Ânimo Inabalável

As escrituras possuem vários textos com a palavra ânimo. Neemias 4:6 diz: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.” No Livro de Salmos 27:14 também diz: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” A palavra ânimo no hebraico é chazap que significa ser forte, ser corajoso.

Já no novo testamento temos alguns textos com a palavra ânimo. Mateus 9:2 temos Jesus dizendo a um paralítico: “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.” No mesmo livro de Mateus, vemos Jesus novamente usando esta expressão só que agora com os discípulos morrendo de medo porque Ele estava andando sobre as águas: “Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Mt. 14:27). Temos também Paulo usando a palavra ânimo em sua carta aos coríntios que diz: “Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Co.5:6-7). No Novo testamento, a palavra ânimo em grego é tharseo que significa muita coragem.

Já a palavra inabalável aparece no velho testamento no livro de Salmos: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl. 51:10).

A palavra inabalável no hebraico é Kuwn que significa ser firme, ser estável, ser fixado. No novo testamento temos na carta aos hebreus um versículo com a palavra inabalável: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (Hb.12:28). A palavra inabalável no grego significa asaleutos que significa não sujeito à derrota e desordem, firme, estável.

  Resumindo, a palavra ânimo inabalável na perspectiva bíblica , podemos traduzir por coragem para permanecer firme. Mas por que precisamos de coragem para permanecer firme?

 

O mundo real é difícil

Existem muitas pessoas que possuem uma ideia equivocada de ânimo. Para elas, ânimo está ligado a estar sempre feliz, de bem com vida. Então para estas pessoas, ânimo inabalável, quer dizer que nada de ruim vai acontecer e que estas pessoas estarão sempre felizes. Mas não é fácil estar feliz quando se descobre que está com câncer. É muito triste quando se descobre que seus pais vão se separar e você não sabe com quem vai ficar e como será daqui para frente. Não é fácil ser uma mãe solteira com um sonho de formar família. Conforme vai passando o tempo, você vai percebendo que este sonho está cada vez mais distante. Não é fácil descobrir que seu filho possui uma doença incurável. No mundo real, as pessoas sofrem, as pessoas possuem medos. No mundo real, o sofrimento acontece e muito mais forte do que imaginamos. Por isso, a palavra ânimo no sentido bíblico se encaixa exatamente para estas pessoas que sofrem. Coragem, ficar firme, é o que bíblia espera que os filhos de Deus façam.

 

  Mas como vamos ter coragem para permanecer firmes?

Quando Deus nos criou, ele nos fez a sua imagem e semelhança (Gn. 1:26). Isso quer dizer que Deus nos fez para nos relacionar uns com os outros. Assim como há relacionamento na trindade, Deus criou o ser humano para que este se relacionasse entre si. Nós sabemos o que pecado fez com o ser humano, tornando-o egoísta. Mas em Jesus, o plano de ser a imagem e semelhança de Deus continua e esse plano acontece pela igreja de Jesus. Paulo em sua carta aos romanos diz verdades poderosas sobre relacionamento na igreja.

“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram” (Romanos 12:9-10;15).

Esta parte da carta, Paulo fala sobre os frutos do Espírito que todo cristão possui. Ele pede para que ao amor entre os irmãos seja sincero, que vá além dos comprimentos “graça e paz”, “Deus te abençoe”, “Jesus te ama e eu também”. Por que? Porque a hipocrisia no amor é o grande fator que tem levado muitos crentes a desanimarem. O contrário do amor é a indiferença. Ela é responsável pelo grande descrédito da igreja nos dias. Muitas pessoas tem a ideia que igreja é lugar para roubar dinheiro das pessoas, porque vem naqueles que se dizem crentes completa indiferença para as pessoas; não é à toa que Paulo mais adiante afirma que devemos chorar com os que choram e nos alegrar com os que se alegram. Isso fala de empatia, emoções. Não dá para estar feliz quando se sabe que um irmão de nossa família espiritual está mal.

O que faz uma pessoa permanecer de pé são os vínculos de amor através dos relacionamentos. Sabemos que muitas pessoas possuem dificuldades para expressar emoções às pessoas porque possuem travas do passado. Quero fazer algumas perguntas para você refletir:

- Sinto rejeição?;

- Pertenci a uma família pobre de afeto?;

- Sou uma pessoa irada ou ressentida?;

- Passo a maior parte do tempo pensando em mim mesmo?

Se você responder sim há umas destas perguntas, há enorme probabilidade de você estar sem ânimo e totalmente abalada. Coragem para ficar firme, não é ausência de medo. Coragem para ficar firme, é saber que você não está sozinho. Você tem pessoas em quem pode contar.

 

Só uma igreja com ânimo inabalável multiplica

O mundo está carente de heróis. Ele clama desesperadamente por pessoas que sejam referência para elas. Uma igreja onde tem pessoas com coragem para permanecerem firmes; multiplica. Pessoas saudáveis geram pessoas saudáveis. É impossível que um ambiente onde há amor, carinho, afeto e principalmente presença de Deus, não haja multiplicação. Toda ovelha saudável multiplica. Por isso, amada igreja, família linda do Senhor, nosso chamado não é para irmos no cruzeiro, mas para uma batalha. Somos soldados de Cristo e não turistas. Tenha coragem para permanecer firme e mais; seja um influenciador ou influenciadora de Cristo neste mundo. Acredite, tem muita gente que sofre perto de nós. Jesus quer usar sua vida para ser luz na vida de outras pessoas. Por isso, ele vai curar você nesta noite. Ele vai te dá coragem para permanecer firme até o fim.  


 

Baixe a
apresentação