Todas as promessas de Deus têm requisitos e condições para que se cumpram. Não basta profetizarmos! Profecias, decretos, declarações, fora dos princípios, são apenas palavras ao vento, é mero triunfalismo.
A humildade é um dos requisitos, uma das chaves para o favor de Deus. Tiago diz: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4:6). A palavra “graça” aqui é “charis”, no grego, e significa “aquilo que proporciona alegria, prazer deleite, doçura, encanto; boa vontade, bondade amorosa, favor” (Strong). Tem, portanto, o mesmo sentido da palavra hebraica para “favor”, que está em Provérbios 8:35.
A humildade atrai o favor de Deus, mas o orgulho O afasta. Pessoas orgulhosas, soberbas, cheias de si, arrogantes, auto suficientes, que não se sujeitam a ninguém porque acham que sabem tudo, afastam de si a presença de Deus. “Graça” é também “favor imerecido”. Ninguém merece, mas a humildade pode nos aproximar dela!
A humildade vence o inimigo
Na sequência Tiago diz: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (v 7). A palavra “portanto”, é uma conjunção, ou seja, ela liga uma frase à outra. Está dizendo que o coração humilde se sujeita a Deus, e só então ele pode resistir ao Diabo. Não basta ser humilde, tem que resitir; não basta resistir, tem que ser humilde. Se estes dois ingredientes não estiverem presentes na guerra espiritual, a derrota é certa!
A batalha espiritual não é complicada. É só se sujeitar a Deus em plena obediência e resitir ao Diabo! O inimigo foge de pessoas humildes e, ao mesmo tempo, ousadas. Sim, porque estas não são auto suficientes; elas dependem de Deus, obedecem incondicionalmente, não escolhem o que e quando querem se sujeitar! Satanás teme os que o resistem em humildade, e não os que o resistem com orgulho, que confiam em si mesmos e nos seus recursos e capacidades.
A humildade nos exalta
Tiago continua o seu pensamento dizendo: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração… Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4:8, 10). O coração quebrantado, pronto a reconhecer o erro e se humilhar, atrai a atenção de Deus. E quem se humilha é exaltado! A palavra “exaltar” aqui significa “elevar-se em altura”; e, no sentido metafórico, é “elevar a dignidade, honra e felicidade” (Strong). Esse texto faz eco com o de Provérbios 18:12 - “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra”.
A humildade é um traço do caráter do filho de Deus. Por isso, quem se sujeita a Deus, sabe se sujeitar às pessoas. A humildade para com Deus se reflete na humildade com as pessoas. Muitos dizem que não se sujeitam a homens, somente a Deus. É uma tremenda incoerência, pois humildade é estilo de vida dos seguidores de Jesus!
Pessoas que não se sujeitam às autoridades (pais, patrões, pastores, líderes em geral), mulheres que não se sujeitam aos maridos, maridos que não prestam contas a ninguém e não honram suas esposas servindo-as em amor, filhos que não obedecem aos pais, cidadãos que não respeitam as leis, empresários que sonegam impostos, destes Deus Se afasta e a ruína é só uma questão de tempo.
Muitos, por exemplo, não congregam, e nem percebem o quanto são orgulhosos, porque, quando alguém acha que não precisa congregar, está dizendo “eu me basto, não preciso dos meus irmãos”. Destes a graça se afasta, porque Deus se opõe a eles.
A humildade é a marca de um filho de Deus
Jesus era o próprio Deus, mas se sujeitou aos homens. Ele Se sujeitou aos Seus pais, mestres, e até mesmo às autoridades civis (Lucas 2:46, 51; João 19:11; Mateus 22:21). Quando insultado, Ele não abriu a Sua boca, não reivindicou direitos (I Pedro 2:23). A nossa atitude deve ser a mesma de Jesus (Filipenses 2:6-9).
Davi não foi perfeito, mas foi chamado de “homem segundo o coração de Deus!” (Atos 13:22). Por quê? Porque era humilde. Quando pecou, soube confessar e se arrepender (Salmos 51:4). O seu arrependimento foi tão escandaloso quanto o seu pecado! Muitos não têm vergonha de pecar, mas têm vergonha de confessar, não querem se expor. Isso é orgulho! Davi também não levantou sua mão contra o rei Saul, que o perseguiu por mais de dez anos. Quando teve a oportunidade de matá-lo, não fez (I Samuel 26:9). Em outra ocasião, quando seu filho Absalão o traiu, para evitar um banho de sangue se retirou de Jerusalém. Enquanto caminhava acompanhado por sua guarda de elite, um homem chamado Simei o insultava atirando pedras (II Samuel 16:6-7). O que ele fez? Nada! Ele entregou sua causa ao Senhor (II Samuel 16:11-12). Deus o retribuiu e ele voltou a Jerusalém vitorioso! Se você quer andar em vitória, seja humilde, não retribua as críticas com a mesma moeda!
A marca mais forte de um filho de Deus é a humildade, porquanto Ele habita com o contrito e humilde de espírito (Isaías 57:15). Só os humildes se tornam morada dEle, porque Ele só habita lugares vazios, e não cheios de si mesmos!