A REVELAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS

Isaías 40:3-5
Publicado em 27/06/2025

A REVELAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS
(Isaías 40:3-5).

O profeta Isaías traz ao povo de Judá uma palavra de consolo. Por terem se afastado de Deus estavam sofrendo no exílio, na Babilônia. Mas Deus diz que aquela situação seria revertida. Essa palavra profética se refere a nós, é sobre a proposta do evangelho de Cristo: “A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão…” (v 5). A palavra “glória” pode vários significados, dentre eles: honra, abundância, riquezas, favor, plenitude… “É frequentemente associada à sua majestade e poder… Usada para descrever a excelência e brilho do caráter de Deus, e também pode se referir a reverência e honra devida a ele…” (Strong).

“Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho para o Senhor…’” (v 3). O NT associa essa voz a João Batista (Mateus 3:1-3). Ele foi o precursor do Messias, Jesus, a glória de Deus encarnada. Esse mesmo Jesus voltará em breve, e nós somos essa voz profética na terra que prepara a Sua segunda vinda. Ao mesmo tempo, essa glória se manifesta no coração de todos os que O recebem. Ao anunciarmos o evangelho, preparamos o caminho para a manifestação da glória de Deus nas pessoas. A terra se enche da glória quando pessoas cheias dela se multiplicam (Habacuque 2:14).

João Batista tinha o seu ministério no deserto. A sua mensagem era sobre arrependimento. Deserto é lugar de seca, esterilidade, feiura… É um simbolismo da alma humana sem Deus, destituída da Sua glória. Deus quer derramar da Sua glória, do Seu favor gracioso, mas tem uma parte que compete a nós: preparar o caminho para a ação do Espírito Santo. Como o evangelho opera em nós?

Arrependimento

A palavra profética é: “... Façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus” (v3). A versão ARC diz: “... Endireitai no ermo vereda a nosso Deus”. Endireitar o caminho é voltar para Deus; uma mudança voluntária e espontânea de direção. Isso é arrependimento, a palavra central do evangelho e da mensagem de João Batista. Nenhuma cura, libertação ou transformação acontece. Não basta reconhecer que precisa mudar, é preciso se arrepender primeiro das atitudes erradas.

Por isso, o único impedimento à manifestação da glória de Deus é a justiça própria. Ela ofusca a gravidade do pecado e afasta o temor de Deus. A justiça própria torna os olhos secos, afasta as pessoas da oração e as faz sentir autossuficientes.
Arrependimento não é um momento, um rompante, um êxtase, mas é uma postura de coração, rendido, quebrantado, que sempre reconhece a culpa (Isaías 57:15).

Cura e libertação

Todos os vales serão levantados (v 4). Trata-se do território da alma. Uma alma doente não atrai a glória de Deus. Vales são depressões, lugares baixos. Eles serão nivelados. O evangelho restaura a autoimagem e a autoestima. O pecado fez a humanidade ignorar sua posição de autoridade e a tornou escrava de Satanás. Instalou-se a cegueira, rejeição, inferioridade e autodepreciação. Porém, Cristo nos devolveu a autoridade para vencer todo o poder do inimigo (Lucas 10:19).

Adoração e Humildade

Montes e colinas serão aplanados (v 4). Montes são lugares altos. Os altares eram construídos sobre os montes e outeiros. Os ídolos estão no coração. Toda idolatria é porta para demônios, pobreza espiritual e escravidão. Toda vez que Israel se curvava para os falsos deuses, a terra sofria, o céu retinha a chuva e os inimigos dominavam. Mas quando se voltava para o Senhor, derrubando os ídolos, então eram visitados por Deus. O profeta Ezequiel declara como o Senhor responde aos idólatras (Ezequiel 14:4).
Altivez é outro significado para montes e colinas (outeiros). Soberba é alvo da
resistência de Deus (Mateus 11:29; Tiago 4:6).

Caráter

Os terrenos acidentados se tornarão planos (v 4). É sobre caráter. Coração
quebrantado permite tratamento de caráter. Tornar plano é tornar reto. Retidão é justiça e
integridade. O caráter de Cristo será formado em nós (Efésios 4:13). Depois de sermos
restaurados na autoestima e rompermos com toda a idolatria e altivez, podemos caminhar
nesse processo de crescimento segundo o caráter de Cristo Jesus. O fruto do Espírito
(Gálatas 5:22-23) nos torna pessoas agradáveis, sociáveis, relacionáveis!

Santidade

As escarpas serão niveladas (v 4). Escarpas são terrenos ásperos, pedregosos, de difícil acesso. A tradução Revista e Atualizada usa o termo "lugares escabrosos". A palavra “escabroso” é, também, “indecoroso”, “imoral”. Talvez a imoralidade seja uma das áreas mais difíceis de acesso da alma. Mas temos uma promessa de que isso, que é tão
difícil, será também corrigido. Em Cristo é possível receber cura nos níveis mais profundos da alma e andar em santidade.
Então “A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão…” (v 5).

Compartilhe em suas redes sociais