19/12/2021
Publicado em 20/01/2022
Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória” (2 Samuel 23:11,12).
Que tipo de pessoas você imagina que eram os homens fiéis que andavam com o rei Davi? Os relatos dos homens nomeados por Davi, para sua segurança e proteção, até parecem filmes de ficção. Davi tinha ao seu favor o próprio Deus, mas tinha ao seu lado fiéis escudeiros que dariam suas vidas, se fosse preciso, para defendê-lo. Ao todo eram 37 valentes e destemidos.
Exemplo de alguns atos de bravura dos homens de Davi:
REFLETINDO…
Aqui neste pequeno texto de 2 Samuel 23:11,12 encontramos a história de Samá um dos valentes. A história é curta, mas traz um farto e precioso ensinamento para nossas vidas. A história fala de um terreno, uma plantação de lentilha. Naquela época os israelitas viviam escondidos em cavernas, onde se refugiavam dos ataques dos filisteus, e a lentilha era o meio de sobrevivência, ou seja, o consumo das pessoas. Os filisteus se reuniram em Leí onde tinha uma plantação de lentilha, e o “exército de Israel fugiu” (v 11). Quando diz que todo exército foge, subentende-se que a terra não era apenas de Samá, mas Samá resolveu tomar uma atitude.
ATITUDES SALVAM VIDAS, FAMÍLIAS E GERAÇÕES
“Todas as escolhas têm perdas. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental” (Augusto Cury).
O sobrenatural acontece quando saímos do natural para vivermos uma vida fascinante com Cristo. João 14:12 diz: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”.
Os filisteus naquela época não cultivavam nada, eles viviam como gafanhotos e saqueavam as plantações. Como eram numerosos e tinham um poderoso exército, colocavam os outros povos para correr e pegavam os despojos das batalhas. O povo de Israel, temendo por suas vidas, fugiu deixando para trás as suas plantações. A comida era de grande importância, mas preferiram preservar suas vidas.
Mas, de repente, Samá se levanta no meio do terreno, desembainha sua espada, pronto para lutar, para defender suas terras, o alimento e, principalmente, sua família e amigos. Samá luta e prevalece, pois Deus era com ele. Glórias ao Senhor!
ENSINAMENTO
O campo de lentilha ao qual Samá defendeu e prevaleceu nos ensina que devemos lutar por aquilo que julgamos importante para nós. Infelizmente, muitas pessoas não enfrentam um mero desafio, não lutam e não perseveram em defender aquilo que é importante. Eu tenho consciência que vou e preciso defender aquilo que é importante para mim? Quero lhe fazer esta pergunta e fazê-lo refletir: você tem lutado por sua vida (santidade), família (casamento e filhos), por seu trabalho e por sua família na fé?
TRÊS ÁREAS QUE PRECISAMOS LUTAR
1) Santidade
A cada dia que passa o mundo está pior, e não penso que haverá melhoras. Somos bombardeados por todos os lados. 1 Pedro 5:8 diz: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. Lute!! A nossa vitória foi obtida na cruz, pelo próprio Cristo, que nos redimiu do domínio do maligno. A espada simboliza a palavra, Samá lutou com a espada empunhada e prevaleceu sobre o inimigo. Ser santo é ser separado. Romanos 6:13: “Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado como membros de injustiça; antes ofereçam-se como quem voltou da morte para a vida…”. Por isso, lute contra a impureza da mente e da carne, quebre toda e qualquer aliança com o pecado.
2) Sua família (cônjuge e filhos)
O Brasil registrou novo recorde de divórcios no primeiro semestre de 2021. De janeiro a junho de 2021, foram 37.038 divórcios, um aumento de 24% em relação ao primeiro semestre do ano passado (Fonte Jornal o Tempo). Malaquias 2:16 é a passagem geralmente citada que conta como Deus se sente em relação ao divórcio. “Eu repudio”, diz o Senhor. Lute! Amar não é um sentimento é uma decisão. Um ato de vontade e um comprometimento existencial profundo. Quem não compreendeu isso não chegou nem perto da maturidade. Lute! Aos filhos dê o seu melhor, sua atenção, seu cuidado; lembre-se: quando eu não faço, o mundo faz no meu lugar.
“Nenhum sucesso, justifica o fracasso familiar” (Helena Tannure).
3) Família da Fé (Igreja e irmãos)
Satanás não suporta ver uma família bem estruturada e forte. Ele vai sempre tentar algo. Ele é um ladrão, um invasor que vem roubar e destruir. “Desistir não é opção”.
“Mas o meu justo viverá pela fé, e se retroceder não me agradarei dele. Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hebreus 10:38, 39). “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).
Conclusão: Certamente, o inimigo não vai se cansar e parar de investir. É através de famílias bem nutridas e fortalecidas que os povos serão fortes. Samá, neste texto aqui exposto, está servindo para nós como inspiração; ele não temeu o inimigo, antes, sim, foi muito corajoso para defender aquilo que julgava ser muito importante. Se você, ao ouvir esta palavra, percebeu, discerniu, que precisa lutar por algo que considera importante, não corra, não fuja. Lute!