Como está o seu interior?

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51:10).

 

Moramos em uma cidade muito próspera comparada à maioria das cidades do Brasil. São muitos bairros bonitos, casas e condomínios maravilhosos, várias oportunidades de se ter uma carreira bem sucedida, fazer bons negócios, carros importados e populares novos. Isso facilmente desperta em nós o desejo de alcançar algo do tipo. Porém, nem sempre o que se vê por fora reflete o que se vê por dentro. Deus quer que possamos viver o máximo nessa terra. “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Isaías 1:19). Mas seu foco não está em nosso exterior e sim no interior “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38).

O Salmos 51 foi escrito por Davi após o profeta Natã vir confrontá-lo, pelo fato de ele ter praticado adultério com Bate-Seba. Davi foi um homem que, desde pequeno, buscou viver corretamente diante de Deus e de maneira irrepreensível diante dos homens. Um dia comete um terrível erro, ele se deita com a mulher de um de seus melhores soldados. Após este ato, Davi decide matá-lo, para acobertar seu erro. 

Davi estava vivendo dias maravilhosos, colhendo frutos de seu trabalho e dedicação, tanto que ele nem precisava mais ir para o campo de batalha, pois tudo estava muito bem. Ele amava e era fiel ao Senhor, e Deus o havia escolhido como rei de Israel, o abençoando em tudo. Mas Davi era humano e isso bastava para que ele errasse. 

Cria em mim um coração puro, ó Deus

Deus tem a capacidade de criar coisas do nada, Ele criou todas as coisas simplesmente falando para que elas existissem. A pureza não está em nossa natureza, somos inclinados a fazer escolhas erradas, apenas um milagre pode nos mudar, só Deus pode nos dar pureza. Era isso que Davi estava dizendo ao Senhor, que por mais que tenha conseguido por anos dominar seus impulsos, ele falhou em um momento e se afundou no erro. Agora ele começa a reconhecer que só Deus pode “criar” nele um coração puro, pois sem pureza ninguém pode viver com Deus. “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos” (Salmos 24:3,4).

Renova dentro de mim um espírito estável

Davi estava muito envergonhado do que tinha feito, seu coração estava despedaçado consigo mesmo. Um dia ele estava muito bem, alegre, realizado, cheio de fé, seguro, mas seu pecado o fez perder as forças para seguir, se sentindo inseguro, angustiado e envergonhado. Davi clama a Deus que fizesse de volta o que já havia feito, trouxesse de volta ao seu interior aquilo que é correto, verdadeiro, e constante nos propósitos de Deus. Davi pede para Deus  repará-lo, reconstruí-lo pois ele estava despedaçado. Ele tinha sido transformado por Deus, mas acabou estragando tudo, agora clama para que Deus restaure.

Conclusão

Do que vale investir nas coisas externas de uma casa, se o interior não estiver bem para quem realmente importa? Só quem está dentro da casa irá desfrutar de seu conforto, quem vê de fora passa e vai embora, diferente do morador que vive no interior. Assim é nossa vida, não adianta focar no externo e nem tentar resolver os problemas internos sozinhos, só Deus pode mudar o coração humano. Não é a fruta que tem poder sobre a árvore, mas é a árvore que deixa a fruta saudável. Davi continuava rei por fora, mas reconheceu que só Deus podia mexer em seu interior.

Baixe a
apresentação