Identidade no Serviço

Cada um de nós foi criado por Deus com talentos, dons, capacidades e habilidades, mas não para propósitos egoístas. Suas habilidades foram concedidas para glorificar a Deus e beneficiar outras pessoas, assim como outros receberam habilidades para glorificar a Deus e nos abençoar, vida na vida. 

Podemos ver isso na vida de Pedro, que andou com Cristo e recebeu do Pai que estava no céu a revelação que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Mateus 16:16. Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". 17. Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. 18. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Nessa época havia muitas lendas e superstições sobre a volta de Elias que estava profetizado em Malaquias 4:5 "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. tanto que Herodes acreditada que João Batista era a reencarnação de Elias. Ele recebe a maior revelação que uma pessoa pode receber de Deus, a compreensão que Jesus de Nazaré (o Jesus histórico) é o Filho Unigênito de Deus, o Cristo prometido (Messias, em hebraico), que significa ungido. Essa palavra no hebraico original significa uma pessoa escolhida por Deus, separada (consagrada, santificada) e revestida de poder para a realização de uma missão divina e específica na terra. Porém na época que Jesus esteve sobre a terra, o título Messias estava mais ligado a uma compreensão política, nacionalista, revolucionária e militar, tanto que Jesus evita usar esse termo em relação à sua pessoa e missão. Mas Pedro recebeu de Deus a revelação de que Jesus é o Messias prometido desde a antiguidade, o Cristo. Essa revelação é a pedra, o alicerce sobre a qual a Igreja seria construída e nada poderia deter seu avanço e o cumprimento da sua missão até o dia do Senhor.

Pedro havia vivido muitas coisas com Jesus, certa vez ele presenciou Tiago e João querendo um lugar especial ao lado de Jesus no céu. Marcos 10:42. Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. 43. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; 44. e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. 45. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Podemos ver que Pedro entendeu melhor o que Jesus disse nessa passagem quando olhamos o início das cartas de primeira e segunda Pedro. 1 Pedro 1:1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, 2 Pedro 1:1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa: Quando escreve a primeira carta ele apenas menciona que é apóstolo, já na segunda antes de se considerar apóstolo, se considera servo. Que maturidade alcançada! O original grego para palavra servo nesse texto vem de dou’lo, que quer dizer escravo ou serviçal

 

Empregado - todos precisam trabalhar e multiplicar o que Jesus nos confiou. Mateus 25:14. "E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. 16. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. 17. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. 18. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19. "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. 20. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. 21. "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ 22. "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. 23. "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ 24. "Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. 26. "O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? 27. Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28. " ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem,  até o que tem lhe será tirado. 30. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ".

Escravo - Não ter direito, prioridades, honras ou escolhas, ser subjugado por estar em posição inferior. Gênesis 9:20. Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. 21. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. 22. Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. 23. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no. 24. Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito, 25. disse: "Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos". 26. Disse ainda: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! Seja Canaã seu escravo. 27. Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo".

 

Que cultua e obedece - Que vive dedicado exclusivamente ao Senhor. Daniel 3:26. Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! " E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. 27. Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles. 28. Disse então Nabucodonosor: "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

 

O Senhor Deus falou sobre Jesus em Mateus 12:18 "Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações. Jesus serviu e obedeceu a Deus até morte e morte de cruz, mesmo sendo inocente, nem Pôncio Pilatos achou motivo de acusação contra Jesus. Para ele, Jesus não precisaria passar pela cruz, mas para Jesus o que lhe importava era obedecer e se entregar pela humanidade. Por tanto, a nós compete apenas uma coisa, servir, ser como empregados ou escravos uns aos outros na medida que Cristo nos ensinou. 

 


Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=KL7TudVf_-8

Baixe a
apresentação