ela é o salário do pecado, e Jesus é Deus, é perfeito, absolutamente santo! Jesus pagou a nossa dívida quando nos substituiu na cruz, e, assim, recuperou a vida para nós (Colossenses 2:13-14).

 

  1. Qual aspecto do caráter de Deus podemos encontrar no versículo abaixo?

 

“Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Isaías 55:7).

 

Nosso Deus tem um caráter perdoador. Vivemos num mundo tão cheio de vingança, por isso, é muito fácil criarmos a imagem de um Deus vingativo. Porém, Ele tem prazer em perdoar!

O dicionário define “perdão” como: “Remissão de uma culpa, dívida ou pena”. Tem a mesma raiz da palavra “perder”, portanto, tem o sentido de “dar a perda”. Não se trata de simples declaração, mas de sofrer a perda, o dano, que não é seu. Jesus sofreu o dano, perdeu a Sua vida pela nossa, por amor, assumiu a nossa culpa.

 

  1. Ao ler os versículos abaixo, o que a revelação do perdão de Deus promove em nossa vida?

 

... Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo…” (Lucas 23:34)

“Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: ‘Realmente este homem era o Filho de Deus!’” (Marcos 15:39).

“Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama” (Lucas 7:47).

 

A revelação do perdão nos sensibiliza. Quando Jesus estava na cruz, aquela declaração de perdão foi sobre toda a humanidade (Lucas 23:34). Os homens que zombavam e batiam nEle representam todos nós. Depois de liberar perdão, aquele que o torturava se arrependeu! (Marcos 15:39). O perdão muda a atmosfera.

Certa vez uma mulher pecadora (prostituta) foi ao encontro de Jesus e derramou aos pés dEle um perfume caríssimo (Lucas 7:38). Ela não disse uma só palavra, apenas chorou reconhecendo o seu pecado. Jesus disse que ela muito amou porque muito foi perdoada (Lucas 7:47). Quem entende o quanto foi perdoado, muito ama, e vive acima da religiosidade; não precisa ser empurrado, mas se move por amor.

 

  1. APLICAÇÃO

Agora que você entendeu melhor acerca do significado de perdão, tem alguém que você precisa perdoar?

 

  1. ORAÇÃO RESPONSIVA:

Pai, eu entendi que tenho uma dívida com o Senhor e que não posso pagar. Reconheço a dívida pelo meu pecado, e que mereço a morte eterna. Por isso, quero Te agradecer, de todo o meu coração, pelo Teu perdão. Muito obrigado por assumir a morte que era minha, me substituir na cruz e pagar a minha dívida. Estou convencido de que és um Deus perdoador, e recebo o Teu perdão!  Reconheço agora que tens todo o direito sobre a minha vida, por isso me entrego a Ti. Em nome de Jesus, amém!

Compartilhe em suas redes sociais