O dia da Presença

“Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres(Salmos 100:2). O salmista nos ensina sobre a maneira correta de nos apresentarmos diante de Deus. É sempre com alegria e ações de graças! Ele se refere ao culto que prestamos - Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios com louvor (v 4). E por que deveríamos fazer assim? Porque “... Ele nos fez e somos dele; somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio (v 3). Todo culto deve ser marcado pelo entusiasmo, alegria e vibração, porquanto o povo de Deus tem um Pastor!

 

Na Sua presença há direção e proteção

Nosso Pastor nos guia: “...Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome’ (Salmos 23:3). Não estamos à deriva, como as pessoas deste mundo. Temos consciência dos princípios, temos a luz que precisamos para cada assunto do nosso dia-a-dia e a solução para cada conflito da vida. Sabemos como tomar decisões e fazer escolhas certas porque o nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça, da retidão, do que é correto. Isso nos leva a boas colheitas e a uma vida de êxito!

O Pastor nos protege: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem(Salmos 23:4). A Bíblia diz: “… Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31); e mais: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge (I João 5:18).    

Se somos um povo guiado e protegido por Deus, é completamente incoerente cultuá-Lo sem alegria. Os que entenderam a graça de se tornar rebanho do Seu pastoreio têm grande prazer em estar na Sua presença. Hoje, todos temos acesso à Sua presença. Não temos mais necessidade de sacerdotes, como no AT. Por meio de Cristo Jesus, o único Sumo Sacerdote, todos nós nos tornamos sacerdotes, e agora podemos entrar com ousadia na Sua presença: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo” (Hebreus 10:19-20). A barreira do pecado foi removida. A qualquer momento temos acesso à Pessoa mais importante do Universo!

 

Na Sua presença há luz

A Bíblia também diz: “Bem-aventurado o povo que conhece o som de júbilo; andará ó Senhor, na luz da tua presença(Salmos 89:15). Este povo é afortunado, muito feliz. É o povo que conhece o som de alegria. O júbilo é uma característica do povo de Deus, e ele tem um motivo. Não se trata de uma alegria emocional e superficial, à semelhança das pessoas deste mundo. Estas precisam de substâncias psicoativas para alterarem as suas emoções. No entanto, o júbilo dos filhos de Deus tem essência, tem raízes, tem motivo. É a própria presença do Senhor, o acesso à face do Pai; é o acesso à graça.

Este povo anda na luz da Sua presença. A Bíblia diz: “Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I João 1:7). Somos alegres porque quando andamos na luz, que é ter comunhão uns com os outros, o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Quem anda em comunhão tem uma vida transparente, faz questão de tirar as máscaras, de expor a alma, sem medo de ser julgado, sem tentativas de aparentar o que não é. Essa autenticidade é o que nos abre caminho para a cura e a libertação, para o perdão dos pecados. Não existe outra forma de experimentarmos a verdadeira paz interior e alegria real.

A luz é a antítese das trevas. Trevas produzem caos, luz produz vida. O que mantém uma planta erguida é a sua busca pela luz do sol. Quem anda na luz da Sua presença é saudável, firme em suas atitudes, mantém-se de pé sempre, e não se curva à força dos ventos da vida.

 

Na Sua presença há celebração

Temos todos os motivos para nos alegrarmos. Desânimo e tristeza não definem o comportamento de alguém que anda na luz da Sua presença. Os que realmente usufruem dessa presença, por meio da graça, são eternamente gratos e sabem expressar adoração e gratidão. Em outras palavras, não pode haver adoração sem gratidão e não pode haver gratidão sem alegria. Quem é grato se alegra, se expressa. Quem entendeu a graça é agradecido, quem é agradecido se alegra, quem se alegra celebra, e quem celebra se expressa da melhor forma em sua adoração. O céu é um lugar de celebração - “Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10). É bom nos acostumarmos a celebrar, porque o Deus da festa está preparando um grande momento para os Seus filhos: “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou… E o anjo me disse: ‘Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!’. E acrescentou: ‘Estas são as palavras verdadeiras de Deus’” (Apocalipse 19:7, 9).

Compartilhe em suas redes sociais