Roteiro para célula | Semana 6

  1. Boas vindas e quebra-gelo
  • Alguma vez você já teve a chance de recomeçar em algum aspecto da sua vida? Emprego, relacionamento, casamento, negócio… Como você se sentiu?

 

  1. REFLEXÃO

Comentário introdutório:

Tem uma notícia boa: É possível recomeçar! Não existe nenhuma situação irreversível, nenhum problema insolúvel, não há sentença definitiva, não há diagnóstico irrevogável, enfim, não há nada que não possa ser mudado, transformado, refeito pelo poder do Evangelho. Ainda há esperança!

  1. A palavra “renovo” significa “broto”, “ramo”. Porque Jesus é chamado de Renovo?

“‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra’” (Jeremias 23:5)

Na Bíblia, Jesus é chamado de Renovo (Jeremias 23:5). A palavra “renovo” significa “broto”, “ramo”, que surge muitas vezes num tronco seco, onde não se vê mais sinal de vida. O pecado trouxe seca, esterilidade e caos à alma humana. Mas Jesus é o Renovo, o broto, que surpreende e sinaliza a vida, quando já não há mais esperança, quando se pensa estar tudo perdido!

 

  1. Jesus disse que veio nos trazer vida. Você sabe a que vida Ele estava se referindo?

“... Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

Quando Deus criou Adão, ele foi colocado num jardim. Este é o nosso lugar original, para o qual fomos projetados. Trata de um ambiente espiritual, de uma relação plena com o Pai. No entanto, o pecado nos afastou do Jardim e nos trouxe seca espiritual. Mas Jesus foi sepultado e ressuscitou num jardim (João 19:41). Ao ressuscitar, Jesus nos devolveu ao ambiente original. Por meio dEle podemos renascer no “jardim”, isto é, voltar ao projeto inicial, à condição de plenitude na nossa relação com o Pai!

Jesus é o Renovo, por isso, em João 10:10, disse que veio nos trazer vida plena. A palavra “vida” aqui é zoe, no grego, diferente de bio, que é a vida física. Esse conceito de vida vai além do aspecto biológico e se estende para esfera espiritual e eterna.

 

  1. O pecado desconfigurou nossa relação com o Pai. A morte e a ressurreição de Lázaro representam a nossa reconfiguração no mundo espiritual. Se Jesus amava tanto a Lázaro, por que Ele deixou que Lázaro morresse?

“Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: ‘Senhor, aquele a quem amas está doente’. Ao ouvir isso, Jesus disse: ‘Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela’. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava” (João 11:3-6).

“Então lhes disse claramente: ‘Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele’” (João 11:14-15).

Quando nosso computador ou celular está travado, a gente diz que ele está "bugado". A solução inicial é fazer um "reset", o mesmo que reiniciar, para restabelecer as configurações originais. Todo ser humano precisa, também, chegar ao ponto do “reset”, ou seja, desligar (morrer) e religar (renascer), a fim de reconfigurar a condição original.

Jesus tinha um amigo chamado Lázaro, a quem amava muito. Um dia Lázaro adoeceu, e as suas irmãs mandaram chamar Jesus. Lázaro representa cada um de nós. O pecado nos adoeceu por dentro, e como consequência a morte espiritual veio sobre todos. Acontece que essa condição não é definitiva, Deus pode e quer revertê-la!   

Jesus amava muito Lázaro, mas não foi logo socorrê-lo. Deixá-lo morrer foi intencional. Deus permite situações que revelem nossa impotência, orgulho e incapacidade de nos salvar, a fim de nos rendermos a Ele. A morte é um estado irreversível do ponto de vista humano. É quando morremos para nós mesmos que Deus começa a agir!

 

  1. Em situações de sofrimento, muitos começam a duvidar do amor de Deus. Mas qual é a ressurreição que, de fato, Deus quer promover em nós?

“Disse Marta a Jesus: ‘Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido’” (João 11:21).

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?’” (João 11:25-26)

Deus nos ama tanto, que não faz o que queremos e sim o que precisamos. O que precisamos é de vida eterna e não apenas de paliativos que venham aliviar o nosso sofrimento temporariamente. A ressurreição de Lázaro faz referência à nossa ressurreição espiritual. Este é o propósito do amor de Deus!

 

  1. Tomando como referência a ressurreição de Lázaro, qual é a condição para reiniciar? O que isso significa na prática?

“‘Tirem a pedra’, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: ‘Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias’” (João 11:39)

“Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: ‘Lázaro, venha para fora!’” (João 11:43)

Jesus já bradou o Seu decreto de vida sobre nós por meio da Sua cruz e ressurreição, mas a pedra precisa ser removida. Ela representa o nosso coração incrédulo, endurecido, que já se conformou com a morte, que já aceitou o caos como definitivo. Tirar a pedra compete a nós, não a Deus. É abrir mão do orgulho, da soberba, da autossuficiência e da incredulidade.

A ressurreição de Lázaro aponta para o nosso renascimento. A condição para renascer é primeiramente morrer, desligar para reiniciar, e então restabelecer as configurações originais. Trata-se de renunciar a vida afastada de Deus, governada pela vontade própria e pelo orgulho. Só então ouviremos o decreto de vida: “Venha para fora!”.

 

  1. APLICAÇÃO

Existe alguma situação em sua vida que lhe faz perceber a necessidade de recomeçar?

  1. ORAÇÃO RESPONSIVA:

Senhor Jesus, eu entendi que preciso renascer. Obrigado por me dar a chance de recomeçar. Reconheço que me afastei do Teu propósito original para a minha vida, por isso quero reiniciar, começar tudo de novo. Eu me rendo totalmente! Decido morrer para mim mesmo, para o meu orgulho, autossuficiência e teimosia em achar que posso viver por minha conta. Hoje eu quero reconfigurar a minha relação contigo. Eu Te recebo agora como meu Salvador e Senhor. Em nome de Jesus, amém!

 

Compartilhe em suas redes sociais