Sou Livre para Ser Manso e Humilde

Somos frutos de nossos lares, do ambiente que fomos gerados, somados à nossa predisposição emocional. Jesus é perfeito, passou por todo tipo de provação e não pecou. Ele nos salvou da morte eterna morrendo em nosso lugar. Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode ser salvo sem crer e receber Jesus na sua vida. Em várias passagens Ele era chamado de mestre, Rabi ou Rabino pois ensinava aos seus discípulos e ao povo. Mateus 11:28-30 28. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Jesus nunca quis dizer nada, Ele simplesmente disse. Ele diz para tomar o jugo dele que é leve, aprender com Ele que é manso e humilde.

 

Um tal de “EU” que é ruim

Hoje estamos envolvidos com várias pessoas e situações, em nossa vida com Deus, em casa, na Igreja, no trabalho, na escola, vizinhos e no lazer. São muitos relacionamentos que nos confrontam e em cada um temos que ser resilientes e aguentar a pressão que sofremos em nossas emoções. É muito comum pessoas terem dificuldades em lidar com suas reações, pois elas de fato demonstram quem nós somos. Precisamos aprender a controlar nosso temperamento e desejar ser manso e humilde. Marcos 7:21-23 21. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22. as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ". Isso só reforça que precisamos nos sujeitar a Deus. Tiago 4:1-11 1. De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? 2. Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. 3. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. 4. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 5. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? 6. Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". 7. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. 9. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. 10. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. 11. Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.

Estamos vivendo em um tempo que a coisa mais comum são picos de ansiedade e depressão, e isso muitas vezes nos impede de fazer algo ou já prejudicou a nossa vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Conforme o levantamento da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Quando não sabemos lidar com as frustrações da vida, podemos nos tornar críticos, negativos e amargurados. E pior do que passar por uma crise, é que muitas vezes ferimos e afastamos as pessoas que estão ao nosso redor, e isso nos prejudica ainda mais. Mas ser manso e humilde é uma das maiores evidências de quem tem Jesus na sua vida.

 

Quando ser manso e humilde

Na crítica - 1 Pedro 2:17, 23 17. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei. 23. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 

 

Na raiva - Romanos 12:16-21 16. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. 17. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. 18. Façam todo o possível para viver em paz com todos. 19. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. 20. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". 21. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

 

Nas diferenças - Mateus 5:38-48 38. "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.

42. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".

43. "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45. para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 45. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! 47. E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48. Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".

 

Na hora da correção - 2 Timóteo 2:24-26 24. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 25. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, 26. para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

Nosso desafio é viver por fé baseada e fundamentada na Palavra e não por sentimentos. Fazer morrer nossa natureza e buscar Cristo para que Ele seja manifestado através de nossas vidas. Viver como Ele viveu, e morrer como Ele morreu. Lucas 23:33,34 33. Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. 34. Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. E cuide para morrer mesmo, não lute ou resista para não prolongar o sofrimento. Cuidado com as lanças da vida. João 19:33,34 33. Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. 34. Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. Que o manso e humilde Jesus possa viver através de nós.

 


Assista o culto completo

Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NC6W-d--G0g

Baixe a
apresentação